Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244305 |
Resumo: | O portfólio é um instrumento/procedimento que trabalha na perspectiva da avaliação formativa. Sua aplicação é dinâmica e exige um exercício de reflexão contínua por parte dos envolvidos no processo educacional avaliativo. Por meio das propostas específicas de construção, o portfólio tem a capacidade de promover o desenvolvimento do educando na perspectiva de educação que atenda os múltiplos aspectos de desenvolvimento humano em suas dimensões, em especial: a intelectual, a artística, a afetiva, a social e cultural. Diante disso, o presente trabalho se constituiu por meio da investigação qualitativa em publicações científicas sobre o portfólio enquanto instrumento educacional avaliativo. Conclui-se que ele vem sendo melhor aproveitado, enquanto proposta avaliativa, na área da saúde e, nesse caso, no ensino superior. Entretanto, encontramos experiências interessantes também, na educação básica. Inicialmente, parece ser um instrumento difícil de ser construído, mas à medida que a comunidade escolar vai se habituando à sua maneira, os resultados são promissores no sentido de conceber um sujeito crítico, constituído das diversas dimensões da formação humana, e que pode incitar os alunos à compreensão do seu lugar em uma sociedade em constante transformação. |
id |
UNSP_b99a0ba076710fafdffb792a8155af6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244305 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafiosPortfolio and evaluation: conceptions, contributions and challengesPortfólioPortfólio avaliativoPortfólio e educaçãoAvaliação formativaPortfolioEvaluative portfolioPortfolio and educationFormative evaluationO portfólio é um instrumento/procedimento que trabalha na perspectiva da avaliação formativa. Sua aplicação é dinâmica e exige um exercício de reflexão contínua por parte dos envolvidos no processo educacional avaliativo. Por meio das propostas específicas de construção, o portfólio tem a capacidade de promover o desenvolvimento do educando na perspectiva de educação que atenda os múltiplos aspectos de desenvolvimento humano em suas dimensões, em especial: a intelectual, a artística, a afetiva, a social e cultural. Diante disso, o presente trabalho se constituiu por meio da investigação qualitativa em publicações científicas sobre o portfólio enquanto instrumento educacional avaliativo. Conclui-se que ele vem sendo melhor aproveitado, enquanto proposta avaliativa, na área da saúde e, nesse caso, no ensino superior. Entretanto, encontramos experiências interessantes também, na educação básica. Inicialmente, parece ser um instrumento difícil de ser construído, mas à medida que a comunidade escolar vai se habituando à sua maneira, os resultados são promissores no sentido de conceber um sujeito crítico, constituído das diversas dimensões da formação humana, e que pode incitar os alunos à compreensão do seu lugar em uma sociedade em constante transformação.The portfolio is an instrument/procedure that works from the perspective of formative evaluation. Its application is dynamic and requires an exercise of continuous reflection on the part of those involved in the evaluative educational process. Through the specific construction proposals, the portfolio has the ability to promote the development of the student from the perspective of education that meets the multiple aspects of human development in its dimensions, in particular: the intellectual, the artistic, the affective, the social and cultural. Therefore, the present work was constituted through qualitative research in scientific publications about the portfolio as an evaluative educational instrument. It is concluded that it has been better used, as an evaluative proposal, in the health area and, in this case, in higher education. However, we also found interesting experiences in basic education. Initially, it seems to be a difficult instrument to build, but as the school community gets used to its way, the results are promising in the sense of conceiving a critical subject, made up of the multiple dimensions of human development, and that can incite students to understand their place in a society that is constantly changing.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luna Junior, Claudio Luiz2023-07-03T11:55:31Z2023-07-03T11:55:31Z2023-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:01:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244305Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:32:14.074080Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios Portfolio and evaluation: conceptions, contributions and challenges |
title |
Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios |
spellingShingle |
Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios Luna Junior, Claudio Luiz Portfólio Portfólio avaliativo Portfólio e educação Avaliação formativa Portfolio Evaluative portfolio Portfolio and education Formative evaluation |
title_short |
Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios |
title_full |
Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios |
title_fullStr |
Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios |
title_full_unstemmed |
Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios |
title_sort |
Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios |
author |
Luna Junior, Claudio Luiz |
author_facet |
Luna Junior, Claudio Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luna Junior, Claudio Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portfólio Portfólio avaliativo Portfólio e educação Avaliação formativa Portfolio Evaluative portfolio Portfolio and education Formative evaluation |
topic |
Portfólio Portfólio avaliativo Portfólio e educação Avaliação formativa Portfolio Evaluative portfolio Portfolio and education Formative evaluation |
description |
O portfólio é um instrumento/procedimento que trabalha na perspectiva da avaliação formativa. Sua aplicação é dinâmica e exige um exercício de reflexão contínua por parte dos envolvidos no processo educacional avaliativo. Por meio das propostas específicas de construção, o portfólio tem a capacidade de promover o desenvolvimento do educando na perspectiva de educação que atenda os múltiplos aspectos de desenvolvimento humano em suas dimensões, em especial: a intelectual, a artística, a afetiva, a social e cultural. Diante disso, o presente trabalho se constituiu por meio da investigação qualitativa em publicações científicas sobre o portfólio enquanto instrumento educacional avaliativo. Conclui-se que ele vem sendo melhor aproveitado, enquanto proposta avaliativa, na área da saúde e, nesse caso, no ensino superior. Entretanto, encontramos experiências interessantes também, na educação básica. Inicialmente, parece ser um instrumento difícil de ser construído, mas à medida que a comunidade escolar vai se habituando à sua maneira, os resultados são promissores no sentido de conceber um sujeito crítico, constituído das diversas dimensões da formação humana, e que pode incitar os alunos à compreensão do seu lugar em uma sociedade em constante transformação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-03T11:55:31Z 2023-07-03T11:55:31Z 2023-06-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244305 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128244057112576 |