Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Regilson Maciel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rothen, Jose Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
DOI: 10.22347/2175-2753v11i31.1678
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1678
Resumo: O artigo analisa a configuração do campo científico da avaliação educacional no Brasil na decada de 1980, identificando os agentes que o constituiam e as suas contribuicoes teoricas sobre a tematica da avaliação. Realizou-se uma pesquisa de carater bibliografica e documental, associada às estrategias dos estudos bibliometricos e à analise de conteúdo. Os resultados mostram a participação de 19 pesquisadores brasileiros no processo de desenvolvimento do campo, cujas contribuicoes teoricas apontam para duas principais abordagens de avaliação: uma que se fundamenta principalmente na mensuração dos resultados e outra que defende prioritariamente a participação nos processos avaliativos.
id CESGRAN-1_0f4e9a0061fbbe8024d32eab2cfec7f7
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1678
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
spelling Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagensAvaliação; EducaçãoO artigo analisa a configuração do campo científico da avaliação educacional no Brasil na decada de 1980, identificando os agentes que o constituiam e as suas contribuicoes teoricas sobre a tematica da avaliação. Realizou-se uma pesquisa de carater bibliografica e documental, associada às estrategias dos estudos bibliometricos e à analise de conteúdo. Os resultados mostram a participação de 19 pesquisadores brasileiros no processo de desenvolvimento do campo, cujas contribuicoes teoricas apontam para duas principais abordagens de avaliação: uma que se fundamenta principalmente na mensuração dos resultados e outra que defende prioritariamente a participação nos processos avaliativos.Fundação CesgranrioCNPqBorges, Regilson MacielRothen, Jose Carlos2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/167810.22347/2175-2753v11i31.1678Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 36-662175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1678/pdfAmericasHistoricaDireitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-15T20:34:38Zoai:ojs.localhost:article/1678Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-04-15T20:34:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
title Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
spellingShingle Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
Borges, Regilson Maciel
Avaliação; Educação
Borges, Regilson Maciel
Avaliação; Educação
title_short Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
title_full Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
title_fullStr Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
title_full_unstemmed Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
title_sort Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
author Borges, Regilson Maciel
author_facet Borges, Regilson Maciel
Borges, Regilson Maciel
Rothen, Jose Carlos
Rothen, Jose Carlos
author_role author
author2 Rothen, Jose Carlos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Regilson Maciel
Rothen, Jose Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação
topic Avaliação; Educação
description O artigo analisa a configuração do campo científico da avaliação educacional no Brasil na decada de 1980, identificando os agentes que o constituiam e as suas contribuicoes teoricas sobre a tematica da avaliação. Realizou-se uma pesquisa de carater bibliografica e documental, associada às estrategias dos estudos bibliometricos e à analise de conteúdo. Os resultados mostram a participação de 19 pesquisadores brasileiros no processo de desenvolvimento do campo, cujas contribuicoes teoricas apontam para duas principais abordagens de avaliação: uma que se fundamenta principalmente na mensuração dos resultados e outra que defende prioritariamente a participação nos processos avaliativos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1678
10.22347/2175-2753v11i31.1678
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1678
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v11i31.1678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1678/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas
Historica

dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 36-66
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1822176276377501696
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22347/2175-2753v11i31.1678