Avaliação e Gestao da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Tracos Emergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria da Conceicao Barbosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/234
Resumo: A avaliação no contexto do ensino superior em Angola tem sido referenciada como uma das estrategias para a melhoria da qualidade do subsistema, possuindo um sistema nacional de avaliação em fase de concepcao. Este fato coloca a avaliação e a qualidade no centro de reflexoes e discussoes no campo investigativo e academico. Assim, este trabalho procurou descrever os sentidos e tracos subjacentes à configuração da avaliação enquanto estrategia de gestao da qualidade no ensino superior em Angola. As descricoes basearam-se nas percecoes dos atores organizacionais e nas tendencias implicitas à legislação existentes, o que confere ao estudo natureza fundamentalmente qualitativa.
id CESGRAN-1_1f3476103187d4962d7c6296a29efca8
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/234
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação e Gestao da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Tracos EmergentesAvaliação interna; Avaliação externa; Qualidade educativa; Gestao da qualidadeA avaliação no contexto do ensino superior em Angola tem sido referenciada como uma das estrategias para a melhoria da qualidade do subsistema, possuindo um sistema nacional de avaliação em fase de concepcao. Este fato coloca a avaliação e a qualidade no centro de reflexoes e discussoes no campo investigativo e academico. Assim, este trabalho procurou descrever os sentidos e tracos subjacentes à configuração da avaliação enquanto estrategia de gestao da qualidade no ensino superior em Angola. As descricoes basearam-se nas percecoes dos atores organizacionais e nas tendencias implicitas à legislação existentes, o que confere ao estudo natureza fundamentalmente qualitativa.Fundação CesgranrioMendes, Maria da Conceicao Barbosa2015-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/23410.22347/2175-2753v6i17.234Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 145-1752175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/234/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/234/pdf_Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T16:58:57Zoai:ojs.localhost:article/234Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T16:58:57Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e Gestao da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Tracos Emergentes
title Avaliação e Gestao da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Tracos Emergentes
spellingShingle Avaliação e Gestao da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Tracos Emergentes
Mendes, Maria da Conceicao Barbosa
Avaliação interna; Avaliação externa; Qualidade educativa; Gestao da qualidade
title_short Avaliação e Gestao da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Tracos Emergentes
title_full Avaliação e Gestao da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Tracos Emergentes
title_fullStr Avaliação e Gestao da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Tracos Emergentes
title_full_unstemmed Avaliação e Gestao da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Tracos Emergentes
title_sort Avaliação e Gestao da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Tracos Emergentes
author Mendes, Maria da Conceicao Barbosa
author_facet Mendes, Maria da Conceicao Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria da Conceicao Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação interna; Avaliação externa; Qualidade educativa; Gestao da qualidade
topic Avaliação interna; Avaliação externa; Qualidade educativa; Gestao da qualidade
description A avaliação no contexto do ensino superior em Angola tem sido referenciada como uma das estrategias para a melhoria da qualidade do subsistema, possuindo um sistema nacional de avaliação em fase de concepcao. Este fato coloca a avaliação e a qualidade no centro de reflexoes e discussoes no campo investigativo e academico. Assim, este trabalho procurou descrever os sentidos e tracos subjacentes à configuração da avaliação enquanto estrategia de gestao da qualidade no ensino superior em Angola. As descricoes basearam-se nas percecoes dos atores organizacionais e nas tendencias implicitas à legislação existentes, o que confere ao estudo natureza fundamentalmente qualitativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-09
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/234
10.22347/2175-2753v6i17.234
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/234
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v6i17.234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/234/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/234/pdf_
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 145-175
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672770633728