O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo registrar o processo de construção, em tempo real, do portfolio como instrumento de avaliação da aprendizagem de alunos de 6 a 9 anos do Ensino Fundamental I, do Colegio Agora, Escola Montessoriana. O que caracteriza o portfolio como modalidade de avaliação nao e o seu formato fisico, mas a concepcao de ensino que ele veicula. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2009 em diferentes etapas: preparação, desenvolvimento e avaliação. Cada uma delas contribuiu, em importância, para a parceria entre os elementos do processo educacional: o educando, educador e a familia, visando transformar o metodo de avaliação no Ensino Fundamental I, favorecendo o trabalho coletivo e uma ‘nova’ meta de ensino-aprendizagem. Chegado ao final do 3º trimestre, percebeu-se o quanto os alunos compreendiam claramente o caminho percorrido, suas dificuldades e conquistas. O portfolio tratado como abordagem pedagogica didatica realizada com fidelidade às etapas de desenvolvimento de cada crianca dentro dos agrupamentos constituiu um caminho facilitador de aprendizagens significativas, de descobertas e construção de identidade pessoal, no sentido do desenvolvimento integral dos alunos. Recomenda-se que seja elaborada uma ficha para validar, de forma sistematica, as proximas construcoes do portfolio, como tambem o registro e a documentação do desenvolvimento e dos niveis de aprendizagem de cada aluno, a cada trimestre letivo. |
id |
CESGRAN-1_198c2fdc3ae7876d603c2ad35ea1134f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/133 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola MontessorianaThe Portfolio as an Instrument of Learning Evaluation in a Montessorian SchoolEl Portafolio como Herramienta para Evaluar el Aprendizaje en Escuela MontessoriPortfolio de aprendizagem; Construção de instrumento de avaliação; Escola MontessorianaPortfolio of learning; Construction of evaluation instrument; Montessori SchoolPortafolio de aprendizaje; Construccion de una herramienta de evaluacion; Escuela MontessoriO presente estudo teve por objetivo registrar o processo de construção, em tempo real, do portfolio como instrumento de avaliação da aprendizagem de alunos de 6 a 9 anos do Ensino Fundamental I, do Colegio Agora, Escola Montessoriana. O que caracteriza o portfolio como modalidade de avaliação nao e o seu formato fisico, mas a concepcao de ensino que ele veicula. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2009 em diferentes etapas: preparação, desenvolvimento e avaliação. Cada uma delas contribuiu, em importância, para a parceria entre os elementos do processo educacional: o educando, educador e a familia, visando transformar o metodo de avaliação no Ensino Fundamental I, favorecendo o trabalho coletivo e uma ‘nova’ meta de ensino-aprendizagem. Chegado ao final do 3º trimestre, percebeu-se o quanto os alunos compreendiam claramente o caminho percorrido, suas dificuldades e conquistas. O portfolio tratado como abordagem pedagogica didatica realizada com fidelidade às etapas de desenvolvimento de cada crianca dentro dos agrupamentos constituiu um caminho facilitador de aprendizagens significativas, de descobertas e construção de identidade pessoal, no sentido do desenvolvimento integral dos alunos. Recomenda-se que seja elaborada uma ficha para validar, de forma sistematica, as proximas construcoes do portfolio, como tambem o registro e a documentação do desenvolvimento e dos niveis de aprendizagem de cada aluno, a cada trimestre letivo.El objetivo del estudio es presentar el proceso de construcción en tiempo real del portafolio como una herramienta para evaluar el aprendizaje de los alumnos de 6 a 9 años del Colegio Agora, una Escuela Montessori. Lo que caracteriza el portafolio como un medio de evaluacion no es su formato fisico, sino el diseño de la enseñanza que transmite. El estudio se llevo a cabo durante el año 2009 en las distintas etapas: preparacion, desarrollo y evaluacion. Cada una de ellas contribuyo bastante en la asociacion de los elementos del proceso educativo: el educador, el alumno y la familia, para transformar el metodo de evaluacion en la escuela primaria, fomentando el trabajo en grupo y un "nuevo" objetivo de enseñanza-aprendizaje. Al llegar al final del tercer trimestre, se observo como los estudiantes entendieron con claridad el camino, sus dificultades y logros. El portafolio tratado como un enfoque pedagogico para la enseñanza lleva a cabo con fidelidad las etapas de desarrollo de cada estudiante dentro de los grupos. Una manera de facilitar el aprendizaje significativo, el descubrimiento y la construcción de la identidad personal, hacia el pleno desarrollo de los estudiantes. Se recomienda que se elabore una ficha para validar, de manera sistematica, las proximas construcciónes del portafolio, asi como el registro y documentacion de desarrollo y de los niveles de aprendizaje de cada estudiante, cada trimestre escolar.This study aimed to record in real time the construction process of the portfolio as a tool for evaluating the learning of students from 6 to 9 years of elementary school of a Montessori School. What characterizes the portfolio as a means of evaluation is not its physical format, but the design of teaching it conveys. The study was conducted during the academic year of 2009 at different