Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha Mena, Liziane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Krause Bierhalz, Crisna Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
DOI: 10.22347/2175-2753v11i32.1983
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983
Resumo: A presente pesquisa bibliográfica, realizada em revistas da área de Educação, objetivou delinear aspectos da concepção avaliativa que embasa a construção de Portfólios e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem e reunir informações recorrentes sobre a construção desse instrumento, a fim de divulgar suas possibilidades e limitações no âmbito educacional. A partir dos resultados, percebeu-se que os artigos apresentam concepção formativa atrelada à utilização de Portfólios. Além disso, observou-se três perspectivas para a construção de Portfólios: direcionada, livre ou mista, sendo que os acompanhamentos englobam monitoramento e orientação. Concluiu-se que há necessidade de ampliar a utilização deste tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro, favorecendo a reformulação e reflexão acerca de uma série de paradigmas tradicionais que vêm repetindo-se, tanto nas práticas de ensino e aprendizagem, quanto nas de avaliação.
id CESGRAN-1_4bd21bc54e6123faf8d9610ff3d71c9e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1983
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
spelling Concepções Avaliativas na Construção de PortfóliosAvaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação FormativaA presente pesquisa bibliográfica, realizada em revistas da área de Educação, objetivou delinear aspectos da concepção avaliativa que embasa a construção de Portfólios e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem e reunir informações recorrentes sobre a construção desse instrumento, a fim de divulgar suas possibilidades e limitações no âmbito educacional. A partir dos resultados, percebeu-se que os artigos apresentam concepção formativa atrelada à utilização de Portfólios. Além disso, observou-se três perspectivas para a construção de Portfólios: direcionada, livre ou mista, sendo que os acompanhamentos englobam monitoramento e orientação. Concluiu-se que há necessidade de ampliar a utilização deste tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro, favorecendo a reformulação e reflexão acerca de uma série de paradigmas tradicionais que vêm repetindo-se, tanto nas práticas de ensino e aprendizagem, quanto nas de avaliação.Fundação CesgranrioPadilha Mena, LizianeKrause Bierhalz, Crisna Daniela2019-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/198310.22347/2175-2753v11i32.1983Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 32 (2019): Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.; 303 - 3202175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983/pdfPesquisa BibliográficaDireitos autorais 2019 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T15:07:50Zoai:ojs.localhost:article/1983Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-08-23T15:07:50Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
title Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
spellingShingle Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
Padilha Mena, Liziane
Avaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação Formativa
Padilha Mena, Liziane
Avaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação Formativa
title_short Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
title_full Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
title_fullStr Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
title_full_unstemmed Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
title_sort Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
author Padilha Mena, Liziane
author_facet Padilha Mena, Liziane
Padilha Mena, Liziane
Krause Bierhalz, Crisna Daniela
Krause Bierhalz, Crisna Daniela
author_role author
author2 Krause Bierhalz, Crisna Daniela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha Mena, Liziane
Krause Bierhalz, Crisna Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação Formativa
topic Avaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação Formativa
description A presente pesquisa bibliográfica, realizada em revistas da área de Educação, objetivou delinear aspectos da concepção avaliativa que embasa a construção de Portfólios e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem e reunir informações recorrentes sobre a construção desse instrumento, a fim de divulgar suas possibilidades e limitações no âmbito educacional. A partir dos resultados, percebeu-se que os artigos apresentam concepção formativa atrelada à utilização de Portfólios. Além disso, observou-se três perspectivas para a construção de Portfólios: direcionada, livre ou mista, sendo que os acompanhamentos englobam monitoramento e orientação. Concluiu-se que há necessidade de ampliar a utilização deste tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro, favorecendo a reformulação e reflexão acerca de uma série de paradigmas tradicionais que vêm repetindo-se, tanto nas práticas de ensino e aprendizagem, quanto nas de avaliação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-23
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983
10.22347/2175-2753v11i32.1983
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v11i32.1983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv

Pesquisa Bibliográfica
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 32 (2019): Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.; 303 - 320
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1822176271067512834
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22347/2175-2753v11i32.1983