Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
DOI: | 10.22347/2175-2753v5i13.121 |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121 |
Resumo: | O artigo visa refletir sobre a relação ética e educação. Para tal fim procura mostrar que nem sempre a definição etimológica coincide com a definição real de um termo. Assim acontece com os termos "moral" e "ética". Na sequência, analisa questões ligadas à moralidade humana: relativismo e relatividade; normalidade e freqüência; preconceito e moralismo; erro lógico e erro moral. Propõe as noções de "pessoa" e de "personalidade" como referencias de avaliação do ato moral. Fundamentando-se teoricamente na Teoria dos Valores especialmente no pensar de Max Scheller e de Yvan Gobry conclui pela necessidade de reflexão sobre esses temas junto ao educando para que encontre um fundamento mais sólido para o comportamento moral no seu processo de educação. |
id |
CESGRAN-1_82f8d256b71d81463be1bf5f99798dd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/121 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
spelling |
Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e EducaçãoThoughts on the Relationship Between Ethics and EducationUna Reflexion Sobre la Etica y la EducacionMorales; Costumbres; EducacionAvaliação; Moral; EducaçãoMoral; Morals; EducationO artigo visa refletir sobre a relação ética e educação. Para tal fim procura mostrar que nem sempre a definição etimológica coincide com a definição real de um termo. Assim acontece com os termos "moral" e "ética". Na sequência, analisa questões ligadas à moralidade humana: relativismo e relatividade; normalidade e freqüência; preconceito e moralismo; erro lógico e erro moral. Propõe as noções de "pessoa" e de "personalidade" como referencias de avaliação do ato moral. Fundamentando-se teoricamente na Teoria dos Valores especialmente no pensar de Max Scheller e de Yvan Gobry conclui pela necessidade de reflexão sobre esses temas junto ao educando para que encontre um fundamento mais sólido para o comportamento moral no seu processo de educação. The goal of the article is to ponder the relationship between ethics and education. In that regard, the author seeks to prove that the etymological definition of a term is not always in line with the actual definition thereof. This is what happens to the terms "moral" and "ethics". The article goes on to address matters connected to human morality: relativism and relativity; normality and frequency; prejudice and moralism; logical errors and moral errors. The author proposes the concepts of "person" and "personality" as points of reference in the assessment of moral acts. Having its theoretical basis on the Theory of Values, especially on the ideas of Max Scheller and Yvan Gobry, the article goes on to conclude that said matters need to be discussed with the individuals receiving education, so that a more solid fundament for moral behavior within the education process can be achieved. El artículo tiene como objetivo reflexionar sobre lá ética y la educación. Para este fin trata de demostrar que ni siempre lá definición etimológica coincide con la própria definición de um real término. Asi com la moral y la ética términos. Muestra la diferença entre la "moral" y los "costumbres" e la conceptualización del princípio moral universal como el dia de cada uno debe hacer el bien y evitar el mal. La secuencia, se examinan cuestiones de la moral humana; relatividad el relativismo, la moral y la frecuencia, los prejuicios y la moral la lógica y el error moral. Propone que las naciones de "persona" y evaluación de la personalidad y referencias como un acto moral. Sobre la base de la teoria de los valores teóricos sobre todo en el pensamiento de Max Scheller y de Yvan Gobry concluye La necessidad de piensar estos temas con el esdudiante para buscar uma base más sólida para el comportamiento moral en su processo educativo. Fundação CesgranrioWerneck, Vera Rudge2013-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/12110.22347/2175-2753v5i13.121Revista Meta: Avaliação; v. 5, n. 13 (2013): Revista Meta: Avaliacao; 1-112175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121/217https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121/pdfDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-02T11:58:09Zoai:ojs.localhost:article/121Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2013-08-02T11:58:09Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação Thoughts on the Relationship Between Ethics and Education Una Reflexion Sobre la Etica y la Educacion |
title |
Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação |
spellingShingle |
Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação Werneck, Vera Rudge Morales; Costumbres; Educacion Avaliação; Moral; Educação Moral; Morals; Education Werneck, Vera Rudge Morales; Costumbres; Educacion Avaliação; Moral; Educação Moral; Morals; Education |
title_short |
Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação |
title_full |
Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação |
title_fullStr |
Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação |
title_full_unstemmed |
Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação |
title_sort |
Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação |
author |
Werneck, Vera Rudge |
author_facet |
Werneck, Vera Rudge Werneck, Vera Rudge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Werneck, Vera Rudge |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Morales; Costumbres; Educacion Avaliação; Moral; Educação Moral; Morals; Education |
topic |
Morales; Costumbres; Educacion Avaliação; Moral; Educação Moral; Morals; Education |
description |
O artigo visa refletir sobre a relação ética e educação. Para tal fim procura mostrar que nem sempre a definição etimológica coincide com a definição real de um termo. Assim acontece com os termos "moral" e "ética". Na sequência, analisa questões ligadas à moralidade humana: relativismo e relatividade; normalidade e freqüência; preconceito e moralismo; erro lógico e erro moral. Propõe as noções de "pessoa" e de "personalidade" como referencias de avaliação do ato moral. Fundamentando-se teoricamente na Teoria dos Valores especialmente no pensar de Max Scheller e de Yvan Gobry conclui pela necessidade de reflexão sobre esses temas junto ao educando para que encontre um fundamento mais sólido para o comportamento moral no seu processo de educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121 10.22347/2175-2753v5i13.121 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v5i13.121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121/217 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 5, n. 13 (2013): Revista Meta: Avaliacao; 1-11 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1822176271236333568 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22347/2175-2753v5i13.121 |