Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lindomar Pinto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dias, Luciana Costa Freitas, Castro, Miguel Angel Rivera, Silva, Janayna Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253
Resumo: Este artigo avalia, na percepcao dos alunos de Instituicoes de Ensino Superior(IESs) do curso de Administração de uma regiao no estado da Bahia, os fatores que explicam suas escolhas e práticas ao longo de sua jornada academica. Para a compreensao deste fenômeno, foram utilizados os conceitos de habitus e capital (BOURDIEU 1983) e teoria institucional (MEYER e ROWAN, 1991). A partir de questionarios aplicados em 6 IESs, no periodo entre fevereiro e junho de 2014, foram obtidas 527 respostas de alunos do primeiro ao oitavo semestre. Os dados foram analisados a partir de analise fatorial e regressao múltipla. Os resultados indicam que fatores como docentes, familia, capital social e as práticas da IES sao correlacionadas com as escolhas e práticas dos alunos durante o curso, especialmente o seu grau de envolvimento com os estudos, o que pode afetar suas chances de insercao profissional no futuro.
id CESGRAN-1_a5262a95b9df0c3aff3f7c9c2e8af1b9
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/253
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensinoAvaliação; educaçãoEste artigo avalia, na percepcao dos alunos de Instituicoes de Ensino Superior(IESs) do curso de Administração de uma regiao no estado da Bahia, os fatores que explicam suas escolhas e práticas ao longo de sua jornada academica. Para a compreensao deste fenômeno, foram utilizados os conceitos de habitus e capital (BOURDIEU 1983) e teoria institucional (MEYER e ROWAN, 1991). A partir de questionarios aplicados em 6 IESs, no periodo entre fevereiro e junho de 2014, foram obtidas 527 respostas de alunos do primeiro ao oitavo semestre. Os dados foram analisados a partir de analise fatorial e regressao múltipla. Os resultados indicam que fatores como docentes, familia, capital social e as práticas da IES sao correlacionadas com as escolhas e práticas dos alunos durante o curso, especialmente o seu grau de envolvimento com os estudos, o que pode afetar suas chances de insercao profissional no futuro.Fundação CesgranrioSilva, Lindomar PintoDias, Luciana Costa FreitasCastro, Miguel Angel RiveraSilva, Janayna Souza2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/25310.22347/2175-2753v7i20.253Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 141-1742175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253/pdf_1Americashistoricanao probabilisticaDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:34:34Zoai:ojs.localhost:article/253Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:34:34Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino
title Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino
spellingShingle Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino
Silva, Lindomar Pinto
Avaliação; educação
title_short Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino
title_full Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino
title_fullStr Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino
title_full_unstemmed Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino
title_sort Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino
author Silva, Lindomar Pinto
author_facet Silva, Lindomar Pinto
Dias, Luciana Costa Freitas
Castro, Miguel Angel Rivera
Silva, Janayna Souza
author_role author
author2 Dias, Luciana Costa Freitas
Castro, Miguel Angel Rivera
Silva, Janayna Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lindomar Pinto
Dias, Luciana Costa Freitas
Castro, Miguel Angel Rivera
Silva, Janayna Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; educação
topic Avaliação; educação
description Este artigo avalia, na percepcao dos alunos de Instituicoes de Ensino Superior(IESs) do curso de Administração de uma regiao no estado da Bahia, os fatores que explicam suas escolhas e práticas ao longo de sua jornada academica. Para a compreensao deste fenômeno, foram utilizados os conceitos de habitus e capital (BOURDIEU 1983) e teoria institucional (MEYER e ROWAN, 1991). A partir de questionarios aplicados em 6 IESs, no periodo entre fevereiro e junho de 2014, foram obtidas 527 respostas de alunos do primeiro ao oitavo semestre. Os dados foram analisados a partir de analise fatorial e regressao múltipla. Os resultados indicam que fatores como docentes, familia, capital social e as práticas da IES sao correlacionadas com as escolhas e práticas dos alunos durante o curso, especialmente o seu grau de envolvimento com os estudos, o que pode afetar suas chances de insercao profissional no futuro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253
10.22347/2175-2753v7i20.253
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v7i20.253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas
historica
nao probabilistica
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 141-174
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671831109632