Melhores Praticas que Podem Contribuir para o Desempenho dos Alunos Brasileiros do Ensino Fundamental
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/896 |
Resumo: | A metodologia proposta por Salgado Junior e Novi (2014), que integra abordagens quali-quantitativa para se estudar a eficiencia escolar, foi adaptada e aplicada neste estudo, com o objetivo de identificar e analisar melhores práticas desenvolvidas em escolas públicas municipais do ensino fundamental do estado de Sao Paulo e seus impactos no desempenho dos alunos no Indice de Desenvolvimento da Educação Basica (IDEB). A tecnica da Analise Envoltoria de Dados (DEA) foi empregada para classificar municipios e suas respectivas escolas públicas municipais de ensino fundamental eficientes em relação aos inputs e outputs. Os resultados evidenciaram 25 práticas que podem ter contribuido para se estabelecer relacoes positivas entre o aluno e os conteúdos escolares e, no processo decisorio sobre recursos, houve integração entre as Secretarias Municipais da Educação, diretores e professores. |
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Melhores Praticas que Podem Contribuir para o Desempenho dos Alunos Brasileiros do Ensino FundamentalA metodologia proposta por Salgado Junior e Novi (2014), que integra abordagens quali-quantitativa para se estudar a eficiencia escolar, foi adaptada e aplicada neste estudo, com o objetivo de identificar e analisar melhores práticas desenvolvidas em escolas públicas municipais do ensino fundamental do estado de Sao Paulo e seus impactos no desempenho dos alunos no Indice de Desenvolvimento da Educação Basica (IDEB). A tecnica da Analise Envoltoria de Dados (DEA) foi empregada para classificar municipios e suas respectivas escolas públicas municipais de ensino fundamental eficientes em relação aos inputs e outputs. Os resultados evidenciaram 25 práticas que podem ter contribuido para se estabelecer relacoes positivas entre o aluno e os conteúdos escolares e, no processo decisorio sobre recursos, houve integração entre as Secretarias Municipais da Educação, diretores e professores.Fundação CesgranrioBolsa SantanderHallak Regalo, EduardoPereira Salgado Junior, AlexandreNovi, Juliana ChiarettiFalsarella Junior, Eduardo2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/89610.22347/2175-2753v8i22.896Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 1-282175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/896/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/896/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T14:38:55Zoai:ojs.localhost:article/896Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T14:38:55Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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