Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2281 |
Resumo: | O ensaio apresenta reflexões teóricas sobre os usos e as apropriações das avaliações em larga escala a partir da produção científica brasileira sobre a temática em questão. Evidencia-se as tensões teóricas e epistemológicas presentes nessas produções, ressaltando as dicotomias e o maniqueísmo decorrentes desse conflito; aponta-se esquemas teóricos criados para compreender os confrontos existentes no campo da avaliação que no fundo são de natureza epistemológica; e defende-se a necessidade de abordagens mais abrangentes que permitam compreender a existência das avaliações externas, os usos de seus resultados e o surgimento de boas práticas para o sucesso escolar no contexto de um conjunto de estratégias voltadas para a garantia do direito à aprendizagem e a construção de uma escola eficaz. |
id |
CESGRAN-1_4ca909858f848ce708b8fc7600f3edba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2281 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicasAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas EducacionaisO ensaio apresenta reflexões teóricas sobre os usos e as apropriações das avaliações em larga escala a partir da produção científica brasileira sobre a temática em questão. Evidencia-se as tensões teóricas e epistemológicas presentes nessas produções, ressaltando as dicotomias e o maniqueísmo decorrentes desse conflito; aponta-se esquemas teóricos criados para compreender os confrontos existentes no campo da avaliação que no fundo são de natureza epistemológica; e defende-se a necessidade de abordagens mais abrangentes que permitam compreender a existência das avaliações externas, os usos de seus resultados e o surgimento de boas práticas para o sucesso escolar no contexto de um conjunto de estratégias voltadas para a garantia do direito à aprendizagem e a construção de uma escola eficaz.Fundação CesgranrioCalderón, Adolfo-IgnacioBorges, Regilson Maciel2020-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/228110.22347/2175-2753v12i34.2281Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 28-582175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2281/pdfBrasilDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T20:02:38Zoai:ojs.localhost:article/2281Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-05T20:02:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
title |
Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
spellingShingle |
Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas Calderón, Adolfo-Ignacio Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais |
title_short |
Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
title_full |
Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
title_fullStr |
Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
title_full_unstemmed |
Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
title_sort |
Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
author |
Calderón, Adolfo-Ignacio |
author_facet |
Calderón, Adolfo-Ignacio Borges, Regilson Maciel |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Regilson Maciel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calderón, Adolfo-Ignacio Borges, Regilson Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais |
topic |
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais |
description |
O ensaio apresenta reflexões teóricas sobre os usos e as apropriações das avaliações em larga escala a partir da produção científica brasileira sobre a temática em questão. Evidencia-se as tensões teóricas e epistemológicas presentes nessas produções, ressaltando as dicotomias e o maniqueísmo decorrentes desse conflito; aponta-se esquemas teóricos criados para compreender os confrontos existentes no campo da avaliação que no fundo são de natureza epistemológica; e defende-se a necessidade de abordagens mais abrangentes que permitam compreender a existência das avaliações externas, os usos de seus resultados e o surgimento de boas práticas para o sucesso escolar no contexto de um conjunto de estratégias voltadas para a garantia do direito à aprendizagem e a construção de uma escola eficaz. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2281 10.22347/2175-2753v12i34.2281 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2281 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v12i34.2281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2281/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 28-58 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672783216640 |