Escala SIS-C e consultoria colaborativa: subsídios para o trabalho com crianças com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sigolo, Juliana Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252750
http://lattes.cnpq.br/6805742787204026
https://orcid.org/0000-0003-1562-0440
Resumo: Nas últimas décadas, o cenário educacional brasileiro passou por importantes transformações, possibilitando avanços no pensar e no fazer educacional. A inclusão de estudantes com deficiência intelectual (DI) no ambiente escolar é reflexo destas transformações, representando um ganho aos direitos da pessoa com DI. Este estudo teve como objetivos: i) Identificar, por meio da escala SIS-C, as áreas que necessitam de apoio, necessárias para inclusão e desenvolvimento de estudantes com DI; ii) Investigar a percepção dos professores sobre consultoria colaborativa para o desenvolvimento de planos educacionais individuais que melhor atendam o estudante com DI. Duas escolas e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Bauru-SP e 39 estudantes participaram desta pesquisa, a qual foi dividida em dois estudos, a saber, Estudo 1 – fase 1, identificação de estudantes com DI, em duas escolas públicas (E1 e E2); Estudo 1 – fase 2, aplicação da escala SIS-C para verificar os níveis de apoio dos estudantes da E1, E2 e da APAE e; Estudo 2 – consultoria colaborativa com os professores da E2. A análise dos dados foi realizada de maneira qualitativa descritiva, considerando-se os critérios de correção previstos na escala. Os estudantes participantes do estudo apresentaram alguma necessidade de apoio significativa no domínio da área acadêmica e de auto advocacia, identificados pela escala SIS-C. Já sobre a consultoria colaborativa, os professores a avaliaram de maneira positiva.
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