Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134 |
Resumo: | Este estudo apresenta a construção e validação de um instrumento de avaliação qualiquantitativo capaz de aferir, concretamente, se os comportamentos dos escolares estao consistentes com os principios filosoficos indicados pelo Sistema Montessori de Educação. O instrumento foi elaborado a partir das dificuldades dos professores em deixar claro como trabalham para desenvolver em suas classes a autonomia da aprendizagem, destacando-se nesse contexto: confianca e competencia; independencia; autonomia; motivação intrinseca; capacidade para lidar com a autoridade externa; responsabilidade com o grupo; preparação academica; cidadãos do mundo. Esses itens nortearam a definicao das categorias do instrumento. A primeira versao foi aplicada em duas classes do Ensino Fundamental no agrupamento de 6 e 7 anos e no de 8 e 9 anos. Os resultados da aplicação e as sugestoes dos professores levaram à construção da versao final. Recomenda-se que a utilização do questionario "Progresso da classe em Processo de Autoeducação" seja registrada por classe de alunos e, depois, em relatorio para toda a instituicao montessoriana, de modo a retratar as conquistas e/ou dificuldades dos alunos. |
id |
CESGRAN-1_754a7ddfc1b975a098c92c5480556256 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/134 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor MontessorianoInstrumento para observação estruturada; Elaboração de instrumento de avaliação; Sistema Montessori; Desenvolvimento dos alunosEste estudo apresenta a construção e validação de um instrumento de avaliação qualiquantitativo capaz de aferir, concretamente, se os comportamentos dos escolares estao consistentes com os principios filosoficos indicados pelo Sistema Montessori de Educação. O instrumento foi elaborado a partir das dificuldades dos professores em deixar claro como trabalham para desenvolver em suas classes a autonomia da aprendizagem, destacando-se nesse contexto: confianca e competencia; independencia; autonomia; motivação intrinseca; capacidade para lidar com a autoridade externa; responsabilidade com o grupo; preparação academica; cidadãos do mundo. Esses itens nortearam a definicao das categorias do instrumento. A primeira versao foi aplicada em duas classes do Ensino Fundamental no agrupamento de 6 e 7 anos e no de 8 e 9 anos. Os resultados da aplicação e as sugestoes dos professores levaram à construção da versao final. Recomenda-se que a utilização do questionario "Progresso da classe em Processo de Autoeducação" seja registrada por classe de alunos e, depois, em relatorio para toda a instituicao montessoriana, de modo a retratar as conquistas e/ou dificuldades dos alunos.Fundação CesgranrioBatista, Maria de Fatima Morgado CortezElliot, Ligia Gomes2015-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/13410.22347/2175-2753v6i17.134Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 176-1982175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134/pdf_1Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T16:58:57Zoai:ojs.localhost:article/134Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T16:58:57Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano |
title |
Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano |
spellingShingle |
Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano Batista, Maria de Fatima Morgado Cortez Instrumento para observação estruturada; Elaboração de instrumento de avaliação; Sistema Montessori; Desenvolvimento dos alunos |
title_short |
Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano |
title_full |
Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano |
title_fullStr |
Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano |
title_sort |
Avaliação da Autoeducação: construção e validação de instrumento para o Professor Montessoriano |
author |
Batista, Maria de Fatima Morgado Cortez |
author_facet |
Batista, Maria de Fatima Morgado Cortez Elliot, Ligia Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Elliot, Ligia Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Maria de Fatima Morgado Cortez Elliot, Ligia Gomes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrumento para observação estruturada; Elaboração de instrumento de avaliação; Sistema Montessori; Desenvolvimento dos alunos |
topic |
Instrumento para observação estruturada; Elaboração de instrumento de avaliação; Sistema Montessori; Desenvolvimento dos alunos |
description |
Este estudo apresenta a construção e validação de um instrumento de avaliação qualiquantitativo capaz de aferir, concretamente, se os comportamentos dos escolares estao consistentes com os principios filosoficos indicados pelo Sistema Montessori de Educação. O instrumento foi elaborado a partir das dificuldades dos professores em deixar claro como trabalham para desenvolver em suas classes a autonomia da aprendizagem, destacando-se nesse contexto: confianca e competencia; independencia; autonomia; motivação intrinseca; capacidade para lidar com a autoridade externa; responsabilidade com o grupo; preparação academica; cidadãos do mundo. Esses itens nortearam a definicao das categorias do instrumento. A primeira versao foi aplicada em duas classes do Ensino Fundamental no agrupamento de 6 e 7 anos e no de 8 e 9 anos. Os resultados da aplicação e as sugestoes dos professores levaram à construção da versao final. Recomenda-se que a utilização do questionario "Progresso da classe em Processo de Autoeducação" seja registrada por classe de alunos e, depois, em relatorio para toda a instituicao montessoriana, de modo a retratar as conquistas e/ou dificuldades dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134 10.22347/2175-2753v6i17.134 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v6i17.134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/134/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 176-198 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672203354112 |