Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marcelo Feijó
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silveira, Suely de Fátima Ramos, Martins, Danielle Dias Sant Anna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3673
Resumo: O estudo realiza uma comparação entre a qualidade dos ensinos presencial e à distância para cursos de Administração avaliados no Enade 2018. A meta-avaliação se dá pela análise do indicador Conceito Enade, em três níveis: Notas Padronizadas – FG e CE e Conceito Enade – contínuo. Através do software Minitab 19 são realizadas as análises estatísticas. Os resultados mostram uma relação muito forte entre as variáveis Nota Padronizada – CE e Conceito Enade – contínuo. Há predominância dos melhores resultados de desempenho dos alunos, na modalidade presencial, nas Regiões Sul e Sudeste, e dos piores resultados, nas Regiões Norte e Centro-Oeste. O teste de Tukey por ANOVA permitiu concluir que o desempenho dos estudantes de instituições públicas, na modalidade presencial, é maior que o dos estudantes na modalidade à distância. O estudo trouxe contribuições que agregam valor à tomada de decisão dos stakeholders, a partir da definição de um panorama da qualidade dos cursos de administração, evidenciando pontos fortes, fragilidades, mérito e valor.
id CESGRAN-1_1a7c01e040aff6c0803a4a5afa7a6dbe
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3673
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distânciaAvaliação; Educação SuperiorO estudo realiza uma comparação entre a qualidade dos ensinos presencial e à distância para cursos de Administração avaliados no Enade 2018. A meta-avaliação se dá pela análise do indicador Conceito Enade, em três níveis: Notas Padronizadas – FG e CE e Conceito Enade – contínuo. Através do software Minitab 19 são realizadas as análises estatísticas. Os resultados mostram uma relação muito forte entre as variáveis Nota Padronizada – CE e Conceito Enade – contínuo. Há predominância dos melhores resultados de desempenho dos alunos, na modalidade presencial, nas Regiões Sul e Sudeste, e dos piores resultados, nas Regiões Norte e Centro-Oeste. O teste de Tukey por ANOVA permitiu concluir que o desempenho dos estudantes de instituições públicas, na modalidade presencial, é maior que o dos estudantes na modalidade à distância. O estudo trouxe contribuições que agregam valor à tomada de decisão dos stakeholders, a partir da definição de um panorama da qualidade dos cursos de administração, evidenciando pontos fortes, fragilidades, mérito e valor.Fundação CesgranrioMartins, Marcelo FeijóSilveira, Suely de Fátima RamosMartins, Danielle Dias Sant Anna2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/367310.22347/2175-2753v14i43.3673Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 43 (2022): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 338-3672175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3673/pdfAmericasdados populacionaisDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T20:48:08Zoai:ojs.localhost:article/3673Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-10-18T20:48:08Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância
title Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância
spellingShingle Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância
Martins, Marcelo Feijó
Avaliação; Educação Superior
title_short Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância
title_full Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância
title_fullStr Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância
title_full_unstemmed Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância
title_sort Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância
author Martins, Marcelo Feijó
author_facet Martins, Marcelo Feijó
Silveira, Suely de Fátima Ramos
Martins, Danielle Dias Sant Anna
author_role author
author2 Silveira, Suely de Fátima Ramos
Martins, Danielle Dias Sant Anna
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marcelo Feijó
Silveira, Suely de Fátima Ramos
Martins, Danielle Dias Sant Anna
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação Superior
topic Avaliação; Educação Superior
description O estudo realiza uma comparação entre a qualidade dos ensinos presencial e à distância para cursos de Administração avaliados no Enade 2018. A meta-avaliação se dá pela análise do indicador Conceito Enade, em três níveis: Notas Padronizadas – FG e CE e Conceito Enade – contínuo. Através do software Minitab 19 são realizadas as análises estatísticas. Os resultados mostram uma relação muito forte entre as variáveis Nota Padronizada – CE e Conceito Enade – contínuo. Há predominância dos melhores resultados de desempenho dos alunos, na modalidade presencial, nas Regiões Sul e Sudeste, e dos piores resultados, nas Regiões Norte e Centro-Oeste. O teste de Tukey por ANOVA permitiu concluir que o desempenho dos estudantes de instituições públicas, na modalidade presencial, é maior que o dos estudantes na modalidade à distância. O estudo trouxe contribuições que agregam valor à tomada de decisão dos stakeholders, a partir da definição de um panorama da qualidade dos cursos de administração, evidenciando pontos fortes, fragilidades, mérito e valor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3673
10.22347/2175-2753v14i43.3673
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3673
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v14i43.3673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3673/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas

dados populacionais
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 43 (2022): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 338-367
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673128198144