Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Andrea Carla
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Maria Amelia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160
Resumo: O objetivo foi caracterizar os efeitos de uma proposta de consultoria colaborativa na perspectiva dos professores do ensino público. Participaram tres professores, todas do genero feminino de uma escola da rede de ensino pública estadual do interior do Estado de Sao Paulo. Os professores responderam um questionario de trinta e duas questoes referente aos temas desenvolvidos: leitura e escrita, matematica e comportamento em sala de aula, tendo que indicar se os alunos-alvo pioraram, mantiveram, melhoraram e melhoraram muito. Nas tres tematicas o predominio do criterio: mantiveram seguido do criterio- melhoraram. Os resultados foram satisfatorios, mesmo o programa sendo desenvolvido durante um tempo reduzido, pois sabe-se que para o desenvolvimento efetivo de determinados conteúdos, as atividades devem ser orientadas durante um tempo maior. No entanto, quando ha atividades direcionadas à necessidades academicas e comportamentais das criancas podemos observar avancos significativos.
id CESGRAN-1_4eb286af084c99e207d8b9339f745a90
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/160
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos ProfessoresAvaliação; Professores; AprendizagemConsultoria colaborativa; Professores; Escola públicaO objetivo foi caracterizar os efeitos de uma proposta de consultoria colaborativa na perspectiva dos professores do ensino público. Participaram tres professores, todas do genero feminino de uma escola da rede de ensino pública estadual do interior do Estado de Sao Paulo. Os professores responderam um questionario de trinta e duas questoes referente aos temas desenvolvidos: leitura e escrita, matematica e comportamento em sala de aula, tendo que indicar se os alunos-alvo pioraram, mantiveram, melhoraram e melhoraram muito. Nas tres tematicas o predominio do criterio: mantiveram seguido do criterio- melhoraram. Os resultados foram satisfatorios, mesmo o programa sendo desenvolvido durante um tempo reduzido, pois sabe-se que para o desenvolvimento efetivo de determinados conteúdos, as atividades devem ser orientadas durante um tempo maior. No entanto, quando ha atividades direcionadas à necessidades academicas e comportamentais das criancas podemos observar avancos significativos.Fundação CesgranrioFAPESPMachado, Andrea CarlaAlmeida, Maria Amelia2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/16010.22347/2175-2753v6i18.160Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 18 (2014): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 222-2392175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160/pdf_AmericasDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T16:08:29Zoai:ojs.localhost:article/160Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T16:08:29Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores
title Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores
spellingShingle Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores
Machado, Andrea Carla
Avaliação; Professores; Aprendizagem
Consultoria colaborativa; Professores; Escola pública
title_short Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores
title_full Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores
title_fullStr Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores
title_full_unstemmed Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores
title_sort Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores
author Machado, Andrea Carla
author_facet Machado, Andrea Carla
Almeida, Maria Amelia
author_role author
author2 Almeida, Maria Amelia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Andrea Carla
Almeida, Maria Amelia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Professores; Aprendizagem
Consultoria colaborativa; Professores; Escola pública
topic Avaliação; Professores; Aprendizagem
Consultoria colaborativa; Professores; Escola pública
description O objetivo foi caracterizar os efeitos de uma proposta de consultoria colaborativa na perspectiva dos professores do ensino público. Participaram tres professores, todas do genero feminino de uma escola da rede de ensino pública estadual do interior do Estado de Sao Paulo. Os professores responderam um questionario de trinta e duas questoes referente aos temas desenvolvidos: leitura e escrita, matematica e comportamento em sala de aula, tendo que indicar se os alunos-alvo pioraram, mantiveram, melhoraram e melhoraram muito. Nas tres tematicas o predominio do criterio: mantiveram seguido do criterio- melhoraram. Os resultados foram satisfatorios, mesmo o programa sendo desenvolvido durante um tempo reduzido, pois sabe-se que para o desenvolvimento efetivo de determinados conteúdos, as atividades devem ser orientadas durante um tempo maior. No entanto, quando ha atividades direcionadas à necessidades academicas e comportamentais das criancas podemos observar avancos significativos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160
10.22347/2175-2753v6i18.160
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v6i18.160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160/pdf_
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 18 (2014): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 222-239
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671868858368