Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253 |
Resumo: | Este artigo avalia, na percepcao dos alunos de Instituicoes de Ensino Superior(IESs) do curso de Administração de uma regiao no estado da Bahia, os fatores que explicam suas escolhas e práticas ao longo de sua jornada academica. Para a compreensao deste fenômeno, foram utilizados os conceitos de habitus e capital (BOURDIEU 1983) e teoria institucional (MEYER e ROWAN, 1991). A partir de questionarios aplicados em 6 IESs, no periodo entre fevereiro e junho de 2014, foram obtidas 527 respostas de alunos do primeiro ao oitavo semestre. Os dados foram analisados a partir de analise fatorial e regressao múltipla. Os resultados indicam que fatores como docentes, familia, capital social e as práticas da IES sao correlacionadas com as escolhas e práticas dos alunos durante o curso, especialmente o seu grau de envolvimento com os estudos, o que pode afetar suas chances de insercao profissional no futuro. |
id |
CESGRAN-1_a5262a95b9df0c3aff3f7c9c2e8af1b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/253 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensinoAvaliação; educaçãoEste artigo avalia, na percepcao dos alunos de Instituicoes de Ensino Superior(IESs) do curso de Administração de uma regiao no estado da Bahia, os fatores que explicam suas escolhas e práticas ao longo de sua jornada academica. Para a compreensao deste fenômeno, foram utilizados os conceitos de habitus e capital (BOURDIEU 1983) e teoria institucional (MEYER e ROWAN, 1991). A partir de questionarios aplicados em 6 IESs, no periodo entre fevereiro e junho de 2014, foram obtidas 527 respostas de alunos do primeiro ao oitavo semestre. Os dados foram analisados a partir de analise fatorial e regressao múltipla. Os resultados indicam que fatores como docentes, familia, capital social e as práticas da IES sao correlacionadas com as escolhas e práticas dos alunos durante o curso, especialmente o seu grau de envolvimento com os estudos, o que pode afetar suas chances de insercao profissional no futuro.Fundação CesgranrioSilva, Lindomar PintoDias, Luciana Costa FreitasCastro, Miguel Angel RiveraSilva, Janayna Souza2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/25310.22347/2175-2753v7i20.253Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 141-1742175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253/pdf_1Americashistoricanao probabilisticaDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:34:34Zoai:ojs.localhost:article/253Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:34:34Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino |
title |
Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino |
spellingShingle |
Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino Silva, Lindomar Pinto Avaliação; educação |
title_short |
Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino |
title_full |
Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino |
title_fullStr |
Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino |
title_full_unstemmed |
Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino |
title_sort |
Habitus, Capitais e Praticas de Estudantes de Ensino Superior: uma relação inquietante e esquecida pelas instituicoes de ensino |
author |
Silva, Lindomar Pinto |
author_facet |
Silva, Lindomar Pinto Dias, Luciana Costa Freitas Castro, Miguel Angel Rivera Silva, Janayna Souza |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Luciana Costa Freitas Castro, Miguel Angel Rivera Silva, Janayna Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lindomar Pinto Dias, Luciana Costa Freitas Castro, Miguel Angel Rivera Silva, Janayna Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; educação |
topic |
Avaliação; educação |
description |
Este artigo avalia, na percepcao dos alunos de Instituicoes de Ensino Superior(IESs) do curso de Administração de uma regiao no estado da Bahia, os fatores que explicam suas escolhas e práticas ao longo de sua jornada academica. Para a compreensao deste fenômeno, foram utilizados os conceitos de habitus e capital (BOURDIEU 1983) e teoria institucional (MEYER e ROWAN, 1991). A partir de questionarios aplicados em 6 IESs, no periodo entre fevereiro e junho de 2014, foram obtidas 527 respostas de alunos do primeiro ao oitavo semestre. Os dados foram analisados a partir de analise fatorial e regressao múltipla. Os resultados indicam que fatores como docentes, familia, capital social e as práticas da IES sao correlacionadas com as escolhas e práticas dos alunos durante o curso, especialmente o seu grau de envolvimento com os estudos, o que pode afetar suas chances de insercao profissional no futuro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253 10.22347/2175-2753v7i20.253 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v7i20.253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/253/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas historica nao probabilistica |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 141-174 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671831109632 |