Melhores Praticas que Podem Contribuir para o Desempenho dos Alunos Brasileiros do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hallak Regalo, Eduardo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira Salgado Junior, Alexandre, Novi, Juliana Chiaretti, Falsarella Junior, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/896
Resumo: A metodologia proposta por Salgado Junior e Novi (2014), que integra abordagens quali-quantitativa para se estudar a eficiencia escolar, foi adaptada e aplicada neste estudo, com o objetivo de identificar e analisar melhores práticas desenvolvidas em escolas públicas municipais do ensino fundamental do estado de Sao Paulo e seus impactos no desempenho dos alunos no Indice de Desenvolvimento da Educação Basica (IDEB). A tecnica da Analise Envoltoria de Dados (DEA) foi empregada para classificar municipios e suas respectivas escolas públicas municipais de ensino fundamental eficientes em relação aos inputs e outputs. Os resultados evidenciaram 25 práticas que podem ter contribuido para se estabelecer relacoes positivas entre o aluno e os conteúdos escolares e, no processo decisorio sobre recursos, houve integração entre as Secretarias Municipais da Educação, diretores e professores.
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