A Constricao do Curriculo e do Ensino às Exigencias das Avaliacoes Externas como Via para a Obtencao de "Bons" Resultados Educacionais
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1528 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado em uma escola pública municipal do Estado do Ceara que, no ano de 2015, ficou entre as cinco escolas do Brasil com melhor Indice de desenvolvimento da Educação Basica (Ideb) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação foi conduzida com o escopo de identificar especificidades do trabalho desenvolvido pela escola que corroboraram para a obtencao do referido resultado, analisando se a reordenação do curriculo e do ensino em favor das avaliações externas situa-se entre elas. Com base nas informações fornecidas pelo gestor e pelo professor entrevistados, percebeu-se que o alinhamento do curriculo e do ensino às avaliações externas tem sido adotado na escola estudada. Todavia, o resultado obtido pela escola nao e creditado apenas a essa pratica especificamente, mas a uma serie de fatores que tem a exaltação da aprendizagem como principio orientador. |
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A Constricao do Curriculo e do Ensino às Exigencias das Avaliacoes Externas como Via para a Obtencao de "Bons" Resultados EducacionaisEducação; Avaliação Educacional.O presente estudo foi realizado em uma escola pública municipal do Estado do Ceara que, no ano de 2015, ficou entre as cinco escolas do Brasil com melhor Indice de desenvolvimento da Educação Basica (Ideb) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação foi conduzida com o escopo de identificar especificidades do trabalho desenvolvido pela escola que corroboraram para a obtencao do referido resultado, analisando se a reordenação do curriculo e do ensino em favor das avaliações externas situa-se entre elas. Com base nas informações fornecidas pelo gestor e pelo professor entrevistados, percebeu-se que o alinhamento do curriculo e do ensino às avaliações externas tem sido adotado na escola estudada. Todavia, o resultado obtido pela escola nao e creditado apenas a essa pratica especificamente, mas a uma serie de fatores que tem a exaltação da aprendizagem como principio orientador.Fundação CesgranrioSilva, Antônia Bruna daBrasil, Cassia Karize de Andrade2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/152810.22347/2175-2753v10i29.1528Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 247-2682175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1528/pdfDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T14:34:58Zoai:ojs.localhost:article/1528Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T14:34:58Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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