Avaliação Interna – Um contributo para a melhoria da qualidade na escola: O caso do agrupamento de Escolas do Vale do Alva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2213 |
Resumo: | Nos últimos anos, a Qualidade nas Organizações Escolares tem adquirido grande relevância no debate e no discurso da Política Educativa em Portugal na sequência da crescente e gradual cedência de autonomia às Escolas. Este movimento surgiu da crescente necessidade de satisfazer as expectativas dos stakeholders, da progressiva importância da assunção dos valores da responsabilidade social e prestação de contas na Cultura das Organizações. O mérito e os resultados da Qualidade ao nível empresarial têm contagiado a administração pública em geral, e as Organizações Escolares em particular, na esteira das novas tendências da Gestão em busca da Excelência. Esta visão direcciona as Organizações Escolares a adoptar metodologias e práticas mais eficientes e eficazes, melhorando continuamente os seus processos, indo ao encontro das necessidades e aspirações dos diferentes actores educativos e da comunidade local. Neste contexto, a Avaliação Interna poderá assumir-se como um forte instrumento de Gestão da Qualidade, promovendo a aprendizagem organizacional, a melhoria da Qualidade e o desenvolvimento da Organização Escolar. A abordagem à Gestão da Qualidade pressupõe a mobilização da Liderança e dos colaboradores da Escola na mudança contínua e permanente das práticas, atitudes e comportamentos consubstanciados num conjunto de crenças, valores e princípios, sem os quais, não se conseguirá consolidar uma Cultura Organizacional Escolar orientada para a Qualidade. Se por um lado, a Cultura Organizacional Escolar poderá facilitar e potenciar programas de Gestão de Qualidade como a Avaliação Interna, por outro lado, a Cultura Organizacional Escolar deverá adaptar-se e ajustar-se à mudança que a melhoria de Qualidade representa. O presente estudo tem o propósito de verificar a contribuição da Avaliação Interna na melhoria da Qualidade e do desempenho das Escolas, analisando os seus efeitos na Cultura Organizacional Escolar e na Gestão da Qualidade da Organização Escolar. |
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