Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Magna do Carmo Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Taveira, Andreza de Santana, Souza, Sara Leite de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018
Resumo: A pesquisa buscou investigar a concepcao dos professores e gestores sobre o instrumento Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e suas possiveis contribuicoes na organização da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. Os procedimentos adotados foram (i) a entrevista semiestruturada com 08 professoras do 3º ano do ciclo de alfabetização e as gestoras de suas escolas e (ii) a analise documental dos documentos oficiais da ANA. A analise revelou que os documentos norteadores da ANA adotam a perspectiva de avaliação formativa. Professores e gestores indicam perceber a prova enquanto instrumento diagnostico da situação escolar que contribui para a democratização do ensino. Porem, ficou evidenciado nao haver preparação para aplicação dessa avaliação. Apenas um pequeno percentual das gestoras diz ter feito este movimento na escola. Averiguou-se, ainda, que as professoras nao dominam os objetivos do instrumento avaliativo, apesar de ressaltarem a contribuicao do instrumento para a sua pratica.
id CESGRAN-1_69ac8a5307e03511a2ed84595356b5d2
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1018
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e ProfessoresAvaliação da alfabetização e Linguagem; Avaliação da Aprendizagem: EducaçãoA pesquisa buscou investigar a concepcao dos professores e gestores sobre o instrumento Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e suas possiveis contribuicoes na organização da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. Os procedimentos adotados foram (i) a entrevista semiestruturada com 08 professoras do 3º ano do ciclo de alfabetização e as gestoras de suas escolas e (ii) a analise documental dos documentos oficiais da ANA. A analise revelou que os documentos norteadores da ANA adotam a perspectiva de avaliação formativa. Professores e gestores indicam perceber a prova enquanto instrumento diagnostico da situação escolar que contribui para a democratização do ensino. Porem, ficou evidenciado nao haver preparação para aplicação dessa avaliação. Apenas um pequeno percentual das gestoras diz ter feito este movimento na escola. Averiguou-se, ainda, que as professoras nao dominam os objetivos do instrumento avaliativo, apesar de ressaltarem a contribuicao do instrumento para a sua pratica.Fundação CesgranrioCruz, Magna do Carmo SilvaTaveira, Andreza de SantanaSouza, Sara Leite de2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101810.22347/2175-2753v8i23.1018Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 23 (2016): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 183 - 2152175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018/pdf_1Americas; EuropaDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-25T19:53:03Zoai:ojs.localhost:article/1018Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-09-25T19:53:03Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores
title Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores
spellingShingle Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores
Cruz, Magna do Carmo Silva
Avaliação da alfabetização e Linguagem; Avaliação da Aprendizagem: Educação
title_short Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores
title_full Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores
title_fullStr Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores
title_full_unstemmed Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores
title_sort Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores
author Cruz, Magna do Carmo Silva
author_facet Cruz, Magna do Carmo Silva
Taveira, Andreza de Santana
Souza, Sara Leite de
author_role author
author2 Taveira, Andreza de Santana
Souza, Sara Leite de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Magna do Carmo Silva
Taveira, Andreza de Santana
Souza, Sara Leite de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da alfabetização e Linguagem; Avaliação da Aprendizagem: Educação
topic Avaliação da alfabetização e Linguagem; Avaliação da Aprendizagem: Educação
description A pesquisa buscou investigar a concepcao dos professores e gestores sobre o instrumento Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e suas possiveis contribuicoes na organização da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. Os procedimentos adotados foram (i) a entrevista semiestruturada com 08 professoras do 3º ano do ciclo de alfabetização e as gestoras de suas escolas e (ii) a analise documental dos documentos oficiais da ANA. A analise revelou que os documentos norteadores da ANA adotam a perspectiva de avaliação formativa. Professores e gestores indicam perceber a prova enquanto instrumento diagnostico da situação escolar que contribui para a democratização do ensino. Porem, ficou evidenciado nao haver preparação para aplicação dessa avaliação. Apenas um pequeno percentual das gestoras diz ter feito este movimento na escola. Averiguou-se, ainda, que as professoras nao dominam os objetivos do instrumento avaliativo, apesar de ressaltarem a contribuicao do instrumento para a sua pratica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018
10.22347/2175-2753v8i23.1018
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v8i23.1018
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas; Europa


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 23 (2016): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 183 - 215
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672248442880