Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
DOI: | 10.22347/2175-2753v11i32.1983 |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983 |
Resumo: | A presente pesquisa bibliográfica, realizada em revistas da área de Educação, objetivou delinear aspectos da concepção avaliativa que embasa a construção de Portfólios e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem e reunir informações recorrentes sobre a construção desse instrumento, a fim de divulgar suas possibilidades e limitações no âmbito educacional. A partir dos resultados, percebeu-se que os artigos apresentam concepção formativa atrelada à utilização de Portfólios. Além disso, observou-se três perspectivas para a construção de Portfólios: direcionada, livre ou mista, sendo que os acompanhamentos englobam monitoramento e orientação. Concluiu-se que há necessidade de ampliar a utilização deste tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro, favorecendo a reformulação e reflexão acerca de uma série de paradigmas tradicionais que vêm repetindo-se, tanto nas práticas de ensino e aprendizagem, quanto nas de avaliação. |
id |
CESGRAN-1_4bd21bc54e6123faf8d9610ff3d71c9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1983 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
spelling |
Concepções Avaliativas na Construção de PortfóliosAvaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação FormativaA presente pesquisa bibliográfica, realizada em revistas da área de Educação, objetivou delinear aspectos da concepção avaliativa que embasa a construção de Portfólios e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem e reunir informações recorrentes sobre a construção desse instrumento, a fim de divulgar suas possibilidades e limitações no âmbito educacional. A partir dos resultados, percebeu-se que os artigos apresentam concepção formativa atrelada à utilização de Portfólios. Além disso, observou-se três perspectivas para a construção de Portfólios: direcionada, livre ou mista, sendo que os acompanhamentos englobam monitoramento e orientação. Concluiu-se que há necessidade de ampliar a utilização deste tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro, favorecendo a reformulação e reflexão acerca de uma série de paradigmas tradicionais que vêm repetindo-se, tanto nas práticas de ensino e aprendizagem, quanto nas de avaliação.Fundação CesgranrioPadilha Mena, LizianeKrause Bierhalz, Crisna Daniela2019-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/198310.22347/2175-2753v11i32.1983Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 32 (2019): Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.; 303 - 3202175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983/pdfPesquisa BibliográficaDireitos autorais 2019 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T15:07:50Zoai:ojs.localhost:article/1983Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-08-23T15:07:50Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios |
title |
Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios |
spellingShingle |
Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios Padilha Mena, Liziane Avaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação Formativa Padilha Mena, Liziane Avaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação Formativa |
title_short |
Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios |
title_full |
Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios |
title_fullStr |
Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios |
title_full_unstemmed |
Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios |
title_sort |
Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios |
author |
Padilha Mena, Liziane |
author_facet |
Padilha Mena, Liziane Padilha Mena, Liziane Krause Bierhalz, Crisna Daniela Krause Bierhalz, Crisna Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Krause Bierhalz, Crisna Daniela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha Mena, Liziane Krause Bierhalz, Crisna Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação Formativa |
topic |
Avaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação Formativa |
description |
A presente pesquisa bibliográfica, realizada em revistas da área de Educação, objetivou delinear aspectos da concepção avaliativa que embasa a construção de Portfólios e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem e reunir informações recorrentes sobre a construção desse instrumento, a fim de divulgar suas possibilidades e limitações no âmbito educacional. A partir dos resultados, percebeu-se que os artigos apresentam concepção formativa atrelada à utilização de Portfólios. Além disso, observou-se três perspectivas para a construção de Portfólios: direcionada, livre ou mista, sendo que os acompanhamentos englobam monitoramento e orientação. Concluiu-se que há necessidade de ampliar a utilização deste tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro, favorecendo a reformulação e reflexão acerca de uma série de paradigmas tradicionais que vêm repetindo-se, tanto nas práticas de ensino e aprendizagem, quanto nas de avaliação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983 10.22347/2175-2753v11i32.1983 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i32.1983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Pesquisa Bibliográfica |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 32 (2019): Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.; 303 - 320 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1822176271067512834 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i32.1983 |