O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Delcy Lacerda de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Elliot, Ligia Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133
Resumo: O presente estudo teve por objetivo registrar o processo de construção, em tempo real, do portfolio como instrumento de avaliação da aprendizagem de alunos de 6 a 9 anos do Ensino Fundamental I, do Colegio Agora, Escola Montessoriana. O que caracteriza o portfolio como modalidade de avaliação nao e o seu formato fisico, mas a concepcao de ensino que ele veicula. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2009 em diferentes etapas: preparação, desenvolvimento e avaliação. Cada uma delas contribuiu, em importância, para a parceria entre os elementos do processo educacional: o educando, educador e a familia, visando transformar o metodo de avaliação no Ensino Fundamental I, favorecendo o trabalho coletivo e uma ‘nova’ meta de ensino-aprendizagem. Chegado ao final do 3º trimestre, percebeu-se o quanto os alunos compreendiam claramente o caminho percorrido, suas dificuldades e conquistas. O portfolio tratado como abordagem pedagogica didatica realizada com fidelidade às etapas de desenvolvimento de cada crianca dentro dos agrupamentos constituiu um caminho facilitador de aprendizagens significativas, de descobertas e construção de identidade pessoal, no sentido do desenvolvimento integral dos alunos. Recomenda-se que seja elaborada uma ficha para validar, de forma sistematica, as proximas construcoes do portfolio, como tambem o registro e a documentação do desenvolvimento e dos niveis de aprendizagem de cada aluno, a cada trimestre letivo.
id CESGRAN-1_198c2fdc3ae7876d603c2ad35ea1134f
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/133
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola MontessorianaThe Portfolio as an Instrument of Learning Evaluation in a Montessorian SchoolEl Portafolio como Herramienta para Evaluar el Aprendizaje en Escuela MontessoriPortfolio de aprendizagem; Construção de instrumento de avaliação; Escola MontessorianaPortfolio of learning; Construction of evaluation instrument; Montessori SchoolPortafolio de aprendizaje; Construccion de una herramienta de evaluacion; Escuela MontessoriO presente estudo teve por objetivo registrar o processo de construção, em tempo real, do portfolio como instrumento de avaliação da aprendizagem de alunos de 6 a 9 anos do Ensino Fundamental I, do Colegio Agora, Escola Montessoriana. O que caracteriza o portfolio como modalidade de avaliação nao e o seu formato fisico, mas a concepcao de ensino que ele veicula. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2009 em diferentes etapas: preparação, desenvolvimento e avaliação. Cada uma delas contribuiu, em importância, para a parceria entre os elementos do processo educacional: o educando, educador e a familia, visando transformar o metodo de avaliação no Ensino Fundamental I, favorecendo o trabalho coletivo e uma ‘nova’ meta de ensino-aprendizagem. Chegado ao final do 3º trimestre, percebeu-se o quanto os alunos compreendiam claramente o caminho percorrido, suas dificuldades e conquistas. O portfolio tratado como abordagem pedagogica didatica realizada com fidelidade às etapas de desenvolvimento de cada crianca dentro dos agrupamentos constituiu um caminho facilitador de aprendizagens significativas, de descobertas e construção de identidade pessoal, no sentido do desenvolvimento integral dos alunos. Recomenda-se que seja elaborada uma ficha para validar, de forma sistematica, as proximas construcoes do portfolio, como tambem o registro e a documentação do desenvolvimento e dos niveis de aprendizagem de cada aluno, a cada trimestre letivo.El objetivo del estudio es presentar el proceso de construcción en tiempo real del portafolio como una herramienta para evaluar el aprendizaje de los alumnos de 6 a 9 años del Colegio Agora, una Escuela Montessori. Lo que caracteriza el portafolio como un medio de evaluacion no es su formato fisico, sino el diseño de la enseñanza que transmite. El estudio se llevo a cabo durante el año 2009 en las distintas etapas: preparacion, desarrollo y evaluacion. Cada una de ellas contribuyo bastante en la asociacion de los elementos del proceso educativo: el educador, el alumno y la familia, para transformar el metodo de evaluacion en la escuela primaria, fomentando el trabajo en grupo y un "nuevo" objetivo de enseñanza-aprendizaje. Al llegar al final del tercer trimestre, se observo como los estudiantes entendieron con claridad el camino, sus dificultades y logros. El portafolio tratado como un enfoque pedagogico para la enseñanza lleva a cabo con fidelidad las etapas de desarrollo de cada estudiante dentro de los grupos. Una manera de facilitar el aprendizaje significativo, el descubrimiento y la construcción de la identidad personal, hacia el pleno desarrollo de los estudiantes. Se recomienda que se elabore una ficha para validar, de manera sistematica, las proximas construcciónes del portafolio, asi como el registro y documentacion de desarrollo y de los niveles de aprendizaje de cada estudiante, cada trimestre escolar.This study aimed to record in real time the construction process of the portfolio as a tool for evaluating the learning of students from 6 to 9 years of elementary school of a Montessori School. What characterizes the portfolio as a means of evaluation is not its physical format, but the