Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Neto, José Gonçalves
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2068
Resumo: Este artigo apresenta os resultados do sistema de indicadores desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) para o acompanhamento do Programa de Educação para a Diversidade e Cidadania (Programa PPA 1377), no período de 2002 a 2006. Foram utilizadas como fontes primárias de dados o Censo Escolar da Educação Básica, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base na análise dos resultados, foi possível constatar a diminuição gradativa da desigualdade educacional nos diversos públicos que compõem o tema diversidade (indígenas, população do campo, pobres, negros e mulheres), impulsionada principalmente pela evolução de indicadores educacionais relacionados à conclusão do ensino médio e pela freqüência ao ensino médio e superior.
id FCC-2_ee35d7fb0a4d458065af0901544bf1a1
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2068
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicasDesigualdades EducacionaisAvaliaçãoPolíticas PúblicasDados EstatísticosEducaçãoEste artigo apresenta os resultados do sistema de indicadores desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) para o acompanhamento do Programa de Educação para a Diversidade e Cidadania (Programa PPA 1377), no período de 2002 a 2006. Foram utilizadas como fontes primárias de dados o Censo Escolar da Educação Básica, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base na análise dos resultados, foi possível constatar a diminuição gradativa da desigualdade educacional nos diversos públicos que compõem o tema diversidade (indígenas, população do campo, pobres, negros e mulheres), impulsionada principalmente pela evolução de indicadores educacionais relacionados à conclusão do ensino médio e pela freqüência ao ensino médio e superior.Fundação Carlos Chagas2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/206810.18222/eae194120082068Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 407-431Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 407-431Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 407-431Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 407-431Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 407-4311984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2068/2026Moreira Neto, José Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2068Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:11Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas
title Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas
spellingShingle Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas
Moreira Neto, José Gonçalves
Desigualdades Educacionais
Avaliação
Políticas Públicas
Dados Estatísticos
Educação
title_short Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas
title_full Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas
title_fullStr Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas
title_full_unstemmed Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas
title_sort Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas
author Moreira Neto, José Gonçalves
author_facet Moreira Neto, José Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Neto, José Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades Educacionais
Avaliação
Políticas Públicas
Dados Estatísticos
Educação
topic Desigualdades Educacionais
Avaliação
Políticas Públicas
Dados Estatísticos
Educação
description Este artigo apresenta os resultados do sistema de indicadores desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) para o acompanhamento do Programa de Educação para a Diversidade e Cidadania (Programa PPA 1377), no período de 2002 a 2006. Foram utilizadas como fontes primárias de dados o Censo Escolar da Educação Básica, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base na análise dos resultados, foi possível constatar a diminuição gradativa da desigualdade educacional nos diversos públicos que compõem o tema diversidade (indígenas, população do campo, pobres, negros e mulheres), impulsionada principalmente pela evolução de indicadores educacionais relacionados à conclusão do ensino médio e pela freqüência ao ensino médio e superior.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2068
10.18222/eae194120082068
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2068
identifier_str_mv 10.18222/eae194120082068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2068/2026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 407-431
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 407-431
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 407-431
Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 407-431
Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 407-431
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420236476416