A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1215 |
Resumo: | Em Portugal os processos de reconhecimento, validação e certificação de competencias (RVCC) adotaram o Portfolio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) como instrumento de identificação de competencias adquiridas nos diferentes contextos de vida. E atraves da construção do PRA que cada adulto evidencia as aprendizagens que realizou ao longo da vida e as competencias que delas decorreram. Dada a natureza dos processos RVCC a construção do PRA assenta em metodologias de balanco de competencias e na abordagem autobiografica. E atraves dos materiais que o adulto produz e que colige, de forma contextualizada e critica, que se validam e certificam as competencias. Propomos neste artigo analisar as especificidades inerentes à produção da narrativa autobiografica nos processos RVCC. Importa-nos, sobretudo, perceber a forma como a narrativa autobiografica contida nos Portefolios e determinada pela subjetividade do narrador e pelo trabalho desenvolvido com os tecnicos que acompanham os candidatos à certificação escolar. Para fazer face a estes objetivos serao apresentados os resultados da analise de quatro entrevistas (semi-estruradas na sua preparação e semi-diretivas na sua aplicação) realizadas a Profissionais de Reconhecimento Validação e Certificação de Competencias bem como de um corpus analitico constituido por cem autobiografias realizadas no âmbito do processo RVCC. |
id |
CESGRAN-1_55bb3089cad71f3f55cab5edbefd8a84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1215 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias EscolaresEm Portugal os processos de reconhecimento, validação e certificação de competencias (RVCC) adotaram o Portfolio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) como instrumento de identificação de competencias adquiridas nos diferentes contextos de vida. E atraves da construção do PRA que cada adulto evidencia as aprendizagens que realizou ao longo da vida e as competencias que delas decorreram. Dada a natureza dos processos RVCC a construção do PRA assenta em metodologias de balanco de competencias e na abordagem autobiografica. E atraves dos materiais que o adulto produz e que colige, de forma contextualizada e critica, que se validam e certificam as competencias. Propomos neste artigo analisar as especificidades inerentes à produção da narrativa autobiografica nos processos RVCC. Importa-nos, sobretudo, perceber a forma como a narrativa autobiografica contida nos Portefolios e determinada pela subjetividade do narrador e pelo trabalho desenvolvido com os tecnicos que acompanham os candidatos à certificação escolar. Para fazer face a estes objetivos serao apresentados os resultados da analise de quatro entrevistas (semi-estruradas na sua preparação e semi-diretivas na sua aplicação) realizadas a Profissionais de Reconhecimento Validação e Certificação de Competencias bem como de um corpus analitico constituido por cem autobiografias realizadas no âmbito do processo RVCC.Fundação CesgranrioCalha, Antonio2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121510.22347/2175-2753v9i25.1215Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 25 (2017): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 65-892175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1215/pdfDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T16:14:38Zoai:ojs.localhost:article/1215Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T16:14:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares |
title |
A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares |
spellingShingle |
A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares Calha, Antonio |
title_short |
A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares |
title_full |
A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares |
title_fullStr |
A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares |
title_full_unstemmed |
A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares |
title_sort |
A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares |
author |
Calha, Antonio |
author_facet |
Calha, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calha, Antonio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Em Portugal os processos de reconhecimento, validação e certificação de competencias (RVCC) adotaram o Portfolio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) como instrumento de identificação de competencias adquiridas nos diferentes contextos de vida. E atraves da construção do PRA que cada adulto evidencia as aprendizagens que realizou ao longo da vida e as competencias que delas decorreram. Dada a natureza dos processos RVCC a construção do PRA assenta em metodologias de balanco de competencias e na abordagem autobiografica. E atraves dos materiais que o adulto produz e que colige, de forma contextualizada e critica, que se validam e certificam as competencias. Propomos neste artigo analisar as especificidades inerentes à produção da narrativa autobiografica nos processos RVCC. Importa-nos, sobretudo, perceber a forma como a narrativa autobiografica contida nos Portefolios e determinada pela subjetividade do narrador e pelo trabalho desenvolvido com os tecnicos que acompanham os candidatos à certificação escolar. Para fazer face a estes objetivos serao apresentados os resultados da analise de quatro entrevistas (semi-estruradas na sua preparação e semi-diretivas na sua aplicação) realizadas a Profissionais de Reconhecimento Validação e Certificação de Competencias bem como de um corpus analitico constituido por cem autobiografias realizadas no âmbito do processo RVCC. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1215 10.22347/2175-2753v9i25.1215 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1215 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v9i25.1215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1215/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 25 (2017): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 65-89 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671877246976 |