Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237253 |
Resumo: | Partindo do pressuposto da avaliação em larga escala como instrumento de mensuração da qualidade da educação ofertada nas escolas públicas, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar a Avaliação Nacional da Alfabetização. A busca por informações se deu através da consulta as Legislações e Documentos que norteiam e embasam a aplicação de avaliações como a Avaliação Nacional da Alfabetização, assim como uma revisão bibliográfica sobre as avaliações educacionais, as avaliações externas, e a avaliação nacional da alfabetização nas plataformas CAPES e Scielo. Além disso, foi feito um estudo dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), buscando identificar as potencialidades e limites para uma efetiva gestão dos resultados e diagnóstico do panorama da educação básica no Brasil, com ênfase no ciclo de alfabetização, que se encerra no 3º ano do ensino fundamental. A partir desses estudos nota-se uma real urgência de pensar os resultados das avaliações e suas implicações dentro do cotidiano escolar. |
id |
UNSP_bb9fa879e1d76a04ccb832f6c6c8bd45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/237253 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultadosNational Literacy Assessment: an analysis of the resultsAvaliação educacionalAvaliação externaAvaliação Nacional da AlfabetizaçãoPartindo do pressuposto da avaliação em larga escala como instrumento de mensuração da qualidade da educação ofertada nas escolas públicas, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar a Avaliação Nacional da Alfabetização. A busca por informações se deu através da consulta as Legislações e Documentos que norteiam e embasam a aplicação de avaliações como a Avaliação Nacional da Alfabetização, assim como uma revisão bibliográfica sobre as avaliações educacionais, as avaliações externas, e a avaliação nacional da alfabetização nas plataformas CAPES e Scielo. Além disso, foi feito um estudo dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), buscando identificar as potencialidades e limites para uma efetiva gestão dos resultados e diagnóstico do panorama da educação básica no Brasil, com ênfase no ciclo de alfabetização, que se encerra no 3º ano do ensino fundamental. A partir desses estudos nota-se uma real urgência de pensar os resultados das avaliações e suas implicações dentro do cotidiano escolar.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Patrocinio, Maria Eduarda Piva Fernandes2022-10-27T17:25:08Z2022-10-27T17:25:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-14T06:06:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:53:23.377069Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultados National Literacy Assessment: an analysis of the results |
title |
Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultados |
spellingShingle |
Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultados Patrocinio, Maria Eduarda Piva Fernandes Avaliação educacional Avaliação externa Avaliação Nacional da Alfabetização |
title_short |
Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultados |
title_full |
Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultados |
title_fullStr |
Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultados |
title_full_unstemmed |
Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultados |
title_sort |
Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultados |
author |
Patrocinio, Maria Eduarda Piva Fernandes |
author_facet |
Patrocinio, Maria Eduarda Piva Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borghi, Raquel Fontes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrocinio, Maria Eduarda Piva Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Avaliação externa Avaliação Nacional da Alfabetização |
topic |
Avaliação educacional Avaliação externa Avaliação Nacional da Alfabetização |
description |
Partindo do pressuposto da avaliação em larga escala como instrumento de mensuração da qualidade da educação ofertada nas escolas públicas, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar a Avaliação Nacional da Alfabetização. A busca por informações se deu através da consulta as Legislações e Documentos que norteiam e embasam a aplicação de avaliações como a Avaliação Nacional da Alfabetização, assim como uma revisão bibliográfica sobre as avaliações educacionais, as avaliações externas, e a avaliação nacional da alfabetização nas plataformas CAPES e Scielo. Além disso, foi feito um estudo dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), buscando identificar as potencialidades e limites para uma efetiva gestão dos resultados e diagnóstico do panorama da educação básica no Brasil, com ênfase no ciclo de alfabetização, que se encerra no 3º ano do ensino fundamental. A partir desses estudos nota-se uma real urgência de pensar os resultados das avaliações e suas implicações dentro do cotidiano escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-10-27T17:25:08Z 2022-10-27T17:25:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/237253 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/237253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128431161868288 |