A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calha, Antonio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1215
Resumo: Em Portugal os processos de reconhecimento, validação e certificação de competencias (RVCC) adotaram o Portfolio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) como instrumento de identificação de competencias adquiridas nos diferentes contextos de vida. E atraves da construção do PRA que cada adulto evidencia as aprendizagens que realizou ao longo da vida e as competencias que delas decorreram. Dada a natureza dos processos RVCC a construção do PRA assenta em metodologias de balanco de competencias e na abordagem autobiografica. E atraves dos materiais que o adulto produz e que colige, de forma contextualizada e critica, que se validam e certificam as competencias. Propomos neste artigo analisar as especificidades inerentes à produção da narrativa autobiografica nos processos RVCC. Importa-nos, sobretudo, perceber a forma como a narrativa autobiografica contida nos Portefolios e determinada pela subjetividade do narrador e pelo trabalho desenvolvido com os tecnicos que acompanham os candidatos à certificação escolar. Para fazer face a estes objetivos serao apresentados os resultados da analise de quatro entrevistas (semi-estruradas na sua preparação e semi-diretivas na sua aplicação) realizadas a Profissionais de Reconhecimento Validação e Certificação de Competencias bem como de um corpus analitico constituido por cem autobiografias realizadas no âmbito do processo RVCC.
id CESGRAN-1_55bb3089cad71f3f55cab5edbefd8a84
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1215
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias EscolaresEm Portugal os processos de reconhecimento, validação e certificação de competencias (RVCC) adotaram o Portfolio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) como instrumento de identificação de competencias adquiridas nos diferentes contextos de vida. E atraves da construção do PRA que cada adulto evidencia as aprendizagens que realizou ao longo da vida e as competencias que delas decorreram. Dada a natureza dos processos RVCC a construção do PRA assenta em metodologias de balanco de competencias e na abordagem autobiografica. E atraves dos materiais que o adulto produz e que colige, de forma contextualizada e critica, que se validam e certificam as competencias. Propomos neste artigo analisar as especificidades inerentes à produção da narrativa autobiografica nos processos RVCC. Importa-nos, sobretudo, perceber a forma como a narrativa autobiografica contida nos Portefolios e determinada pela subjetividade do narrador e pelo trabalho desenvolvido com os tecnicos que acompanham os candidatos à certificação escolar. Para fazer face a estes objetivos serao apresentados os resultados da analise de quatro entrevistas (semi-estruradas na sua preparação e semi-diretivas na sua aplicação) realizadas a Profissionais de Reconhecimento Validação e Certificação de Competencias bem como de um corpus analitico constituido por cem autobiografias realizadas no âmbito do processo RVCC.Fundação CesgranrioCalha, Antonio2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121510.22347/2175-2753v9i25.1215Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 25 (2017): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 65-892175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1215/pdfDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T16:14:38Zoai:ojs.localhost:article/1215Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T16:14:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares
title A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares
spellingShingle A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares
Calha, Antonio
title_short A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares
title_full A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares
title_fullStr A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares
title_full_unstemmed A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares
title_sort A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares
author Calha, Antonio
author_facet Calha, Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Calha, Antonio
dc.subject.none.fl_str_mv
description Em Portugal os processos de reconhecimento, validação e certificação de competencias (RVCC) adotaram o Portfolio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) como instrumento de identificação de competencias adquiridas nos diferentes contextos de vida. E atraves da construção do PRA que cada adulto evidencia as aprendizagens que realizou ao longo da vida e as competencias que delas decorreram. Dada a natureza dos processos RVCC a construção do PRA assenta em metodologias de balanco de competencias e na abordagem autobiografica. E atraves dos materiais que o adulto produz e que colige, de forma contextualizada e critica, que se validam e certificam as competencias. Propomos neste artigo analisar as especificidades inerentes à produção da narrativa autobiografica nos processos RVCC. Importa-nos, sobretudo, perceber a forma como a narrativa autobiografica contida nos Portefolios e determinada pela subjetividade do narrador e pelo trabalho desenvolvido com os tecnicos que acompanham os candidatos à certificação escolar. Para fazer face a estes objetivos serao apresentados os resultados da analise de quatro entrevistas (semi-estruradas na sua preparação e semi-diretivas na sua aplicação) realizadas a Profissionais de Reconhecimento Validação e Certificação de Competencias bem como de um corpus analitico constituido por cem autobiografias realizadas no âmbito do processo RVCC.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1215
10.22347/2175-2753v9i25.1215
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1215
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v9i25.1215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1215/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 25 (2017): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 65-89
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671877246976