Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853 |
Resumo: | O artigo analisa a produção sobre avaliação educacional publicada na Revista Educação e Avaliação, periodico que circulou em dois números nos anos 1980 e 1981. Foram selecionados 12 artigos de um total de 22 publicados na revista. Enquanto metodologia de pesquisa foi adotada a analise de conteúdo. O texto esta organizado em quatro secoes. Na primeira e apresentada uma breve caracterização da revista. Na segunda detalham-se os procedimentos metodologicos da pesquisa. Na terceira sao apresentados os resultados da analise. Na quarta tecemos nossas consideracoes finais. Os resultados mostram que sao tres as grandes questoes discutidas: a primeira diz respeito ao entendimento acerca do que seja a avaliação; a segunda discute algumas funcoes da avaliação pretendidas pelo avaliador; e a terceira retrata algumas experiencias de avaliação. Neste cenario de elaboração teorica, destaca-se a contribuicao de um grupo de pesquisadoras vinculadas aos Programas de Pos-Graduação em Educação da PUC-SP. |
id |
CESGRAN-1_18dfa604fb1131425cbc7030cb835c59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/853 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981)Avaliação; EducaçãoO artigo analisa a produção sobre avaliação educacional publicada na Revista Educação e Avaliação, periodico que circulou em dois números nos anos 1980 e 1981. Foram selecionados 12 artigos de um total de 22 publicados na revista. Enquanto metodologia de pesquisa foi adotada a analise de conteúdo. O texto esta organizado em quatro secoes. Na primeira e apresentada uma breve caracterização da revista. Na segunda detalham-se os procedimentos metodologicos da pesquisa. Na terceira sao apresentados os resultados da analise. Na quarta tecemos nossas consideracoes finais. Os resultados mostram que sao tres as grandes questoes discutidas: a primeira diz respeito ao entendimento acerca do que seja a avaliação; a segunda discute algumas funcoes da avaliação pretendidas pelo avaliador; e a terceira retrata algumas experiencias de avaliação. Neste cenario de elaboração teorica, destaca-se a contribuicao de um grupo de pesquisadoras vinculadas aos Programas de Pos-Graduação em Educação da PUC-SP.Fundação CesgranrioCNPqBorges, Regilson Maciel2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/85310.22347/2175-2753v8i22.853Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 92-1152175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853/pdfAmericasDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T14:38:52Zoai:ojs.localhost:article/853Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T14:38:52Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981) |
title |
Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981) |
spellingShingle |
Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981) Borges, Regilson Maciel Avaliação; Educação |
title_short |
Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981) |
title_full |
Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981) |
title_fullStr |
Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981) |
title_full_unstemmed |
Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981) |
title_sort |
Avaliação Educacional: eixos tematicos na produção da Revista Educação e Avaliação (1980-1981) |
author |
Borges, Regilson Maciel |
author_facet |
Borges, Regilson Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Regilson Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação |
topic |
Avaliação; Educação |
description |
O artigo analisa a produção sobre avaliação educacional publicada na Revista Educação e Avaliação, periodico que circulou em dois números nos anos 1980 e 1981. Foram selecionados 12 artigos de um total de 22 publicados na revista. Enquanto metodologia de pesquisa foi adotada a analise de conteúdo. O texto esta organizado em quatro secoes. Na primeira e apresentada uma breve caracterização da revista. Na segunda detalham-se os procedimentos metodologicos da pesquisa. Na terceira sao apresentados os resultados da analise. Na quarta tecemos nossas consideracoes finais. Os resultados mostram que sao tres as grandes questoes discutidas: a primeira diz respeito ao entendimento acerca do que seja a avaliação; a segunda discute algumas funcoes da avaliação pretendidas pelo avaliador; e a terceira retrata algumas experiencias de avaliação. Neste cenario de elaboração teorica, destaca-se a contribuicao de um grupo de pesquisadoras vinculadas aos Programas de Pos-Graduação em Educação da PUC-SP. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853 10.22347/2175-2753v8i22.853 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v8i22.853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853/pdf1 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/853/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 92-115 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671882489856 |