Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Maria de Fatima Morgado Cortez
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Elliot, Ligia Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134
Resumo: Este estudo apresenta a construção e validação de um instrumento de avaliação qualiquantitativo capaz de aferir, concretamente, se os comportamentos dos escolares estao consistentes com os principios filosoficos indicados pelo Sistema Montessori de Educação. O instrumento foi elaborado a partir das dificuldades dos professores em deixar claro como trabalham para desenvolver em suas classes a autonomia da aprendizagem, destacando-se nesse contexto: confianca e competencia; independencia; autonomia; motivação intrinseca; capacidade para lidar com a autoridade externa; responsabilidade com o grupo; preparação academica; cidadãos do mundo. Esses itens nortearam a definicao das categorias do instrumento. A primeira versao foi aplicada em duas classes do Ensino Fundamental no agrupamento de 6 e 7 anos e no de 8 e 9 anos. Os resultados da aplicação e as sugestoes dos professores levaram à construção da versao final. Recomenda-se que a utilização do questionario "Progresso da classe em Processo de Autoeducação" seja registrada por classe de alunos e, depois, em relatorio para toda a instituicao montessoriana, de modo a retratar as conquistas e/ou dificuldades dos alunos.
id CESGRAN-1_754a7ddfc1b975a098c92c5480556256
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/134
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor MontessorianoInstrumento para observação estruturada; Elaboração de instrumento de avaliação; Sistema Montessori; Desenvolvimento dos alunosEste estudo apresenta a construção e validação de um instrumento de avaliação qualiquantitativo capaz de aferir, concretamente, se os comportamentos dos escolares estao consistentes com os principios filosoficos indicados pelo Sistema Montessori de Educação. O instrumento foi elaborado a partir das dificuldades dos professores em deixar claro como trabalham para desenvolver em suas classes a autonomia da aprendizagem, destacando-se nesse contexto: confianca e competencia; independencia; autonomia; motivação intrinseca; capacidade para lidar com a autoridade externa; responsabilidade com o grupo; preparação academica; cidadãos do mundo. Esses itens nortearam a definicao das categorias do instrumento. A primeira versao foi aplicada em duas classes do Ensino Fundamental no agrupamento de 6 e 7 anos e no de 8 e 9 anos. Os resultados da aplicação e as sugestoes dos professores levaram à construção da versao final. Recomenda-se que a utilização do questionario "Progresso da classe em Processo de Autoeducação" seja registrada por classe de alunos e, depois, em relatorio para toda a instituicao montessoriana, de modo a retratar as conquistas e/ou dificuldades dos alunos.Fundação CesgranrioBatista, Maria de Fatima Morgado CortezElliot, Ligia Gomes2015-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/13410.22347/2175-2753v6i17.134Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 176-1982175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134/pdf_1Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T16:58:57Zoai:ojs.localhost:article/134Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T16:58:57Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano
title Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano
spellingShingle Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano
Batista, Maria de Fatima Morgado Cortez
Instrumento para observação estruturada; Elaboração de instrumento de avaliação; Sistema Montessori; Desenvolvimento dos alunos
title_short Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano
title_full Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano
title_fullStr Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano
title_full_unstemmed Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano
title_sort Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano
author Batista, Maria de Fatima Morgado Cortez
author_facet Batista, Maria de Fatima Morgado Cortez
Elliot, Ligia Gomes
author_role author
author2 Elliot, Ligia Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Maria de Fatima Morgado Cortez
Elliot, Ligia Gomes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumento para observação estruturada; Elaboração de instrumento de avaliação; Sistema Montessori; Desenvolvimento dos alunos
topic Instrumento para observação estruturada; Elaboração de instrumento de avaliação; Sistema Montessori; Desenvolvimento dos alunos
description Este estudo apresenta a construção e validação de um instrumento de avaliação qualiquantitativo capaz de aferir, concretamente, se os comportamentos dos escolares estao consistentes com os principios filosoficos indicados pelo Sistema Montessori de Educação. O instrumento foi elaborado a partir das dificuldades dos professores em deixar claro como trabalham para desenvolver em suas classes a autonomia da aprendizagem, destacando-se nesse contexto: confianca e competencia; independencia; autonomia; motivação intrinseca; capacidade para lidar com a autoridade externa; responsabilidade com o grupo; preparação academica; cidadãos do mundo. Esses itens nortearam a definicao das categorias do instrumento. A primeira versao foi aplicada em duas classes do Ensino Fundamental no agrupamento de 6 e 7 anos e no de 8 e 9 anos. Os resultados da aplicação e as sugestoes dos professores levaram à construção da versao final. Recomenda-se que a utilização do questionario "Progresso da classe em Processo de Autoeducação" seja registrada por classe de alunos e, depois, em relatorio para toda a instituicao montessoriana, de modo a retratar as conquistas e/ou dificuldades dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-09
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134
10.22347/2175-2753v6i17.134
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v6i17.134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 176-198
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672203354112