Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
DOI: | 10.22347/2175-2753v8i24.1073 |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073 |
Resumo: | Uma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto. |
id |
CESGRAN-1_a13e3c4f27683101fce6e693ca9bd8cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1073 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
spelling |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFESEvasao; Graduação; Regressao logisticaUma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto.Fundação CesgranrioSales Junior, Jaime SouzaBrasil, Gutemberg HespanhaCarneiro, Teresa Cristina JanesCorassa, Maria Auxiliadora de Carvalho2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/107310.22347/2175-2753v8i24.1073Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 488 - 5142175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T13:52:05Zoai:ojs.localhost:article/1073Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T13:52:05Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
title |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
spellingShingle |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES Sales Junior, Jaime Souza Evasao; Graduação; Regressao logistica Sales Junior, Jaime Souza Evasao; Graduação; Regressao logistica |
title_short |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
title_full |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
title_fullStr |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
title_full_unstemmed |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
title_sort |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
author |
Sales Junior, Jaime Souza |
author_facet |
Sales Junior, Jaime Souza Sales Junior, Jaime Souza Brasil, Gutemberg Hespanha Carneiro, Teresa Cristina Janes Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho Brasil, Gutemberg Hespanha Carneiro, Teresa Cristina Janes Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Brasil, Gutemberg Hespanha Carneiro, Teresa Cristina Janes Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales Junior, Jaime Souza Brasil, Gutemberg Hespanha Carneiro, Teresa Cristina Janes Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasao; Graduação; Regressao logistica |
topic |
Evasao; Graduação; Regressao logistica |
description |
Uma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073 10.22347/2175-2753v8i24.1073 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v8i24.1073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 488 - 514 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1822176276254818304 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22347/2175-2753v8i24.1073 |