Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1918 |
Resumo: | A avaliação, como disciplina e campo de estudos, tem demonstrado o seu efetivo valor desde a sua concepcao, nos anos 60, sendo responsavel, por exemplo, por melhorias significativas no sistema educacional dos Estados Unidos da America, e tendo, a posteriori, expandido-se para outras areas do conhecimento tanto academico quanto profissional. Na mesma medida, a meta-avaliação, isto e, a avaliação da avaliação, tambem se apresenta como um procedimento relevante, o qual contribui para que as avaliações: atendam aos seus propositos; sejam realizadas em conformidade com criterios adequados e por profissionais capacitados; e que gerem resultados satisfatorios. Tendo esses aspectos como norte, este artigo teve por objetivo realizar um estudo meta-avaliativo do relatorio final de avaliação da Chamada CNPq/SETEC-MEC nº 015/2014 – Programa Professores para o Futuro (Finlândia). Os procedimentos metodologicos eleitos para serem usados no estudo estao em conformidade com os criterios fundamentais estabelecidos por Davidson, a partir do qual foram aferidos a validade, utilidade, conduta, credibilidade e o custo em relação ao processo avaliativo estudado. Como resultado, verificou-se que o relatorio atendeu, mesmo que em niveis diferentes, a quase todos os criterios, deixando de contemplar somente os custos da avaliação.Palavras-chave: Meta-avaliação. Programa de capacitação docente. Educação profissional, cientifica e tecnologica |
id |
CESGRAN-1_10f921db05dede8b9dfad0d4b5b5cbae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1918 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativoA avaliação, como disciplina e campo de estudos, tem demonstrado o seu efetivo valor desde a sua concepcao, nos anos 60, sendo responsavel, por exemplo, por melhorias significativas no sistema educacional dos Estados Unidos da America, e tendo, a posteriori, expandido-se para outras areas do conhecimento tanto academico quanto profissional. Na mesma medida, a meta-avaliação, isto e, a avaliação da avaliação, tambem se apresenta como um procedimento relevante, o qual contribui para que as avaliações: atendam aos seus propositos; sejam realizadas em conformidade com criterios adequados e por profissionais capacitados; e que gerem resultados satisfatorios. Tendo esses aspectos como norte, este artigo teve por objetivo realizar um estudo meta-avaliativo do relatorio final de avaliação da Chamada CNPq/SETEC-MEC nº 015/2014 – Programa Professores para o Futuro (Finlândia). Os procedimentos metodologicos eleitos para serem usados no estudo estao em conformidade com os criterios fundamentais estabelecidos por Davidson, a partir do qual foram aferidos a validade, utilidade, conduta, credibilidade e o custo em relação ao processo avaliativo estudado. Como resultado, verificou-se que o relatorio atendeu, mesmo que em niveis diferentes, a quase todos os criterios, deixando de contemplar somente os custos da avaliação.Palavras-chave: Meta-avaliação. Programa de capacitação docente. Educação profissional, cientifica e tecnologicaFundação Cesgranriode Sousa, Franciane SantosCôrtes, Leticia Maria de SouzaElliot, Ligia Gomes2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/191810.22347/2175-2753v10i0.1918Revista Meta: Avaliação; 2018: Edição Especial nº 2 - Meta-Avaliações: Exercícios de Aplicação; 99-1282175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1918/pdfDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T17:32:38Zoai:ojs.localhost:article/1918Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-10-30T17:32:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo |
title |
Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo |
spellingShingle |
Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo de Sousa, Franciane Santos |
title_short |
Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo |
title_full |
Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo |
title_fullStr |
Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo |
title_full_unstemmed |
Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo |
title_sort |
Relatorio Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (Finlândia): um estudo meta-avaliativo |
author |
de Sousa, Franciane Santos |
author_facet |
de Sousa, Franciane Santos Côrtes, Leticia Maria de Souza Elliot, Ligia Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Côrtes, Leticia Maria de Souza Elliot, Ligia Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa, Franciane Santos Côrtes, Leticia Maria de Souza Elliot, Ligia Gomes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A avaliação, como disciplina e campo de estudos, tem demonstrado o seu efetivo valor desde a sua concepcao, nos anos 60, sendo responsavel, por exemplo, por melhorias significativas no sistema educacional dos Estados Unidos da America, e tendo, a posteriori, expandido-se para outras areas do conhecimento tanto academico quanto profissional. Na mesma medida, a meta-avaliação, isto e, a avaliação da avaliação, tambem se apresenta como um procedimento relevante, o qual contribui para que as avaliações: atendam aos seus propositos; sejam realizadas em conformidade com criterios adequados e por profissionais capacitados; e que gerem resultados satisfatorios. Tendo esses aspectos como norte, este artigo teve por objetivo realizar um estudo meta-avaliativo do relatorio final de avaliação da Chamada CNPq/SETEC-MEC nº 015/2014 – Programa Professores para o Futuro (Finlândia). Os procedimentos metodologicos eleitos para serem usados no estudo estao em conformidade com os criterios fundamentais estabelecidos por Davidson, a partir do qual foram aferidos a validade, utilidade, conduta, credibilidade e o custo em relação ao processo avaliativo estudado. Como resultado, verificou-se que o relatorio atendeu, mesmo que em niveis diferentes, a quase todos os criterios, deixando de contemplar somente os custos da avaliação.Palavras-chave: Meta-avaliação. Programa de capacitação docente. Educação profissional, cientifica e tecnologica |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1918 10.22347/2175-2753v10i0.1918 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1918 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v10i0.1918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1918/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; 2018: Edição Especial nº 2 - Meta-Avaliações: Exercícios de Aplicação; 99-128 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671740932096 |