Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073 |
Resumo: | Uma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto. |
id |
CESGRAN-1_a13e3c4f27683101fce6e693ca9bd8cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1073 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFESEvasao; Graduação; Regressao logisticaUma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto.Fundação CesgranrioSales Junior, Jaime SouzaBrasil, Gutemberg HespanhaCarneiro, Teresa Cristina JanesCorassa, Maria Auxiliadora de Carvalho2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/107310.22347/2175-2753v8i24.1073Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 488 - 5142175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T13:52:05Zoai:ojs.localhost:article/1073Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T13:52:05Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
title |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
spellingShingle |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES Sales Junior, Jaime Souza Evasao; Graduação; Regressao logistica |
title_short |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
title_full |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
title_fullStr |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
title_full_unstemmed |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
title_sort |
Fatores Associados à Evasao e Conclusao de Cursos de Graduação Presenciais na UFES |
author |
Sales Junior, Jaime Souza |
author_facet |
Sales Junior, Jaime Souza Brasil, Gutemberg Hespanha Carneiro, Teresa Cristina Janes Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Brasil, Gutemberg Hespanha Carneiro, Teresa Cristina Janes Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales Junior, Jaime Souza Brasil, Gutemberg Hespanha Carneiro, Teresa Cristina Janes Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasao; Graduação; Regressao logistica |
topic |
Evasao; Graduação; Regressao logistica |
description |
Uma das consequencias da expansao das universidades brasileiras foi o aumento do número de estudantes evadidos. Define-se como estudante evadido aquele que abandonou o curso antes de sua diplomação. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam estudantes a evadir-se do seu curso. O metodo consistiu em comparar dois grupos de alunos, os formados e os evadidos, por meio de tabelas de contingencia e de um modelo de regressao logistica. Os resultados mostraram que varios fatores anteriores ao ingresso e experiencias academicas estao associados à evasao. No caso estudado, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasao: opcao pelas cotas, regiao de origem, meio de comunicação utilizado para se manter informado, participação em pesquisa, receber assistencia estudantil, participação em estagio e número de reprovacoes em disciplinas. A discussao dos resultados foi conduzida essencialmente à luz do Modelo de Integração de Estudantes, de Vicent Tinto. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073 10.22347/2175-2753v8i24.1073 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v8i24.1073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 488 - 514 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672319746048 |