Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Franciane Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Côrtes, Leticia Maria de Souza, Elliot, Ligia Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1918
Resumo: A avaliação, como disciplina e campo de estudos, tem demonstrado o seu efetivo valor desde a sua concepcao, nos anos 60, sendo responsavel, por exemplo, por melhorias significativas no sistema educacional dos Estados Unidos da America, e tendo, a posteriori, expandido-se para outras areas do conhecimento tanto academico quanto profissional. Na mesma medida, a meta-avaliação, isto e, a avaliação da avaliação, tambem se apresenta como um procedimento relevante, o qual contribui para que as avaliações: atendam aos seus propositos; sejam realizadas em conformidade com criterios adequados e por profissionais capacitados; e que gerem resultados satisfatorios. Tendo esses aspectos como norte, este artigo teve por objetivo realizar um estudo meta-avaliativo do relatorio final de avaliação da Chamada CNPq/SETEC-MEC nº 015/2014 – Programa Professores para o Futuro (Finlândia). Os procedimentos metodologicos eleitos para serem usados no estudo estao em conformidade com os criterios fundamentais estabelecidos por Davidson, a partir do qual foram aferidos a validade, utilidade, conduta, credibilidade e o custo em relação ao processo avaliativo estudado. Como resultado, verificou-se que o relatorio atendeu, mesmo que em niveis diferentes, a quase todos os criterios, deixando de contemplar somente os custos da avaliação.Palavras-chave: Meta-avaliação. Programa de capacitação docente. Educação profissional, cientifica e tecnologica
id CESGRAN-1_10f921db05dede8b9dfad0d4b5b5cbae
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1918
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativoA avaliação, como disciplina e campo de estudos, tem demonstrado o seu efetivo valor desde a sua concepcao, nos anos 60, sendo responsavel, por exemplo, por melhorias significativas no sistema educacional dos Estados Unidos da America, e tendo, a posteriori, expandido-se para outras areas do conhecimento tanto academico quanto profissional. Na mesma medida, a meta-avaliação, isto e, a avaliação da avaliação, tambem se apresenta como um procedimento relevante, o qual contribui para que as avaliações: atendam aos seus propositos; sejam realizadas em conformidade com criterios adequados e por profissionais capacitados; e que gerem resultados satisfatorios. Tendo esses aspectos como norte, este artigo teve por objetivo realizar um estudo meta-avaliativo do relatorio final de avaliação da Chamada CNPq/SETEC-MEC nº 015/2014 – Programa Professores para o Futuro (Finlândia). Os procedimentos metodologicos eleitos para serem usados no estudo estao em conformidade com os criterios fundamentais estabelecidos por Davidson, a partir do qual foram aferidos a validade, utilidade, conduta, credibilidade e o custo em relação ao processo avaliativo estudado. Como resultado, verificou-se que o relatorio atendeu, mesmo que em niveis diferentes, a quase todos os criterios, deixando de contemplar somente os custos da avaliação.Palavras-chave: Meta-avaliação. Programa de capacitação docente. Educação profissional, cientifica e tecnologicaFundação Cesgranriode Sousa, Franciane SantosCôrtes, Leticia Maria de SouzaElliot, Ligia Gomes2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/191810.22347/2175-2753v10i0.1918Revista Meta: Avaliação; 2018: Edição Especial nº 2 - Meta-Avaliações: Exercícios de Aplicação; 99-1282175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1918/pdfDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T17:32:38Zoai:ojs.localhost:article/1918Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-10-30T17:32:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo
title Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo
spellingShingle Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo
de Sousa, Franciane Santos
title_short Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo
title_full Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo
title_fullStr Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo
title_full_unstemmed Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo
title_sort Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo
author de Sousa, Franciane Santos
author_facet de Sousa, Franciane Santos
Côrtes, Leticia Maria de Souza
Elliot, Ligia Gomes
author_role author
author2 Côrtes, Leticia Maria de Souza
Elliot, Ligia Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Franciane Santos
Côrtes, Leticia Maria de Souza
Elliot, Ligia Gomes
dc.subject.none.fl_str_mv
description A avaliação, como disciplina e campo de estudos, tem demonstrado o seu efetivo valor desde a sua concepcao, nos anos 60, sendo responsavel, por exemplo, por melhorias significativas no sistema educacional dos Estados Unidos da America, e tendo, a posteriori, expandido-se para outras areas do conhecimento tanto academico quanto profissional. Na mesma medida, a meta-avaliação, isto e, a avaliação da avaliação, tambem se apresenta como um procedimento relevante, o qual contribui para que as avaliações: atendam aos seus propositos; sejam realizadas em conformidade com criterios adequados e por profissionais capacitados; e que gerem resultados satisfatorios. Tendo esses aspectos como norte, este artigo teve por objetivo realizar um estudo meta-avaliativo do relatorio final de avaliação da Chamada CNPq/SETEC-MEC nº 015/2014 – Programa Professores para o Futuro (Finlândia). Os procedimentos metodologicos eleitos para serem usados no estudo estao em conformidade com os criterios fundamentais estabelecidos por Davidson, a partir do qual foram aferidos a validade, utilidade, conduta, credibilidade e o custo em relação ao processo avaliativo estudado. Como resultado, verificou-se que o relatorio atendeu, mesmo que em niveis diferentes, a quase todos os criterios, deixando de contemplar somente os custos da avaliação.Palavras-chave: Meta-avaliação. Programa de capacitação docente. Educação profissional, cientifica e tecnologica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1918
10.22347/2175-2753v10i0.1918
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1918
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v10i0.1918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1918/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; 2018: Edição Especial nº 2 - Meta-Avaliações: Exercícios de Aplicação; 99-128
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671740932096