Correção de uma prova escrita de matemática : algumas considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Marco Antonio Gonzalez
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14158
Resumo: Resumo: Este estudo apresenta um episódio de múltiplas correções de uma prova escrita de matemática A prova, composta de quatro questões, abrange parte do conteúdo de matemática da Educação Básica Alunos do 1a ano de um curso de Engenharia de uma faculdade particular em Londrina, estado do Paraná, resolveram a prova, e um grupo de professores que atuam no Ensino Médio e Superior corrigiram-na É um estudo predominantemente qualitativo de cunho interpretativo, com base na abordagem da Educação Matemática Realística, na perspectiva da avaliação escolar como oportunidade de aprendizagem Os resultados mostram que ainda se valorizam mais as respostas do que os processos; que não se consideram significativamente as diferentes estratégias e os respectivos procedimentos utilizados; que não há claro estabelecimento de critérios para a correção; que itens presumidamente mais difíceis recebem pontuação mais alta do que os mais fáceis; que se corrige de forma distinta um mesmo item resolvido de maneira muito semelhante Ao final, apresenta-se uma condução para a correção dessa prova como mote para provocar reflexão a respeito do papel do professor tanto nas suas aulas quanto na correção das provas que aplica
id UEL_bf45f7c2176a66d29b82dd8d5d8cd650
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14158
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Correção de uma prova escrita de matemática : algumas consideraçõesMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaAprendizagemAvaliaçãoMathematicsMathematics educationLearning evaluationCollege students - EvaluationStudy and teachingResumo: Este estudo apresenta um episódio de múltiplas correções de uma prova escrita de matemática A prova, composta de quatro questões, abrange parte do conteúdo de matemática da Educação Básica Alunos do 1a ano de um curso de Engenharia de uma faculdade particular em Londrina, estado do Paraná, resolveram a prova, e um grupo de professores que atuam no Ensino Médio e Superior corrigiram-na É um estudo predominantemente qualitativo de cunho interpretativo, com base na abordagem da Educação Matemática Realística, na perspectiva da avaliação escolar como oportunidade de aprendizagem Os resultados mostram que ainda se valorizam mais as respostas do que os processos; que não se consideram significativamente as diferentes estratégias e os respectivos procedimentos utilizados; que não há claro estabelecimento de critérios para a correção; que itens presumidamente mais difíceis recebem pontuação mais alta do que os mais fáceis; que se corrige de forma distinta um mesmo item resolvido de maneira muito semelhante Ao final, apresenta-se uma condução para a correção dessa prova como mote para provocar reflexão a respeito do papel do professor tanto nas suas aulas quanto na correção das provas que aplicaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study presents an episode of multiple corrections of a written math test comprising four questions that cover part of the mathematics content for Basic Education 1st year engineering students from a private institution of higher education in Londrina, Parana State, solved the test and a group of secondary and higher education teachers have corrected it It is a predominantly qualitative study of interpretative imprint, based on the Realistic Mathematics Education approach, from the school assessment as learning opportunity perspective The results show that answers are still higher valued than processes; significantly different strategies and their respective procedures are not considered; there is no clear establishment of correction criteria; presumably more difficult items receive a higher score than easier ones; a same question resolved in much the same way may receive different corrections Eventually, it presents a conduction for the correction of the test as a motto to provoke reflection on the role of the teacher both in class and in test correctionBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Cyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeVianna, Carlos RobertoBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Moraes, Marco Antonio Gonzalez2024-05-01T14:29:03Z2024-05-01T14:29:03Z2013.0015.07.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14158porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Correção de uma prova escrita de matemática : algumas considerações
title Correção de uma prova escrita de matemática : algumas considerações
spellingShingle Correção de uma prova escrita de matemática : algumas considerações
Moraes, Marco Antonio Gonzalez
Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Aprendizagem
Avaliação
Mathematics
Mathematics education
Learning evaluation
College students - Evaluation
Study and teaching
title_short Correção de uma prova escrita de matemática : algumas considerações
title_full Correção de uma prova escrita de matemática : algumas considerações
title_fullStr Correção de uma prova escrita de matemática : algumas considerações
title_full_unstemmed Correção de uma prova escrita de matemática : algumas considerações
title_sort Correção de uma prova escrita de matemática : algumas considerações
author Moraes, Marco Antonio Gonzalez
author_facet Moraes, Marco Antonio Gonzalez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Vianna, Carlos Roberto
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Marco Antonio Gonzalez
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Aprendizagem
Avaliação
Mathematics
Mathematics education
Learning evaluation
College students - Evaluation
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Aprendizagem
Avaliação
Mathematics
Mathematics education
Learning evaluation
College students - Evaluation
Study and teaching
description Resumo: Este estudo apresenta um episódio de múltiplas correções de uma prova escrita de matemática A prova, composta de quatro questões, abrange parte do conteúdo de matemática da Educação Básica Alunos do 1a ano de um curso de Engenharia de uma faculdade particular em Londrina, estado do Paraná, resolveram a prova, e um grupo de professores que atuam no Ensino Médio e Superior corrigiram-na É um estudo predominantemente qualitativo de cunho interpretativo, com base na abordagem da Educação Matemática Realística, na perspectiva da avaliação escolar como oportunidade de aprendizagem Os resultados mostram que ainda se valorizam mais as respostas do que os processos; que não se consideram significativamente as diferentes estratégias e os respectivos procedimentos utilizados; que não há claro estabelecimento de critérios para a correção; que itens presumidamente mais difíceis recebem pontuação mais alta do que os mais fáceis; que se corrige de forma distinta um mesmo item resolvido de maneira muito semelhante Ao final, apresenta-se uma condução para a correção dessa prova como mote para provocar reflexão a respeito do papel do professor tanto nas suas aulas quanto na correção das provas que aplica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.07.2013
2013.00
2024-05-01T14:29:03Z
2024-05-01T14:29:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14158
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823249802985472