design of teaching it conveys. The study was conducted during the academic year of 2009 at different stages: preparation, development and evaluation. Each of them greatly contributed to the partnership between the elements of the educational process: the learner, educator and family, to transform the method of assessment in elementary school, encouraging group work and a 'new' goal of the teaching-learning process. At the end of the third quarter, it was realized how much students understand clearly their path, difficulties and achievements. The portfolio treated as a pedagogical approach for teaching that was carried out with fidelity to the stages of development of each child within students’ clusters was also a way of facilitating meaningful learning, discovery and construction of personal identity, towards the full development of students. It is recommended that an evaluation instrument be prepared to validate systematically the next portfolio construction, as well registration and documentation of development and levels of learning of each student, each quarter of the school year.Fundação CesgranrioOliveira, Delcy Lacerda deElliot, Ligia Gomes2012-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/13310.22347/2175-2753v4i10.133Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 10 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 28-552175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133/175https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133/184Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-19T11:34:18Zoai:ojs.localhost:article/133Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-07-19T11:34:18Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana
The Portfolio as an Instrument of Learning Evaluation in a Montessorian School
El Portafolio como Herramienta para Evaluar el Aprendizaje en Escuela Montessori
title O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana
spellingShingle O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana
Oliveira, Delcy Lacerda de
Portfolio de aprendizagem; Construção de instrumento de avaliação; Escola Montessoriana
Portfolio of learning; Construction of evaluation instrument; Montessori School
Portafolio de aprendizaje; Construccion de una herramienta de evaluacion; Escuela Montessori
title_short O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana
title_full O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana
title_fullStr O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana
title_full_unstemmed O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana
title_sort O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana
author Oliveira, Delcy Lacerda de
author_facet Oliveira, Delcy Lacerda de
Elliot, Ligia Gomes
author_role author
author2 Elliot, Ligia Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Delcy Lacerda de
Elliot, Ligia Gomes
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Portfolio de aprendizagem; Construção de instrumento de avaliação; Escola Montessoriana
Portfolio of learning; Construction of evaluation instrument; Montessori School
Portafolio de aprendizaje; Construccion de una herramienta de evaluacion; Escuela Montessori
topic Portfolio de aprendizagem; Construção de instrumento de avaliação; Escola Montessoriana
Portfolio of learning; Construction of evaluation instrument; Montessori School
Portafolio de aprendizaje; Construccion de una herramienta de evaluacion; Escuela Montessori
description O presente estudo teve por objetivo registrar o processo de construção, em tempo real, do portfolio como instrumento de avaliação da aprendizagem de alunos de 6 a 9 anos do Ensino Fundamental I, do Colegio Agora, Escola Montessoriana. O que caracteriza o portfolio como modalidade de avaliação nao e o seu formato fisico, mas a concepcao de ensino que ele veicula. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2009 em diferentes etapas: preparação, desenvolvimento e avaliação. Cada uma delas contribuiu, em importância, para a parceria entre os elementos do processo educacional: o educando, educador e a familia, visando transformar o metodo de avaliação no Ensino Fundamental I, favorecendo o trabalho coletivo e uma ‘nova’ meta de ensino-aprendizagem. Chegado ao final do 3º trimestre, percebeu-se o quanto os alunos compreendiam claramente o caminho percorrido, suas dificuldades e conquistas. O portfolio tratado como abordagem pedagogica didatica realizada com fidelidade às etapas de desenvolvimento de cada crianca dentro dos agrupamentos constituiu um caminho facilitador de aprendizagens significativas, de descobertas e construção de identidade pessoal, no sentido do desenvolvimento integral dos alunos. Recomenda-se que seja elaborada uma ficha para validar, de forma sistematica, as proximas construcoes do portfolio, como tambem o registro e a documentação do desenvolvimento e dos niveis de aprendizagem de cada aluno, a cada trimestre letivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-11
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133
10.22347/2175-2753v4i10.133
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v4i10.133
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133/175
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133/184
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 10 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 28-55
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671839498240