Percepção de professores sobre os efeitos no desenvolvimento do conhecimento de alunos a partir da promulgação da lei americana No Child Left Behind (NCLB): uma análise epistemológica social e das virtudes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Gleidson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cestari, Luiz Artur dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2555
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a legislação educacional implementada nos Estados Unidos da América denominada No Child Left Behind (NCLB) e tem como objetivo analisar o que os professores percebem sobre os seus efeitos no desenvolvimento do conhecimento dos alunos no ensino fundamental. Adotou-se uma abordagem qualitativa que tomou como referência de análise as epistemologias social e da virtude, que foram utilizadas para analisar as respostas obtidas dos professores no que concerne aos requerimentos impostos pela NCLB e ao desenvolvimento do conhecimento pelos alunos. Concluiu-se que a NCLB afeta negativamente o desenvolvimento dos discentes enquanto pensadores críticos, pois prejudicam o seu desenvolvimento epistêmico.Palavras-chave: No child left behind. Epistemologia social. Virtudes intelectuais.
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