Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018 |
Resumo: | A pesquisa buscou investigar a concepcao dos professores e gestores sobre o instrumento Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e suas possiveis contribuicoes na organização da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. Os procedimentos adotados foram (i) a entrevista semiestruturada com 08 professoras do 3º ano do ciclo de alfabetização e as gestoras de suas escolas e (ii) a analise documental dos documentos oficiais da ANA. A analise revelou que os documentos norteadores da ANA adotam a perspectiva de avaliação formativa. Professores e gestores indicam perceber a prova enquanto instrumento diagnostico da situação escolar que contribui para a democratização do ensino. Porem, ficou evidenciado nao haver preparação para aplicação dessa avaliação. Apenas um pequeno percentual das gestoras diz ter feito este movimento na escola. Averiguou-se, ainda, que as professoras nao dominam os objetivos do instrumento avaliativo, apesar de ressaltarem a contribuicao do instrumento para a sua pratica. |
id |
CESGRAN-1_69ac8a5307e03511a2ed84595356b5d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1018 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e ProfessoresAvaliação da alfabetização e Linguagem; Avaliação da Aprendizagem: EducaçãoA pesquisa buscou investigar a concepcao dos professores e gestores sobre o instrumento Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e suas possiveis contribuicoes na organização da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. Os procedimentos adotados foram (i) a entrevista semiestruturada com 08 professoras do 3º ano do ciclo de alfabetização e as gestoras de suas escolas e (ii) a analise documental dos documentos oficiais da ANA. A analise revelou que os documentos norteadores da ANA adotam a perspectiva de avaliação formativa. Professores e gestores indicam perceber a prova enquanto instrumento diagnostico da situação escolar que contribui para a democratização do ensino. Porem, ficou evidenciado nao haver preparação para aplicação dessa avaliação. Apenas um pequeno percentual das gestoras diz ter feito este movimento na escola. Averiguou-se, ainda, que as professoras nao dominam os objetivos do instrumento avaliativo, apesar de ressaltarem a contribuicao do instrumento para a sua pratica.Fundação CesgranrioCruz, Magna do Carmo SilvaTaveira, Andreza de SantanaSouza, Sara Leite de2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101810.22347/2175-2753v8i23.1018Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 23 (2016): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 183 - 2152175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018/pdf_1Americas; EuropaDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-25T19:53:03Zoai:ojs.localhost:article/1018Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-09-25T19:53:03Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores |
title |
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores |
spellingShingle |
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores Cruz, Magna do Carmo Silva Avaliação da alfabetização e Linguagem; Avaliação da Aprendizagem: Educação |
title_short |
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores |
title_full |
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores |
title_fullStr |
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores |
title_full_unstemmed |
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores |
title_sort |
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores |
author |
Cruz, Magna do Carmo Silva |
author_facet |
Cruz, Magna do Carmo Silva Taveira, Andreza de Santana Souza, Sara Leite de |
author_role |
author |
author2 |
Taveira, Andreza de Santana Souza, Sara Leite de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Magna do Carmo Silva Taveira, Andreza de Santana Souza, Sara Leite de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da alfabetização e Linguagem; Avaliação da Aprendizagem: Educação |
topic |
Avaliação da alfabetização e Linguagem; Avaliação da Aprendizagem: Educação |
description |
A pesquisa buscou investigar a concepcao dos professores e gestores sobre o instrumento Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e suas possiveis contribuicoes na organização da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. Os procedimentos adotados foram (i) a entrevista semiestruturada com 08 professoras do 3º ano do ciclo de alfabetização e as gestoras de suas escolas e (ii) a analise documental dos documentos oficiais da ANA. A analise revelou que os documentos norteadores da ANA adotam a perspectiva de avaliação formativa. Professores e gestores indicam perceber a prova enquanto instrumento diagnostico da situação escolar que contribui para a democratização do ensino. Porem, ficou evidenciado nao haver preparação para aplicação dessa avaliação. Apenas um pequeno percentual das gestoras diz ter feito este movimento na escola. Averiguou-se, ainda, que as professoras nao dominam os objetivos do instrumento avaliativo, apesar de ressaltarem a contribuicao do instrumento para a sua pratica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018 10.22347/2175-2753v8i23.1018 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v8i23.1018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1018/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas; Europa |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 23 (2016): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 183 - 215 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672248442880 |