Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Aisi Anne Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Luana Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6524
Resumo: As avaliações externas estão presentes no cenário educacional e desde a criação do SAEB ocupam lugar central nas políticas educacionais. Fruto de pesquisa que analisou o uso dos resultados dessas avaliações na visão dos gestores das escolas municipais de Pouso Alegre/MG, via entrevistas semiestruturadas, o presente artigo problematiza o uso dos resultados anunciado pelos gestores e as ações citadas como exemplos por eles. Ainda que o discurso esteja voltado à melhoria da aprendizagem de forma ampla, usando os resultados sem focar especificamente o melhoramento dos índices, as ações exemplificadas pelos entrevistados se centram na perspectiva de melhoria dos resultados.
id PUC_GO-4_4df1e901544b0d1c0a79d341233d548c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6524
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Uso dos Resultados das Avaliações Externas da EscolaEducaçãoAvaliação Externa; IDEB; Escola.AvaliaçãoAs avaliações externas estão presentes no cenário educacional e desde a criação do SAEB ocupam lugar central nas políticas educacionais. Fruto de pesquisa que analisou o uso dos resultados dessas avaliações na visão dos gestores das escolas municipais de Pouso Alegre/MG, via entrevistas semiestruturadas, o presente artigo problematiza o uso dos resultados anunciado pelos gestores e as ações citadas como exemplos por eles. Ainda que o discurso esteja voltado à melhoria da aprendizagem de forma ampla, usando os resultados sem focar especificamente o melhoramento dos índices, as ações exemplificadas pelos entrevistados se centram na perspectiva de melhoria dos resultados.EDITORA DA PUC GOIÁSSilveira, Aisi Anne FerreiraAlmeida, Luana Costa2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/652410.18224/educ.v22i1.6524Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e65241983-77711415-049210.18224/educ.v22i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6524/4492Direitos autorais 2020 Luana Costa Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T20:00:39ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola
title Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola
spellingShingle Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola
Silveira, Aisi Anne Ferreira
Educação
Avaliação Externa; IDEB; Escola.
Avaliação
title_short Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola
title_full Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola
title_fullStr Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola
title_full_unstemmed Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola
title_sort Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola
author Silveira, Aisi Anne Ferreira
author_facet Silveira, Aisi Anne Ferreira
Almeida, Luana Costa
author_role author
author2 Almeida, Luana Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Aisi Anne Ferreira
Almeida, Luana Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação Externa; IDEB; Escola.
Avaliação
topic Educação
Avaliação Externa; IDEB; Escola.
Avaliação
description As avaliações externas estão presentes no cenário educacional e desde a criação do SAEB ocupam lugar central nas políticas educacionais. Fruto de pesquisa que analisou o uso dos resultados dessas avaliações na visão dos gestores das escolas municipais de Pouso Alegre/MG, via entrevistas semiestruturadas, o presente artigo problematiza o uso dos resultados anunciado pelos gestores e as ações citadas como exemplos por eles. Ainda que o discurso esteja voltado à melhoria da aprendizagem de forma ampla, usando os resultados sem focar especificamente o melhoramento dos índices, as ações exemplificadas pelos entrevistados se centram na perspectiva de melhoria dos resultados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6524
10.18224/educ.v22i1.6524
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6524
identifier_str_mv 10.18224/educ.v22i1.6524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6524/4492
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Luana Costa Almeida
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Luana Costa Almeida
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e6524
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v22i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660619268096