O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AndrA©, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pontin, Marta Maria Darsie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/66
Resumo: Utilizando dados de uma pesquisa sobre a formação do professor, o presente texto procura mostrar a contribuicao do diario reflexivo na avaliação da pratica docente e na melhoria do trabalho didatico. A primeira parte discute o papel da avaliação no diagnostico dos problemas de ensino-aprendizagem, na correcao de rumos e na reformulação das práticas de sala de aula, tornando-as mais efetivas. A segunda parte do texto descreve um processo de formação continuada em que o diario reflexivo foi usado com professoras das series iniciais do ensino fundamental, para tomada de consciencia das suas concepcoes e práticas de avaliação e para a elaboração de projetos de mudancas em seu trabalho docente. Na terceira parte sao analisados trechos do diario de uma professora, mostrando a evolução nas suas concepcoes de avaliação e as mudancas nas suas práticas. Sao tambem apresentados trechos de diarios e depoimentos das professoras que adotaram este instrumento com seus alunos e revelam sua contribuicao na avaliação e na reorganização do ensino.    
id CESGRAN-1_95c5b3601c4b1e884d183233b967c15c
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/66
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação DidaticaThe Reflective Diary, Evaluation and Didactic InvestigationEl Diario Reflexivo, Evaluacion e Investigacion DidacticaAvaliação. Professor reflexivo. Diario reflexivo. Formação continuada do ProfessorEvaluation; Reflexive teacher; Reflexive newspaper; The teacher´s continued formationEvaluacion; Maestro reflexivo; Diario reflexivo; Formacion continuada del profesor;Utilizando dados de uma pesquisa sobre a formação do professor, o presente texto procura mostrar a contribuicao do diario reflexivo na avaliação da pratica docente e na melhoria do trabalho didatico. A primeira parte discute o papel da avaliação no diagnostico dos problemas de ensino-aprendizagem, na correcao de rumos e na reformulação das práticas de sala de aula, tornando-as mais efetivas. A segunda parte do texto descreve um processo de formação continuada em que o diario reflexivo foi usado com professoras das series iniciais do ensino fundamental, para tomada de consciencia das suas concepcoes e práticas de avaliação e para a elaboração de projetos de mudancas em seu trabalho docente. Na terceira parte sao analisados trechos do diario de uma professora, mostrando a evolução nas suas concepcoes de avaliação e as mudancas nas suas práticas. Sao tambem apresentados trechos de diarios e depoimentos das professoras que adotaram este instrumento com seus alunos e revelam sua contribuicao na avaliação e na reorganização do ensino.    Using data from a research on teacher education the present paper tries to show the role of a reflective diary in the evaluation of teaching practice and in the improvement of teacher´s work.First the paper argues that the evaluation can be used to diagnose learning difficulties and to make adjustments in order to improve classroom practices.Next the paper describes a process of inservice teacher tranning in which the reflective diary was used to promote teacher´s consciousness of evaluation conceptions and practices and to develop projects of changing classroom practices.In the last part the paper presents extracts of a teacher diary showing evolution in her evaluation conceptions and practice as well as extracts of a teachers' diary illustrating its use with children in the improvement of evaluation and teaching.    Utilizando datos de un studio sobre la formacion Del profesor, el presente texto procura mostrar la contribuicion del diaro reflexivo en la evaluacion de la practica docente y en la mejora del trabajo didactico.En la primera parte se discute el papel de la evaluacion discute en el diagnostico de los problemas de la enseñanza aprendizaje en la correccion de rumbros y en la reformulacion de las practicas de clase, volviendoselos mas efectivas.La Segunda parte del texto describe un proceso de la formacion continua en el diario reflexivo fue usado con profesoras de los cursos iniciales de la enseñanza fundamental, por tomar de conciencia de sus concepciones y practicas de evaluacion y para la elaboracion de proyectos de cambio en su trabajo docente.En la tercera parte se analizan y trechos del diario de una profesora, mostrando la evolucion en sus concepciones de evaluacion y los cambios en sus practicas. Tambien son presenteados trechos de diarios y declaraciones de las profesoras que adoptaron este instrumento con sus alumnos y revelan su contribuicion en la evaluacion y en la organizacion de la enseñanza.    Fundação CesgranrioAndrA©, Marli Eliza Dalmazo Afonso dePontin, Marta Maria Darsie2010-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/6610.22347/2175-2753v2i4.66Revista Meta: Avaliação; v. 2, n. 4 (2010): Revista Meta: Avaliacao; 13-302175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/66/62Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-05-06T12:09:03Zoai:ojs.localhost:article/66Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2010-05-06T12:09:03Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica
The Reflective Diary, Evaluation and Didactic Investigation
El Diario Reflexivo, Evaluacion e Investigacion Didactica
title O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica
spellingShingle O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica
AndrA©, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Avaliação. Professor reflexivo. Diario reflexivo. Formação continuada do Professor
Evaluation; Reflexive teacher; Reflexive newspaper; The teacher´s continued formation
Evaluacion; Maestro reflexivo; Diario reflexivo; Formacion continuada del profesor;
title_short O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica
title_full O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica
title_fullStr O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica
title_full_unstemmed O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica
title_sort O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica
author AndrA©, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
author_facet AndrA©, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Pontin, Marta Maria Darsie
author_role author
author2 Pontin, Marta Maria Darsie
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv AndrA©, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Pontin, Marta Maria Darsie
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação. Professor reflexivo. Diario reflexivo. Formação continuada do Professor
Evaluation; Reflexive teacher; Reflexive newspaper; The teacher´s continued formation
Evaluacion; Maestro reflexivo; Diario reflexivo; Formacion continuada del profesor;
topic Avaliação. Professor reflexivo. Diario reflexivo. Formação continuada do Professor
Evaluation; Reflexive teacher; Reflexive newspaper; The teacher´s continued formation
Evaluacion; Maestro reflexivo; Diario reflexivo; Formacion continuada del profesor;
description Utilizando dados de uma pesquisa sobre a formação do professor, o presente texto procura mostrar a contribuicao do diario reflexivo na avaliação da pratica docente e na melhoria do trabalho didatico. A primeira parte discute o papel da avaliação no diagnostico dos problemas de ensino-aprendizagem, na correcao de rumos e na reformulação das práticas de sala de aula, tornando-as mais efetivas. A segunda parte do texto descreve um processo de formação continuada em que o diario reflexivo foi usado com professoras das series iniciais do ensino fundamental, para tomada de consciencia das suas concepcoes e práticas de avaliação e para a elaboração de projetos de mudancas em seu trabalho docente. Na terceira parte sao analisados trechos do diario de uma professora, mostrando a evolução nas suas concepcoes de avaliação e as mudancas nas suas práticas. Sao tambem apresentados trechos de diarios e depoimentos das professoras que adotaram este instrumento com seus alunos e revelam sua contribuicao na avaliação e na reorganização do ensino.    
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/66
10.22347/2175-2753v2i4.66
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/66
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v2i4.66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/66/62
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 2, n. 4 (2010): Revista Meta: Avaliacao; 13-30
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673104080896