Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3673 |
Resumo: | O estudo realiza uma comparação entre a qualidade dos ensinos presencial e à distância para cursos de Administração avaliados no Enade 2018. A meta-avaliação se dá pela análise do indicador Conceito Enade, em três níveis: Notas Padronizadas – FG e CE e Conceito Enade – contínuo. Através do software Minitab 19 são realizadas as análises estatísticas. Os resultados mostram uma relação muito forte entre as variáveis Nota Padronizada – CE e Conceito Enade – contínuo. Há predominância dos melhores resultados de desempenho dos alunos, na modalidade presencial, nas Regiões Sul e Sudeste, e dos piores resultados, nas Regiões Norte e Centro-Oeste. O teste de Tukey por ANOVA permitiu concluir que o desempenho dos estudantes de instituições públicas, na modalidade presencial, é maior que o dos estudantes na modalidade à distância. O estudo trouxe contribuições que agregam valor à tomada de decisão dos stakeholders, a partir da definição de um panorama da qualidade dos cursos de administração, evidenciando pontos fortes, fragilidades, mérito e valor. |
id |
CESGRAN-1_1a7c01e040aff6c0803a4a5afa7a6dbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/3673 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distânciaAvaliação; Educação SuperiorO estudo realiza uma comparação entre a qualidade dos ensinos presencial e à distância para cursos de Administração avaliados no Enade 2018. A meta-avaliação se dá pela análise do indicador Conceito Enade, em três níveis: Notas Padronizadas – FG e CE e Conceito Enade – contínuo. Através do software Minitab 19 são realizadas as análises estatísticas. Os resultados mostram uma relação muito forte entre as variáveis Nota Padronizada – CE e Conceito Enade – contínuo. Há predominância dos melhores resultados de desempenho dos alunos, na modalidade presencial, nas Regiões Sul e Sudeste, e dos piores resultados, nas Regiões Norte e Centro-Oeste. O teste de Tukey por ANOVA permitiu concluir que o desempenho dos estudantes de instituições públicas, na modalidade presencial, é maior que o dos estudantes na modalidade à distância. O estudo trouxe contribuições que agregam valor à tomada de decisão dos stakeholders, a partir da definição de um panorama da qualidade dos cursos de administração, evidenciando pontos fortes, fragilidades, mérito e valor.Fundação CesgranrioMartins, Marcelo FeijóSilveira, Suely de Fátima RamosMartins, Danielle Dias Sant Anna2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/367310.22347/2175-2753v14i43.3673Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 43 (2022): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 338-3672175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3673/pdfAmericasdados populacionaisDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T20:48:08Zoai:ojs.localhost:article/3673Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-10-18T20:48:08Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância |
title |
Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância |
spellingShingle |
Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância Martins, Marcelo Feijó Avaliação; Educação Superior |
title_short |
Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância |
title_full |
Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância |
title_fullStr |
Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância |
title_full_unstemmed |
Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância |
title_sort |
Meta-avaliação educacional: diagnóstico comparativo da qualidade do curso de Administração nas modalidades de ensino presencial e à distância |
author |
Martins, Marcelo Feijó |
author_facet |
Martins, Marcelo Feijó Silveira, Suely de Fátima Ramos Martins, Danielle Dias Sant Anna |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Suely de Fátima Ramos Martins, Danielle Dias Sant Anna |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Marcelo Feijó Silveira, Suely de Fátima Ramos Martins, Danielle Dias Sant Anna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação Superior |
topic |
Avaliação; Educação Superior |
description |
O estudo realiza uma comparação entre a qualidade dos ensinos presencial e à distância para cursos de Administração avaliados no Enade 2018. A meta-avaliação se dá pela análise do indicador Conceito Enade, em três níveis: Notas Padronizadas – FG e CE e Conceito Enade – contínuo. Através do software Minitab 19 são realizadas as análises estatísticas. Os resultados mostram uma relação muito forte entre as variáveis Nota Padronizada – CE e Conceito Enade – contínuo. Há predominância dos melhores resultados de desempenho dos alunos, na modalidade presencial, nas Regiões Sul e Sudeste, e dos piores resultados, nas Regiões Norte e Centro-Oeste. O teste de Tukey por ANOVA permitiu concluir que o desempenho dos estudantes de instituições públicas, na modalidade presencial, é maior que o dos estudantes na modalidade à distância. O estudo trouxe contribuições que agregam valor à tomada de decisão dos stakeholders, a partir da definição de um panorama da qualidade dos cursos de administração, evidenciando pontos fortes, fragilidades, mérito e valor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3673 10.22347/2175-2753v14i43.3673 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3673 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v14i43.3673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3673/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas dados populacionais |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 43 (2022): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 338-367 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673128198144 |