stages: preparation, development and evaluation. Each of them greatly contributed to the partnership between the elements of the educational process: the learner, educator and family, to transform the method of assessment in elementary school, encouraging group work and a 'new' goal of the teaching-learning process. At the end of the third quarter, it was realized how much students understand clearly their path, difficulties and achievements. The portfolio treated as a pedagogical approach for teaching that was carried out with fidelity to the stages of development of each child within students’ clusters was also a way of facilitating meaningful learning, discovery and construction of personal identity, towards the full development of students. It is recommended that an evaluation instrument be prepared to validate systematically the next portfolio construction, as well registration and documentation of development and levels of learning of each student, each quarter of the school year.Fundação CesgranrioOliveira, Delcy Lacerda deElliot, Ligia Gomes2012-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/13310.22347/2175-2753v4i10.133Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 10 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 28-552175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133/175https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133/184Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-19T11:34:18Zoai:ojs.localhost:article/133Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-07-19T11:34:18Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana The Portfolio as an Instrument of Learning Evaluation in a Montessorian School El Portafolio como Herramienta para Evaluar el Aprendizaje en Escuela Montessori |
title |
O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana |
spellingShingle |
O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana Oliveira, Delcy Lacerda de Portfolio de aprendizagem; Construção de instrumento de avaliação; Escola Montessoriana Portfolio of learning; Construction of evaluation instrument; Montessori School Portafolio de aprendizaje; Construccion de una herramienta de evaluacion; Escuela Montessori |
title_short |
O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana |
title_full |
O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana |
title_fullStr |
O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana |
title_full_unstemmed |
O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana |
title_sort |
O Portfolio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana |
author |
Oliveira, Delcy Lacerda de |
author_facet |
Oliveira, Delcy Lacerda de Elliot, Ligia Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Elliot, Ligia Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Delcy Lacerda de Elliot, Ligia Gomes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portfolio de aprendizagem; Construção de instrumento de avaliação; Escola Montessoriana Portfolio of learning; Construction of evaluation instrument; Montessori School Portafolio de aprendizaje; Construccion de una herramienta de evaluacion; Escuela Montessori |
topic |
Portfolio de aprendizagem; Construção de instrumento de avaliação; Escola Montessoriana Portfolio of learning; Construction of evaluation instrument; Montessori School Portafolio de aprendizaje; Construccion de una herramienta de evaluacion; Escuela Montessori |
description |
O presente estudo teve por objetivo registrar o processo de construção, em tempo real, do portfolio como instrumento de avaliação da aprendizagem de alunos de 6 a 9 anos do Ensino Fundamental I, do Colegio Agora, Escola Montessoriana. O que caracteriza o portfolio como modalidade de avaliação nao e o seu formato fisico, mas a concepcao de ensino que ele veicula. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2009 em diferentes etapas: preparação, desenvolvimento e avaliação. Cada uma delas contribuiu, em importância, para a parceria entre os elementos do processo educacional: o educando, educador e a familia, visando transformar o metodo de avaliação no Ensino Fundamental I, favorecendo o trabalho coletivo e uma ‘nova’ meta de ensino-aprendizagem. Chegado ao final do 3º trimestre, percebeu-se o quanto os alunos compreendiam claramente o caminho percorrido, suas dificuldades e conquistas. O portfolio tratado como abordagem pedagogica didatica realizada com fidelidade às etapas de desenvolvimento de cada crianca dentro dos agrupamentos constituiu um caminho facilitador de aprendizagens significativas, de descobertas e construção de identidade pessoal, no sentido do desenvolvimento integral dos alunos. Recomenda-se que seja elaborada uma ficha para validar, de forma sistematica, as proximas construcoes do portfolio, como tambem o registro e a documentação do desenvolvimento e dos niveis de aprendizagem de cada aluno, a cada trimestre letivo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133 10.22347/2175-2753v4i10.133 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v4i10.133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133/175 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/133/184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 10 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 28-55 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671839498240 |