A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273 |
Resumo: | Pesquisa de campo realizada com dez professores que sao alunos em um curso de pos-graduação stricto sensu em Educação, que visa evidenciar a relevância de se ter criterios bem definidos na avaliação de provas. A pesquisa constitui-se na simulação criteriosa de uma prova realizada por dois alunos hipoteticos do ensino fundamental, que foi corrigida individualmente pelos professores. A primeira correcao foi efetuada com criterios individuais; para a segunda correcao, o grupo de professores discutiu e estabeleceu os criterios e efetuou nova correcao individual. Os resultados apontam significativas melhorias na avaliação, pois as distorcoes de notas atribuidas foram reduzidas. Todavia, os resultados ainda indicam que a avaliação exige uma reflexão critica de professores e coordenadores educacionais, nao somente quanto à correcao de provas, e sim, no processo de avaliação e de seus instrumentos, elaboração de questoes, evidenciando a importância do binômio “o que medir?” e “como medir?”. |
id |
CESGRAN-1_3c751ad04bf563e7239a2c5b4dad6ef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/273 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-DefinidosAvaliaçãoPesquisa de campo realizada com dez professores que sao alunos em um curso de pos-graduação stricto sensu em Educação, que visa evidenciar a relevância de se ter criterios bem definidos na avaliação de provas. A pesquisa constitui-se na simulação criteriosa de uma prova realizada por dois alunos hipoteticos do ensino fundamental, que foi corrigida individualmente pelos professores. A primeira correcao foi efetuada com criterios individuais; para a segunda correcao, o grupo de professores discutiu e estabeleceu os criterios e efetuou nova correcao individual. Os resultados apontam significativas melhorias na avaliação, pois as distorcoes de notas atribuidas foram reduzidas. Todavia, os resultados ainda indicam que a avaliação exige uma reflexão critica de professores e coordenadores educacionais, nao somente quanto à correcao de provas, e sim, no processo de avaliação e de seus instrumentos, elaboração de questoes, evidenciando a importância do binômio “o que medir?” e “como medir?”.Fundação CesgranrioTerribili Filho, ArmandoChirinea, Andreia Melanda2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/27310.22347/2175-2753v7i20.273Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 265-2932175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273/pdf_https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/273/18https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/273/1910.22347/2175-2753v7i20.273.s1810.22347/2175-2753v7i20.273.s19BrasilDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:34:32Zoai:ojs.localhost:article/273Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:34:32Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos |
title |
A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos |
spellingShingle |
A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos Terribili Filho, Armando Avaliação |
title_short |
A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos |
title_full |
A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos |
title_fullStr |
A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos |
title_full_unstemmed |
A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos |
title_sort |
A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos |
author |
Terribili Filho, Armando |
author_facet |
Terribili Filho, Armando Chirinea, Andreia Melanda |
author_role |
author |
author2 |
Chirinea, Andreia Melanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terribili Filho, Armando Chirinea, Andreia Melanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação |
topic |
Avaliação |
description |
Pesquisa de campo realizada com dez professores que sao alunos em um curso de pos-graduação stricto sensu em Educação, que visa evidenciar a relevância de se ter criterios bem definidos na avaliação de provas. A pesquisa constitui-se na simulação criteriosa de uma prova realizada por dois alunos hipoteticos do ensino fundamental, que foi corrigida individualmente pelos professores. A primeira correcao foi efetuada com criterios individuais; para a segunda correcao, o grupo de professores discutiu e estabeleceu os criterios e efetuou nova correcao individual. Os resultados apontam significativas melhorias na avaliação, pois as distorcoes de notas atribuidas foram reduzidas. Todavia, os resultados ainda indicam que a avaliação exige uma reflexão critica de professores e coordenadores educacionais, nao somente quanto à correcao de provas, e sim, no processo de avaliação e de seus instrumentos, elaboração de questoes, evidenciando a importância do binômio “o que medir?” e “como medir?”. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273 10.22347/2175-2753v7i20.273 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v7i20.273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273/pdf_ https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/273/18 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/273/19 10.22347/2175-2753v7i20.273.s18 10.22347/2175-2753v7i20.273.s19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 265-293 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672661581824 |