A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade Ferreira, Livia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1138
Resumo: Foi aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) com vigencia ate 2024. Este plano decenal deve nortear as politicas educacionais durante o tempo em que estiver em vigor e por isso e um importante retrato das expectativas em relação à educação. Diante disso, observou-se que tanto no corpo da Lei 13.005/14, quanto em suas metas e estrategias, ha grande valorização das avaliações governamentais como instrumentos de afericao da qualidade da educação. No entanto, isso nao se restringe ao Plano, uma vez que, por meio do mapeamento das iniciativas dos entes federados em prol do atendimento às proposicoes presentes no PNE, identíficou-se um movimento continuo em torno do aprimoramento e ampliação dos sistemas avaliativos educacionais de nosso pais. Destarte, buscamos analisar as principais estrategias do PNE com foco na avaliação, destacando os programas e legislacoes que atendem as mesmas e ressaltando assim, a tendencia atual de hipervalorização dos processos avaliativos governamentais.
id CESGRAN-1_5b564168f424a93ae7dd724a5c48e4c2
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1138
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)Avaliação; Educação; Plano Nacional de EducaçãoFoi aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) com vigencia ate 2024. Este plano decenal deve nortear as politicas educacionais durante o tempo em que estiver em vigor e por isso e um importante retrato das expectativas em relação à educação. Diante disso, observou-se que tanto no corpo da Lei 13.005/14, quanto em suas metas e estrategias, ha grande valorização das avaliações governamentais como instrumentos de afericao da qualidade da educação. No entanto, isso nao se restringe ao Plano, uma vez que, por meio do mapeamento das iniciativas dos entes federados em prol do atendimento às proposicoes presentes no PNE, identíficou-se um movimento continuo em torno do aprimoramento e ampliação dos sistemas avaliativos educacionais de nosso pais. Destarte, buscamos analisar as principais estrategias do PNE com foco na avaliação, destacando os programas e legislacoes que atendem as mesmas e ressaltando assim, a tendencia atual de hipervalorização dos processos avaliativos governamentais.Fundação CesgranrioAndrade Ferreira, Livia2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/113810.22347/2175-2753v8i24.1138Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 410 - 4392175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1138/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T13:52:04Zoai:ojs.localhost:article/1138Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T13:52:04Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)
title A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)
spellingShingle A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)
Andrade Ferreira, Livia
Avaliação; Educação; Plano Nacional de Educação
title_short A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)
title_full A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)
title_fullStr A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)
title_full_unstemmed A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)
title_sort A Avaliação no Plano Nacional de Educação (2014-2024)
author Andrade Ferreira, Livia
author_facet Andrade Ferreira, Livia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade Ferreira, Livia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação; Plano Nacional de Educação
topic Avaliação; Educação; Plano Nacional de Educação
description Foi aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) com vigencia ate 2024. Este plano decenal deve nortear as politicas educacionais durante o tempo em que estiver em vigor e por isso e um importante retrato das expectativas em relação à educação. Diante disso, observou-se que tanto no corpo da Lei 13.005/14, quanto em suas metas e estrategias, ha grande valorização das avaliações governamentais como instrumentos de afericao da qualidade da educação. No entanto, isso nao se restringe ao Plano, uma vez que, por meio do mapeamento das iniciativas dos entes federados em prol do atendimento às proposicoes presentes no PNE, identíficou-se um movimento continuo em torno do aprimoramento e ampliação dos sistemas avaliativos educacionais de nosso pais. Destarte, buscamos analisar as principais estrategias do PNE com foco na avaliação, destacando os programas e legislacoes que atendem as mesmas e ressaltando assim, a tendencia atual de hipervalorização dos processos avaliativos governamentais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1138
10.22347/2175-2753v8i24.1138
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1138
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v8i24.1138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1138/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 410 - 439
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672230617088