Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Regilson Maciel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853
Resumo: O artigo analisa a produção sobre avaliação educacional publicada na Revista Educação e Avaliação, periodico que circulou em dois números nos anos 1980 e 1981. Foram selecionados 12 artigos de um total de 22 publicados na revista. Enquanto metodologia de pesquisa foi adotada a analise de conteúdo. O texto esta organizado em quatro secoes. Na primeira e apresentada uma breve caracterização da revista. Na segunda detalham-se os procedimentos metodologicos da pesquisa. Na terceira sao apresentados os resultados da analise. Na quarta tecemos nossas consideracoes finais. Os resultados mostram que sao tres as grandes questoes discutidas: a primeira diz respeito ao entendimento acerca do que seja a avaliação; a segunda discute algumas funcoes da avaliação pretendidas pelo avaliador; e a terceira retrata algumas experiencias de avaliação. Neste cenario de elaboração teorica, destaca-se a contribuicao de um grupo de pesquisadoras vinculadas aos Programas de Pos-Graduação em Educação da PUC-SP.
id CESGRAN-1_18dfa604fb1131425cbc7030cb835c59
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/853
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)Avaliação; EducaçãoO artigo analisa a produção sobre avaliação educacional publicada na Revista Educação e Avaliação, periodico que circulou em dois números nos anos 1980 e 1981. Foram selecionados 12 artigos de um total de 22 publicados na revista. Enquanto metodologia de pesquisa foi adotada a analise de conteúdo. O texto esta organizado em quatro secoes. Na primeira e apresentada uma breve caracterização da revista. Na segunda detalham-se os procedimentos metodologicos da pesquisa. Na terceira sao apresentados os resultados da analise. Na quarta tecemos nossas consideracoes finais. Os resultados mostram que sao tres as grandes questoes discutidas: a primeira diz respeito ao entendimento acerca do que seja a avaliação; a segunda discute algumas funcoes da avaliação pretendidas pelo avaliador; e a terceira retrata algumas experiencias de avaliação. Neste cenario de elaboração teorica, destaca-se a contribuicao de um grupo de pesquisadoras vinculadas aos Programas de Pos-Graduação em Educação da PUC-SP.Fundação CesgranrioCNPqBorges, Regilson Maciel2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/85310.22347/2175-2753v8i22.853Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 92-1152175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853/pdfAmericasDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T14:38:52Zoai:ojs.localhost:article/853Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T14:38:52Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)
title Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)
spellingShingle Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)
Borges, Regilson Maciel
Avaliação; Educação
title_short Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)
title_full Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)
title_fullStr Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)
title_full_unstemmed Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)
title_sort Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)
author Borges, Regilson Maciel
author_facet Borges, Regilson Maciel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Regilson Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação
topic Avaliação; Educação
description O artigo analisa a produção sobre avaliação educacional publicada na Revista Educação e Avaliação, periodico que circulou em dois números nos anos 1980 e 1981. Foram selecionados 12 artigos de um total de 22 publicados na revista. Enquanto metodologia de pesquisa foi adotada a analise de conteúdo. O texto esta organizado em quatro secoes. Na primeira e apresentada uma breve caracterização da revista. Na segunda detalham-se os procedimentos metodologicos da pesquisa. Na terceira sao apresentados os resultados da analise. Na quarta tecemos nossas consideracoes finais. Os resultados mostram que sao tres as grandes questoes discutidas: a primeira diz respeito ao entendimento acerca do que seja a avaliação; a segunda discute algumas funcoes da avaliação pretendidas pelo avaliador; e a terceira retrata algumas experiencias de avaliação. Neste cenario de elaboração teorica, destaca-se a contribuicao de um grupo de pesquisadoras vinculadas aos Programas de Pos-Graduação em Educação da PUC-SP.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853
10.22347/2175-2753v8i22.853
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v8i22.853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853/pdf1
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 92-115
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671882489856