Formação Continuada em Descontinuidade: politica de mandato ao inves de Politica de Estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Walk
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CaparrA³z, Francisco Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/104
Resumo: O artigo apresenta uma das questões trabalhadas numa pesquisa que visou a estudar e compreender a formação continuada dos professores de Educação Física que atuam na Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Vitória (Espírito Santo - Brasil), tendo em conta, como  ponto de partida, o imaginário social desses professores. Valendo-se do pressuposto metodológico de uma postura qualitativa, foi realizada análise documental do Plano Municipal de Educação de Vitória 2001/2010, bem como entrevistas com seis professores de Educação Física dessa rede de ensino. Como resultado, constata que boa parte desses professores avaliam que a formação continuada não é percebida e tampouco vem sendo trabalhada como uma política de Estado, mas de mandato. Também aponta para a necessidade de os docentes se comprometerem com a formação continuada não como uma ação individual, mas coletiva.
id CESGRAN-1_2ed116ccd9b46894afd9e9c836342756
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/104
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Formação Continuada em Descontinuidade: politica de mandato ao inves de Politica de EstadoContinued Education in Discontinuity: mandate policy instead of Government PolicyLa discontinuidad de Educacion Continua: mandato de la politica en lugar de la Politica EstatalEducação Fisica; PoliticaFormação continuada. Politicas públicas. Educação Fisica.Continuing formation; Public policy; Physical EducationContinuing formation; Public policy; Physical EducationEvaluacion; Herramienta de gestion; IFESEvaluacion; Herramienta de gestion; IFESO artigo apresenta uma das questões trabalhadas numa pesquisa que visou a estudar e compreender a formação continuada dos professores de Educação Física que atuam na Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Vitória (Espírito Santo - Brasil), tendo em conta, como  ponto de partida, o imaginário social desses professores. Valendo-se do pressuposto metodológico de uma postura qualitativa, foi realizada análise documental do Plano Municipal de Educação de Vitória 2001/2010, bem como entrevistas com seis professores de Educação Física dessa rede de ensino. Como resultado, constata que boa parte desses professores avaliam que a formação continuada não é percebida e tampouco vem sendo trabalhada como uma política de Estado, mas de mandato. Também aponta para a necessidade de os docentes se comprometerem com a formação continuada não como uma ação individual, mas coletiva.  The paper presents one of the issues studied in a research that aimed at studying and understanding the continuing formation of Physical Education teachers working with Elementary Education of the Municipal Schools of Vitória, state of Espírito Santo, Brazil, considering as main point the social imaginary of such teachers. Methodologically assuming a qualitative posture, a documental analysis of the Municipal Plan of Education of Vitória 2001/2010 was made, as well as interviews with six Physical Education teachers working in those teaching units. As result, it shows that a great number of teachers understand that continuing formation has not been worked as a government policy, but a mandate one. It also points the need for teachers to engage themselves into the continuing formation, not as an individual action, but as a collective one.El estudio presenta una de las cuestiones desarrolladas en una investigación  que objetivó estudiar y comprender la formación continuada de los maestros de Educación Física que actúan en la Educación Básica de la Red Municipal de Enseñanza de Vitória (Espírito Santo - Brasil), observando el imaginario social de dichos maestros. Orientándose en una postura cualitativa como principio metodológico, se realizó el análisis documental del Plan Municipal de Educación de Vitória - Espírito Santo - Brasil - 2001/2010,  y también entrevistas con los maestros de Educación Física de la mencionada red de enseñanza. Como resultado se observó que los profesores comprenden que la formación continuada no es percibida y tampoco trabajada como una política pública del Estado, sino de mandato. También se reveló la necesidad de que los maestros se comprometan con y/en la formación continuada no más como una acción individual, sino que colectiva.Fundação CesgranrioLoureiro, WalkCaparrA³z, Francisco Eduardo2011-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/10410.22347/2175-2753v3i7.104Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 7 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 109-1242175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/104/138VitoriaDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-13T16:56:59Zoai:ojs.localhost:article/104Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2011-05-13T16:56:59Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação Continuada em Descontinuidade: politica de mandato ao inves de Politica de Estado
Continued Education in Discontinuity: mandate policy instead of Government Policy
La discontinuidad de Educacion Continua: mandato de la politica en lugar de la Politica Estatal
title Formação Continuada em Descontinuidade: politica de mandato ao inves de Politica de Estado
spellingShingle Formação Continuada em Descontinuidade: politica de mandato ao inves de Politica de Estado
Loureiro, Walk
Educação Fisica; Politica
Formação continuada. Politicas públicas. Educação Fisica.
Continuing formation; Public policy; Physical Education
Continuing formation; Public policy; Physical Education
Evaluacion; Herramienta de gestion; IFES
Evaluacion; Herramienta de gestion; IFES
title_short Formação Continuada em Descontinuidade: politica de mandato ao inves de Politica de Estado
title_full Formação Continuada em Descontinuidade: politica de mandato ao inves de Politica de Estado
title_fullStr Formação Continuada em Descontinuidade: politica de mandato ao inves de Politica de Estado
title_full_unstemmed Formação Continuada em Descontinuidade: politica de mandato ao inves de Politica de Estado
title_sort Formação Continuada em Descontinuidade: politica de mandato ao inves de Politica de Estado
author Loureiro, Walk
author_facet Loureiro, Walk
CaparrA³z, Francisco Eduardo
author_role author
author2 CaparrA³z, Francisco Eduardo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Walk
CaparrA³z, Francisco Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Fisica; Politica
Formação continuada. Politicas públicas. Educação Fisica.
Continuing formation; Public policy; Physical Education
Continuing formation; Public policy; Physical Education
Evaluacion; Herramienta de gestion; IFES
Evaluacion; Herramienta de gestion; IFES
topic Educação Fisica; Politica
Formação continuada. Politicas públicas. Educação Fisica.
Continuing formation; Public policy; Physical Education
Continuing formation; Public policy; Physical Education
Evaluacion; Herramienta de gestion; IFES
Evaluacion; Herramienta de gestion; IFES
description O artigo apresenta uma das questões trabalhadas numa pesquisa que visou a estudar e compreender a formação continuada dos professores de Educação Física que atuam na Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Vitória (Espírito Santo - Brasil), tendo em conta, como  ponto de partida, o imaginário social desses professores. Valendo-se do pressuposto metodológico de uma postura qualitativa, foi realizada análise documental do Plano Municipal de Educação de Vitória 2001/2010, bem como entrevistas com seis professores de Educação Física dessa rede de ensino. Como resultado, constata que boa parte desses professores avaliam que a formação continuada não é percebida e tampouco vem sendo trabalhada como uma política de Estado, mas de mandato. Também aponta para a necessidade de os docentes se comprometerem com a formação continuada não como uma ação individual, mas coletiva.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-13
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/104
10.22347/2175-2753v3i7.104
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/104
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v3i7.104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/104/138
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Vitoria








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 7 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 109-124
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672228519936