O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/66 |
Resumo: | Utilizando dados de uma pesquisa sobre a formação do professor, o presente texto procura mostrar a contribuicao do diario reflexivo na avaliação da pratica docente e na melhoria do trabalho didatico. A primeira parte discute o papel da avaliação no diagnostico dos problemas de ensino-aprendizagem, na correcao de rumos e na reformulação das práticas de sala de aula, tornando-as mais efetivas. A segunda parte do texto descreve um processo de formação continuada em que o diario reflexivo foi usado com professoras das series iniciais do ensino fundamental, para tomada de consciencia das suas concepcoes e práticas de avaliação e para a elaboração de projetos de mudancas em seu trabalho docente. Na terceira parte sao analisados trechos do diario de uma professora, mostrando a evolução nas suas concepcoes de avaliação e as mudancas nas suas práticas. Sao tambem apresentados trechos de diarios e depoimentos das professoras que adotaram este instrumento com seus alunos e revelam sua contribuicao na avaliação e na reorganização do ensino. |
id |
CESGRAN-1_95c5b3601c4b1e884d183233b967c15c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/66 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação DidaticaThe Reflective Diary, Evaluation and Didactic InvestigationEl Diario Reflexivo, Evaluacion e Investigacion DidacticaAvaliação. Professor reflexivo. Diario reflexivo. Formação continuada do ProfessorEvaluation; Reflexive teacher; Reflexive newspaper; The teacher´s continued formationEvaluacion; Maestro reflexivo; Diario reflexivo; Formacion continuada del profesor;Utilizando dados de uma pesquisa sobre a formação do professor, o presente texto procura mostrar a contribuicao do diario reflexivo na avaliação da pratica docente e na melhoria do trabalho didatico. A primeira parte discute o papel da avaliação no diagnostico dos problemas de ensino-aprendizagem, na correcao de rumos e na reformulação das práticas de sala de aula, tornando-as mais efetivas. A segunda parte do texto descreve um processo de formação continuada em que o diario reflexivo foi usado com professoras das series iniciais do ensino fundamental, para tomada de consciencia das suas concepcoes e práticas de avaliação e para a elaboração de projetos de mudancas em seu trabalho docente. Na terceira parte sao analisados trechos do diario de uma professora, mostrando a evolução nas suas concepcoes de avaliação e as mudancas nas suas práticas. Sao tambem apresentados trechos de diarios e depoimentos das professoras que adotaram este instrumento com seus alunos e revelam sua contribuicao na avaliação e na reorganização do ensino. Using data from a research on teacher education the present paper tries to show the role of a reflective diary in the evaluation of teaching practice and in the improvement of teacher´s work.First the paper argues that the evaluation can be used to diagnose learning difficulties and to make adjustments in order to improve classroom practices.Next the paper describes a process of inservice teacher tranning in which the reflective diary was used to promote teacher´s consciousness of evaluation conceptions and practices and to develop projects of changing classroom practices.In the last part the paper presents extracts of a teacher diary showing evolution in her evaluation conceptions and practice as well as extracts of a teachers' diary illustrating its use with children in the improvement of evaluation and teaching. Utilizando datos de un studio sobre la formacion Del profesor, el presente texto procura mostrar la contribuicion del diaro reflexivo en la evaluacion de la practica docente y en la mejora del trabajo didactico.En la primera parte se discute el papel de la evaluacion discute en el diagnostico de los problemas de la enseñanza aprendizaje en la correccion de rumbros y en la reformulacion de las practicas de clase, volviendoselos mas efectivas.La Segunda parte del texto describe un proceso de la formacion continua en el diario reflexivo fue usado con profesoras de los cursos iniciales de la enseñanza fundamental, por tomar de conciencia de sus concepciones y practicas de evaluacion y para la elaboracion de proyectos de cambio en su trabajo docente.En la tercera parte se analizan y trechos del diario de una profesora, mostrando la evolucion en sus concepciones de evaluacion y los cambios en sus practicas. Tambien son presenteados trechos de diarios y declaraciones de las profesoras que adoptaron este instrumento con sus alumnos y revelan su contribuicion en la evaluacion y en la organizacion de la enseñanza. Fundação CesgranrioAndrA©, Marli Eliza Dalmazo Afonso dePontin, Marta Maria Darsie2010-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/6610.22347/2175-2753v2i4.66Revista Meta: Avaliação; v. 2, n. 4 (2010): Revista Meta: Avaliacao; 13-302175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/66/62Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-05-06T12:09:03Zoai:ojs.localhost:article/66Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2010-05-06T12:09:03Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica The Reflective Diary, Evaluation and Didactic Investigation El Diario Reflexivo, Evaluacion e Investigacion Didactica |
title |
O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica |
spellingShingle |
O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica AndrA©, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Avaliação. Professor reflexivo. Diario reflexivo. Formação continuada do Professor Evaluation; Reflexive teacher; Reflexive newspaper; The teacher´s continued formation Evaluacion; Maestro reflexivo; Diario reflexivo; Formacion continuada del profesor; |
title_short |
O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica |
title_full |
O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica |
title_fullStr |
O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica |
title_full_unstemmed |
O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica |
title_sort |
O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica |
author |
AndrA©, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
author_facet |
AndrA©, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Pontin, Marta Maria Darsie |
author_role |
author |
author2 |
Pontin, Marta Maria Darsie |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AndrA©, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Pontin, Marta Maria Darsie |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação. Professor reflexivo. Diario reflexivo. Formação continuada do Professor Evaluation; Reflexive teacher; Reflexive newspaper; The teacher´s continued formation Evaluacion; Maestro reflexivo; Diario reflexivo; Formacion continuada del profesor; |
topic |
Avaliação. Professor reflexivo. Diario reflexivo. Formação continuada do Professor Evaluation; Reflexive teacher; Reflexive newspaper; The teacher´s continued formation Evaluacion; Maestro reflexivo; Diario reflexivo; Formacion continuada del profesor; |
description |
Utilizando dados de uma pesquisa sobre a formação do professor, o presente texto procura mostrar a contribuicao do diario reflexivo na avaliação da pratica docente e na melhoria do trabalho didatico. A primeira parte discute o papel da avaliação no diagnostico dos problemas de ensino-aprendizagem, na correcao de rumos e na reformulação das práticas de sala de aula, tornando-as mais efetivas. A segunda parte do texto descreve um processo de formação continuada em que o diario reflexivo foi usado com professoras das series iniciais do ensino fundamental, para tomada de consciencia das suas concepcoes e práticas de avaliação e para a elaboração de projetos de mudancas em seu trabalho docente. Na terceira parte sao analisados trechos do diario de uma professora, mostrando a evolução nas suas concepcoes de avaliação e as mudancas nas suas práticas. Sao tambem apresentados trechos de diarios e depoimentos das professoras que adotaram este instrumento com seus alunos e revelam sua contribuicao na avaliação e na reorganização do ensino. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/66 10.22347/2175-2753v2i4.66 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/66 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v2i4.66 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/66/62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 2, n. 4 (2010): Revista Meta: Avaliacao; 13-30 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673104080896 |