Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1797 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma analise contextualizada dos desempenhos das escolas públicas brasileiras. Este tipo de analise permite conhecer em que condicoes as escolas chegaram aos resultados obtidos. Foi utilizada a Analise Envoltoria de Dados que possibilita verificar como os recursos disponiveis nas escolas influenciam seus resultados. Constatou-se que, quando se considera o ponto de partida das escolas, unidades em contextos socioeconômicos mais vulneraveis podem apresentar eficiencia similar ou ate superior a unidades em contextos socioeconômicos mais favoraveis. No entanto, escolas em contextos socioeconômicos mais favoraveis apresentam maior homogeneidade de resultados. A quantidade de horas-aulas diarias e a variavel definidora da eficiencia das escolas. Porem, escolas em contextos socioeconômicos mais vulneraveis possuem a maior quantidade de professores sem a formação adequada para as disciplinas que lecionam e oferecem menor número de horas-aulas diarias aos educandos. |
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