Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
DOI: | 10.22347/2175-2753v11i31.1678 |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1678 |
Resumo: | O artigo analisa a configuração do campo científico da avaliação educacional no Brasil na decada de 1980, identificando os agentes que o constituiam e as suas contribuicoes teoricas sobre a tematica da avaliação. Realizou-se uma pesquisa de carater bibliografica e documental, associada às estrategias dos estudos bibliometricos e à analise de conteúdo. Os resultados mostram a participação de 19 pesquisadores brasileiros no processo de desenvolvimento do campo, cujas contribuicoes teoricas apontam para duas principais abordagens de avaliação: uma que se fundamenta principalmente na mensuração dos resultados e outra que defende prioritariamente a participação nos processos avaliativos. |
id |
CESGRAN-1_0f4e9a0061fbbe8024d32eab2cfec7f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1678 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
spelling |
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagensAvaliação; EducaçãoO artigo analisa a configuração do campo científico da avaliação educacional no Brasil na decada de 1980, identificando os agentes que o constituiam e as suas contribuicoes teoricas sobre a tematica da avaliação. Realizou-se uma pesquisa de carater bibliografica e documental, associada às estrategias dos estudos bibliometricos e à analise de conteúdo. Os resultados mostram a participação de 19 pesquisadores brasileiros no processo de desenvolvimento do campo, cujas contribuicoes teoricas apontam para duas principais abordagens de avaliação: uma que se fundamenta principalmente na mensuração dos resultados e outra que defende prioritariamente a participação nos processos avaliativos.Fundação CesgranrioCNPqBorges, Regilson MacielRothen, Jose Carlos2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/167810.22347/2175-2753v11i31.1678Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 36-662175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1678/pdfAmericasHistoricaDireitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-15T20:34:38Zoai:ojs.localhost:article/1678Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-04-15T20:34:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens |
title |
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens |
spellingShingle |
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens Borges, Regilson Maciel Avaliação; Educação Borges, Regilson Maciel Avaliação; Educação |
title_short |
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens |
title_full |
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens |
title_fullStr |
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens |
title_full_unstemmed |
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens |
title_sort |
Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens |
author |
Borges, Regilson Maciel |
author_facet |
Borges, Regilson Maciel Borges, Regilson Maciel Rothen, Jose Carlos Rothen, Jose Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Rothen, Jose Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Regilson Maciel Rothen, Jose Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação |
topic |
Avaliação; Educação |
description |
O artigo analisa a configuração do campo científico da avaliação educacional no Brasil na decada de 1980, identificando os agentes que o constituiam e as suas contribuicoes teoricas sobre a tematica da avaliação. Realizou-se uma pesquisa de carater bibliografica e documental, associada às estrategias dos estudos bibliometricos e à analise de conteúdo. Os resultados mostram a participação de 19 pesquisadores brasileiros no processo de desenvolvimento do campo, cujas contribuicoes teoricas apontam para duas principais abordagens de avaliação: uma que se fundamenta principalmente na mensuração dos resultados e outra que defende prioritariamente a participação nos processos avaliativos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1678 10.22347/2175-2753v11i31.1678 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1678 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i31.1678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1678/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas Historica |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 36-66 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1822176276377501696 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i31.1678 |