Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werneck, Vera Rudge
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121
Resumo: O artigo visa refletir sobre a relação ética e educação. Para tal fim procura mostrar que nem sempre a definição etimológica coincide com a definição real de um termo. Assim acontece com os termos "moral" e "ética".  Na sequência, analisa questões ligadas à moralidade humana: relativismo e relatividade; normalidade e freqüência; preconceito e moralismo; erro lógico e erro moral. Propõe as noções de "pessoa" e de "personalidade" como referencias de avaliação do ato moral. Fundamentando-se teoricamente na Teoria dos Valores especialmente no pensar de Max Scheller e de Yvan Gobry conclui pela necessidade de reflexão sobre esses temas junto ao educando para que encontre um fundamento mais sólido para o comportamento moral no seu processo de educação.    
id CESGRAN-1_82f8d256b71d81463be1bf5f99798dd1
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/121
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e EducaçãoThoughts on the Relationship Between Ethics and EducationUna Reflexion Sobre la Etica y la EducacionMorales; Costumbres; EducacionAvaliação; Moral; EducaçãoMoral; Morals; EducationO artigo visa refletir sobre a relação ética e educação. Para tal fim procura mostrar que nem sempre a definição etimológica coincide com a definição real de um termo. Assim acontece com os termos "moral" e "ética".  Na sequência, analisa questões ligadas à moralidade humana: relativismo e relatividade; normalidade e freqüência; preconceito e moralismo; erro lógico e erro moral. Propõe as noções de "pessoa" e de "personalidade" como referencias de avaliação do ato moral. Fundamentando-se teoricamente na Teoria dos Valores especialmente no pensar de Max Scheller e de Yvan Gobry conclui pela necessidade de reflexão sobre esses temas junto ao educando para que encontre um fundamento mais sólido para o comportamento moral no seu processo de educação.    The goal of the article is to ponder the relationship between ethics and education. In that regard, the author seeks to prove that the etymological definition of a term is not always in line with the actual definition thereof. This is what happens to the terms "moral" and "ethics".  The article goes on to address matters connected to human morality: relativism and relativity; normality and frequency; prejudice and moralism; logical errors and moral errors. The author proposes the concepts of "person" and "personality" as points of reference in the assessment of moral acts. Having its theoretical basis on the Theory of Values, especially on the ideas of Max Scheller and Yvan Gobry, the article goes on to conclude that said matters need to be discussed with the individuals receiving education, so that a more solid fundament for moral behavior within the education process can be achieved.    El artículo tiene como objetivo reflexionar sobre lá ética y la educación. Para este fin trata de demostrar que ni siempre lá definición etimológica coincide con la própria definición de um real término. Asi com la moral y la ética términos. Muestra la diferença entre la "moral"  y los "costumbres" e la conceptualización del princípio moral universal como el dia de cada uno debe hacer el bien y evitar el mal.  La secuencia, se examinan cuestiones de la moral humana; relatividad el relativismo, la moral y la frecuencia, los prejuicios y la moral la lógica y el error moral. Propone que las naciones de "persona" y evaluación de la personalidad y referencias como un acto moral. Sobre la base de la teoria de los valores teóricos sobre todo en el pensamiento de Max Scheller y de Yvan Gobry concluye La necessidad de piensar estos temas con el esdudiante para buscar uma base más sólida para el comportamiento moral en su processo educativo.    Fundação CesgranrioWerneck, Vera Rudge2013-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/12110.22347/2175-2753v5i13.121Revista Meta: Avaliação; v. 5, n. 13 (2013): Revista Meta: Avaliacao; 1-112175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121/217https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121/pdfDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-02T11:58:09Zoai:ojs.localhost:article/121Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2013-08-02T11:58:09Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação
Thoughts on the Relationship Between Ethics and Education
Una Reflexion Sobre la Etica y la Educacion
title Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação
spellingShingle Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação
Werneck, Vera Rudge
Morales; Costumbres; Educacion
Avaliação; Moral; Educação
Moral; Morals; Education
title_short Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação
title_full Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação
title_fullStr Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação
title_full_unstemmed Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação
title_sort Uma Reflexao Sobre a Avaliação da Relação Etica e Educação
author Werneck, Vera Rudge
author_facet Werneck, Vera Rudge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Werneck, Vera Rudge
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Morales; Costumbres; Educacion
Avaliação; Moral; Educação
Moral; Morals; Education
topic Morales; Costumbres; Educacion
Avaliação; Moral; Educação
Moral; Morals; Education
description O artigo visa refletir sobre a relação ética e educação. Para tal fim procura mostrar que nem sempre a definição etimológica coincide com a definição real de um termo. Assim acontece com os termos "moral" e "ética".  Na sequência, analisa questões ligadas à moralidade humana: relativismo e relatividade; normalidade e freqüência; preconceito e moralismo; erro lógico e erro moral. Propõe as noções de "pessoa" e de "personalidade" como referencias de avaliação do ato moral. Fundamentando-se teoricamente na Teoria dos Valores especialmente no pensar de Max Scheller e de Yvan Gobry conclui pela necessidade de reflexão sobre esses temas junto ao educando para que encontre um fundamento mais sólido para o comportamento moral no seu processo de educação.    
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-09
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121
10.22347/2175-2753v5i13.121
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v5i13.121
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121/217
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 5, n. 13 (2013): Revista Meta: Avaliacao; 1-11
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672296677376