Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160 |
Resumo: | O objetivo foi caracterizar os efeitos de uma proposta de consultoria colaborativa na perspectiva dos professores do ensino público. Participaram tres professores, todas do genero feminino de uma escola da rede de ensino pública estadual do interior do Estado de Sao Paulo. Os professores responderam um questionario de trinta e duas questoes referente aos temas desenvolvidos: leitura e escrita, matematica e comportamento em sala de aula, tendo que indicar se os alunos-alvo pioraram, mantiveram, melhoraram e melhoraram muito. Nas tres tematicas o predominio do criterio: mantiveram seguido do criterio- melhoraram. Os resultados foram satisfatorios, mesmo o programa sendo desenvolvido durante um tempo reduzido, pois sabe-se que para o desenvolvimento efetivo de determinados conteúdos, as atividades devem ser orientadas durante um tempo maior. No entanto, quando ha atividades direcionadas à necessidades academicas e comportamentais das criancas podemos observar avancos significativos. |
id |
CESGRAN-1_4eb286af084c99e207d8b9339f745a90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/160 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos ProfessoresAvaliação; Professores; AprendizagemConsultoria colaborativa; Professores; Escola públicaO objetivo foi caracterizar os efeitos de uma proposta de consultoria colaborativa na perspectiva dos professores do ensino público. Participaram tres professores, todas do genero feminino de uma escola da rede de ensino pública estadual do interior do Estado de Sao Paulo. Os professores responderam um questionario de trinta e duas questoes referente aos temas desenvolvidos: leitura e escrita, matematica e comportamento em sala de aula, tendo que indicar se os alunos-alvo pioraram, mantiveram, melhoraram e melhoraram muito. Nas tres tematicas o predominio do criterio: mantiveram seguido do criterio- melhoraram. Os resultados foram satisfatorios, mesmo o programa sendo desenvolvido durante um tempo reduzido, pois sabe-se que para o desenvolvimento efetivo de determinados conteúdos, as atividades devem ser orientadas durante um tempo maior. No entanto, quando ha atividades direcionadas à necessidades academicas e comportamentais das criancas podemos observar avancos significativos.Fundação CesgranrioFAPESPMachado, Andrea CarlaAlmeida, Maria Amelia2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/16010.22347/2175-2753v6i18.160Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 18 (2014): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 222-2392175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160/pdf_AmericasDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T16:08:29Zoai:ojs.localhost:article/160Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T16:08:29Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores |
title |
Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores |
spellingShingle |
Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores Machado, Andrea Carla Avaliação; Professores; Aprendizagem Consultoria colaborativa; Professores; Escola pública |
title_short |
Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores |
title_full |
Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores |
title_fullStr |
Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores |
title_full_unstemmed |
Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores |
title_sort |
Efeitos de uma Proposta de Consultoria Colaborativa na Perspectiva dos Professores |
author |
Machado, Andrea Carla |
author_facet |
Machado, Andrea Carla Almeida, Maria Amelia |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Maria Amelia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Andrea Carla Almeida, Maria Amelia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Professores; Aprendizagem Consultoria colaborativa; Professores; Escola pública |
topic |
Avaliação; Professores; Aprendizagem Consultoria colaborativa; Professores; Escola pública |
description |
O objetivo foi caracterizar os efeitos de uma proposta de consultoria colaborativa na perspectiva dos professores do ensino público. Participaram tres professores, todas do genero feminino de uma escola da rede de ensino pública estadual do interior do Estado de Sao Paulo. Os professores responderam um questionario de trinta e duas questoes referente aos temas desenvolvidos: leitura e escrita, matematica e comportamento em sala de aula, tendo que indicar se os alunos-alvo pioraram, mantiveram, melhoraram e melhoraram muito. Nas tres tematicas o predominio do criterio: mantiveram seguido do criterio- melhoraram. Os resultados foram satisfatorios, mesmo o programa sendo desenvolvido durante um tempo reduzido, pois sabe-se que para o desenvolvimento efetivo de determinados conteúdos, as atividades devem ser orientadas durante um tempo maior. No entanto, quando ha atividades direcionadas à necessidades academicas e comportamentais das criancas podemos observar avancos significativos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160 10.22347/2175-2753v6i18.160 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v6i18.160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/160/pdf_ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 18 (2014): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 222-239 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671868858368 |