Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales Junior, Jaime Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brasil, Gutemberg Hespanha, Carneiro, Teresa Cristina Janes, Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
DOI: 10.22347/2175-2753v8i24.1073
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073
Resumo: Uma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto.
id CESGRAN-1_a13e3c4f27683101fce6e693ca9bd8cd
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1073
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
spelling Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFESEvasao; Graduação; Regressao logisticaUma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto.Fundação CesgranrioSales Junior, Jaime SouzaBrasil, Gutemberg HespanhaCarneiro, Teresa Cristina JanesCorassa, Maria Auxiliadora de Carvalho2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/107310.22347/2175-2753v8i24.1073Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 488 - 5142175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T13:52:05Zoai:ojs.localhost:article/1073Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T13:52:05Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
title Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
spellingShingle Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
Sales Junior, Jaime Souza
Evasao; Graduação; Regressao logistica
Sales Junior, Jaime Souza
Evasao; Graduação; Regressao logistica
title_short Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
title_full Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
title_fullStr Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
title_full_unstemmed Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
title_sort Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
author Sales Junior, Jaime Souza
author_facet Sales Junior, Jaime Souza
Sales Junior, Jaime Souza
Brasil, Gutemberg Hespanha
Carneiro, Teresa Cristina Janes
Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
Brasil, Gutemberg Hespanha
Carneiro, Teresa Cristina Janes
Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
author_role author
author2 Brasil, Gutemberg Hespanha
Carneiro, Teresa Cristina Janes
Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales Junior, Jaime Souza
Brasil, Gutemberg Hespanha
Carneiro, Teresa Cristina Janes
Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Evasao; Graduação; Regressao logistica
topic Evasao; Graduação; Regressao logistica
description Uma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073
10.22347/2175-2753v8i24.1073
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v8i24.1073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 488 - 514
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1822176276254818304
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22347/2175-2753v8i24.1073