A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terribili Filho, Armando
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Chirinea, Andreia Melanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273
Resumo: Pesquisa de campo realizada com dez professores que sao alunos em um curso de pos-graduação stricto sensu em Educação, que visa evidenciar a relevância de se ter criterios bem definidos na avaliação de provas. A pesquisa constitui-se na simulação criteriosa de uma prova realizada por dois alunos hipoteticos do ensino fundamental, que foi corrigida individualmente pelos professores. A primeira correcao foi efetuada com criterios individuais; para a segunda correcao, o grupo de professores discutiu e estabeleceu os criterios e efetuou nova correcao individual. Os resultados apontam significativas melhorias na avaliação, pois as distorcoes de notas atribuidas foram reduzidas. Todavia, os resultados ainda indicam que a avaliação exige uma reflexão critica de professores e coordenadores educacionais, nao somente quanto à correcao de provas, e sim, no processo de avaliação e de seus instrumentos, elaboração de questoes, evidenciando a importância do binômio “o que medir?” e “como medir?”.
id CESGRAN-1_3c751ad04bf563e7239a2c5b4dad6ef7
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/273
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-DefinidosAvaliaçãoPesquisa de campo realizada com dez professores que sao alunos em um curso de pos-graduação stricto sensu em Educação, que visa evidenciar a relevância de se ter criterios bem definidos na avaliação de provas. A pesquisa constitui-se na simulação criteriosa de uma prova realizada por dois alunos hipoteticos do ensino fundamental, que foi corrigida individualmente pelos professores. A primeira correcao foi efetuada com criterios individuais; para a segunda correcao, o grupo de professores discutiu e estabeleceu os criterios e efetuou nova correcao individual. Os resultados apontam significativas melhorias na avaliação, pois as distorcoes de notas atribuidas foram reduzidas. Todavia, os resultados ainda indicam que a avaliação exige uma reflexão critica de professores e coordenadores educacionais, nao somente quanto à correcao de provas, e sim, no processo de avaliação e de seus instrumentos, elaboração de questoes, evidenciando a importância do binômio “o que medir?” e “como medir?”.Fundação CesgranrioTerribili Filho, ArmandoChirinea, Andreia Melanda2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/27310.22347/2175-2753v7i20.273Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 265-2932175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273/pdf_https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/273/18https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/273/1910.22347/2175-2753v7i20.273.s1810.22347/2175-2753v7i20.273.s19BrasilDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:34:32Zoai:ojs.localhost:article/273Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:34:32Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos
title A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos
spellingShingle A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos
Terribili Filho, Armando
Avaliação
title_short A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos
title_full A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos
title_fullStr A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos
title_full_unstemmed A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos
title_sort A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos
author Terribili Filho, Armando
author_facet Terribili Filho, Armando
Chirinea, Andreia Melanda
author_role author
author2 Chirinea, Andreia Melanda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Terribili Filho, Armando
Chirinea, Andreia Melanda
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
topic Avaliação
description Pesquisa de campo realizada com dez professores que sao alunos em um curso de pos-graduação stricto sensu em Educação, que visa evidenciar a relevância de se ter criterios bem definidos na avaliação de provas. A pesquisa constitui-se na simulação criteriosa de uma prova realizada por dois alunos hipoteticos do ensino fundamental, que foi corrigida individualmente pelos professores. A primeira correcao foi efetuada com criterios individuais; para a segunda correcao, o grupo de professores discutiu e estabeleceu os criterios e efetuou nova correcao individual. Os resultados apontam significativas melhorias na avaliação, pois as distorcoes de notas atribuidas foram reduzidas. Todavia, os resultados ainda indicam que a avaliação exige uma reflexão critica de professores e coordenadores educacionais, nao somente quanto à correcao de provas, e sim, no processo de avaliação e de seus instrumentos, elaboração de questoes, evidenciando a importância do binômio “o que medir?” e “como medir?”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273
10.22347/2175-2753v7i20.273
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v7i20.273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273/pdf_
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/273/18
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/273/19
10.22347/2175-2753v7i20.273.s18
10.22347/2175-2753v7i20.273.s19
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 265-293
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672661581824