A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1138 |
Resumo: | Foi aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) com vigencia ate 2024. Este plano decenal deve nortear as politicas educacionais durante o tempo em que estiver em vigor e por isso e um importante retrato das expectativas em relação à educação. Diante disso, observou-se que tanto no corpo da Lei 13.005/14, quanto em suas metas e estrategias, ha grande valorização das avaliações governamentais como instrumentos de afericao da qualidade da educação. No entanto, isso nao se restringe ao Plano, uma vez que, por meio do mapeamento das iniciativas dos entes federados em prol do atendimento às proposicoes presentes no PNE, identíficou-se um movimento continuo em torno do aprimoramento e ampliação dos sistemas avaliativos educacionais de nosso pais. Destarte, buscamos analisar as principais estrategias do PNE com foco na avaliação, destacando os programas e legislacoes que atendem as mesmas e ressaltando assim, a tendencia atual de hipervalorização dos processos avaliativos governamentais. |
id |
CESGRAN-1_5b564168f424a93ae7dd724a5c48e4c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1138 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)Avaliação; Educação; Plano Nacional de EducaçãoFoi aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) com vigencia ate 2024. Este plano decenal deve nortear as politicas educacionais durante o tempo em que estiver em vigor e por isso e um importante retrato das expectativas em relação à educação. Diante disso, observou-se que tanto no corpo da Lei 13.005/14, quanto em suas metas e estrategias, ha grande valorização das avaliações governamentais como instrumentos de afericao da qualidade da educação. No entanto, isso nao se restringe ao Plano, uma vez que, por meio do mapeamento das iniciativas dos entes federados em prol do atendimento às proposicoes presentes no PNE, identíficou-se um movimento continuo em torno do aprimoramento e ampliação dos sistemas avaliativos educacionais de nosso pais. Destarte, buscamos analisar as principais estrategias do PNE com foco na avaliação, destacando os programas e legislacoes que atendem as mesmas e ressaltando assim, a tendencia atual de hipervalorização dos processos avaliativos governamentais.Fundação CesgranrioAndrade Ferreira, Livia2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/113810.22347/2175-2753v8i24.1138Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 410 - 4392175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1138/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T13:52:04Zoai:ojs.localhost:article/1138Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T13:52:04Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
title |
A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
spellingShingle |
A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024) Andrade Ferreira, Livia Avaliação; Educação; Plano Nacional de Educação |
title_short |
A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
title_full |
A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
title_fullStr |
A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
title_full_unstemmed |
A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
title_sort |
A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
author |
Andrade Ferreira, Livia |
author_facet |
Andrade Ferreira, Livia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade Ferreira, Livia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação; Plano Nacional de Educação |
topic |
Avaliação; Educação; Plano Nacional de Educação |
description |
Foi aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) com vigencia ate 2024. Este plano decenal deve nortear as politicas educacionais durante o tempo em que estiver em vigor e por isso e um importante retrato das expectativas em relação à educação. Diante disso, observou-se que tanto no corpo da Lei 13.005/14, quanto em suas metas e estrategias, ha grande valorização das avaliações governamentais como instrumentos de afericao da qualidade da educação. No entanto, isso nao se restringe ao Plano, uma vez que, por meio do mapeamento das iniciativas dos entes federados em prol do atendimento às proposicoes presentes no PNE, identíficou-se um movimento continuo em torno do aprimoramento e ampliação dos sistemas avaliativos educacionais de nosso pais. Destarte, buscamos analisar as principais estrategias do PNE com foco na avaliação, destacando os programas e legislacoes que atendem as mesmas e ressaltando assim, a tendencia atual de hipervalorização dos processos avaliativos governamentais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1138 10.22347/2175-2753v8i24.1138 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1138 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v8i24.1138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1138/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 410 - 439 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672230617088 |