Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Joysi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Menezes, Daniel Teixeira de, Dias, Bruno Francisco Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1797
Resumo: Este artigo apresenta uma analise contextualizada dos desempenhos das escolas públicas brasileiras. Este tipo de analise permite conhecer em que condicoes as escolas chegaram aos resultados obtidos. Foi utilizada a Analise Envoltoria de Dados que possibilita verificar como os recursos disponiveis nas escolas influenciam seus resultados. Constatou-se que, quando se considera o ponto de partida das escolas, unidades em contextos socioeconômicos mais vulneraveis podem apresentar eficiencia similar ou ate superior a unidades em contextos socioeconômicos mais favoraveis. No entanto, escolas em contextos socioeconômicos mais favoraveis apresentam maior homogeneidade de resultados. A quantidade de horas-aulas diarias e a variavel definidora da eficiencia das escolas. Porem, escolas em contextos socioeconômicos mais vulneraveis possuem a maior quantidade de professores sem a formação adequada para as disciplinas que lecionam e oferecem menor número de horas-aulas diarias aos educandos.
id CESGRAN-1_64578496c0a65fb12a3e86a61e5d0741
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1797
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas BrasileirasAvaliação de desempenho das escolas; Educação Basica; Resultados contextualizadosEste artigo apresenta uma analise contextualizada dos desempenhos das escolas públicas brasileiras. Este tipo de analise permite conhecer em que condicoes as escolas chegaram aos resultados obtidos. Foi utilizada a Analise Envoltoria de Dados que possibilita verificar como os recursos disponiveis nas escolas influenciam seus resultados. Constatou-se que, quando se considera o ponto de partida das escolas, unidades em contextos socioeconômicos mais vulneraveis podem apresentar eficiencia similar ou ate superior a unidades em contextos socioeconômicos mais favoraveis. No entanto, escolas em contextos socioeconômicos mais favoraveis apresentam maior homogeneidade de resultados. A quantidade de horas-aulas diarias e a variavel definidora da eficiencia das escolas. Porem, escolas em contextos socioeconômicos mais vulneraveis possuem a maior quantidade de professores sem a formação adequada para as disciplinas que lecionam e oferecem menor número de horas-aulas diarias aos educandos.Fundação CesgranrioMoraes, JoysiMenezes, Daniel Teixeira deDias, Bruno Francisco Batista2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/179710.22347/2175-2753v11i31.1797Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 67-962175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1797/pdfBrasilCensoDireitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-15T20:34:38Zoai:ojs.localhost:article/1797Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-04-15T20:34:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras
title Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras
spellingShingle Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras
Moraes, Joysi
Avaliação de desempenho das escolas; Educação Basica; Resultados contextualizados
title_short Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras
title_full Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras
title_fullStr Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras
title_full_unstemmed Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras
title_sort Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras
author Moraes, Joysi
author_facet Moraes, Joysi
Menezes, Daniel Teixeira de
Dias, Bruno Francisco Batista
author_role author
author2 Menezes, Daniel Teixeira de
Dias, Bruno Francisco Batista
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Joysi
Menezes, Daniel Teixeira de
Dias, Bruno Francisco Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho das escolas; Educação Basica; Resultados contextualizados
topic Avaliação de desempenho das escolas; Educação Basica; Resultados contextualizados
description Este artigo apresenta uma analise contextualizada dos desempenhos das escolas públicas brasileiras. Este tipo de analise permite conhecer em que condicoes as escolas chegaram aos resultados obtidos. Foi utilizada a Analise Envoltoria de Dados que possibilita verificar como os recursos disponiveis nas escolas influenciam seus resultados. Constatou-se que, quando se considera o ponto de partida das escolas, unidades em contextos socioeconômicos mais vulneraveis podem apresentar eficiencia similar ou ate superior a unidades em contextos socioeconômicos mais favoraveis. No entanto, escolas em contextos socioeconômicos mais favoraveis apresentam maior homogeneidade de resultados. A quantidade de horas-aulas diarias e a variavel definidora da eficiencia das escolas. Porem, escolas em contextos socioeconômicos mais vulneraveis possuem a maior quantidade de professores sem a formação adequada para as disciplinas que lecionam e oferecem menor número de horas-aulas diarias aos educandos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1797
10.22347/2175-2753v11i31.1797
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1797
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v11i31.1797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1797/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil

Censo
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 67-96
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673111420928