Habitus professoral de enfermeiras (os) docentes em instituições de ensino superior do Estado de Goiás
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4937 |
Resumo: | Esta tese de doutorado trata-se de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás), vinculada à linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, bem como ao projeto denominado 'Diversidade cultural nas políticas e diretrizes educacionais, nacionais e internacionais'. Tem como objetivo compreender como se constitui o Habitus Professoral de Enfermeiras (os) docentes em Instituições de Ensino Superior do estado de Goiás. O trabalho docente deve implicar na apreciação das relações entre as condições subjetivas, neste caso, a formação do professor, e as condições objetivas, compreendidas aqui como aquelas efetivas de trabalho. Este deve envolver a organização do exercício professoral, a participação no planejamento escolar, a elaboração de aula, dentre outros, até a remuneração docente. Deve compreender tanto a técnica e a ciência uma vez que a formação para o comprometimento com o humano, o social e o político, baseia-se em princípios científicos, éticos e estéticos. Acredita-se, neste sentido, que as (os) Enfermeiras (os) docentes encontrem modos distintos para a constituição do seu habitus professoral posto que este é inculcado pelas relações sociais estabelecidas nos diversos campos. Para tanto, o problema central é evidenciado a partir do seguinte questionamento: como se constitui o Habitus Professoral de Enfermeiras (os) docentes? Como percurso metodológico para esta pesquisa foi utilizada a teoria praxiológica de Pierre Bourdieu a partir de um estudo rigoroso que permitiu fundamentar a escrita bibliográfica e empírica qualitativa. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com Enfermeiras (os) docentes em Instituições de Ensino Superior no estado de Goiás e que possuem o Curso de Graduação em Enfermagem. As entrevistas e os questionários possibilitaram uma análise da trajetória de vida familiar, escolar - acadêmica e profissional, bem como dispuseram elementos que são marcos constituintes do habitus professoral a ser compreendido. O questionário foi respondido por quinze participantes e foram realizadas entrevistas com nove destas (destes). Para análise e compreensão do objeto, o estudo baseou-se nas contribuições de Pierre Bourdieu, Maurice Tardif, António Nóvoa, José Maria Baldino e Maria Conceição Barbosa Donêncio. Dentre os resultados obtidos destacam-se: a constituição de um Habitus Professoral de Enfermeiras (os) docentes em Instituições de Ensino Superior do estado de Goiás a partir de disposições incorporadas ao longo de suas trajetórias; maior número de participantes com formação básica no interior do estado de Goiás; oriundas (os) de escola pública; com formação continuada ou complementar fora do campo da Educação, ou seja, dentro do subcampo da Enfermagem; são de famílias com renda média, classe trabalhadora, com formação de nível fundamental completo no que se refere às mães e incompleto em relação aos pais; possui ganho médio considerado suficiente para o sustento de si e de sua família. Observou-se, portanto que se trata de um grupo que, pela trajetória de vida pessoal, escolar-acadêmica e profissional desenvolvida, ultrapassou a condição socioeconômica, escolar e cultural dos pais por meio de estratégias próprias, mas também possíveis por meio das políticas de expansão da educação superior e de formação destacadas |
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Habitus professoral de enfermeiras (os) docentes em instituições de ensino superior do Estado de GoiásTeaching habitus of teaching nurses in higher education institutions in the State of GoiásEducaçãoHabitus professoralFormaçãoDocênciaEnfermagemEducationProfessorial habitusTrainingTeachingNursingCiências HumanasEducaçãoEsta tese de doutorado trata-se de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás), vinculada à linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, bem como ao projeto denominado 'Diversidade cultural nas políticas e diretrizes educacionais, nacionais e internacionais'. Tem como objetivo compreender como se constitui o Habitus Professoral de Enfermeiras (os) docentes em Instituições de Ensino Superior do estado de Goiás. O trabalho docente deve implicar na apreciação das relações entre as condições subjetivas, neste caso, a formação do professor, e as condições objetivas, compreendidas aqui como aquelas efetivas de trabalho. Este deve envolver a organização do exercício professoral, a participação no planejamento escolar, a elaboração de aula, dentre outros, até a remuneração docente. Deve compreender tanto a técnica e a ciência uma vez que a formação para o comprometimento com o humano, o social e o político, baseia-se em princípios científicos, éticos e estéticos. Acredita-se, neste sentido, que as (os) Enfermeiras (os) docentes encontrem modos distintos para a constituição do seu habitus professoral posto que este é inculcado pelas relações sociais estabelecidas nos diversos campos. Para tanto, o problema central é evidenciado a partir do seguinte questionamento: como se constitui o Habitus Professoral de Enfermeiras (os) docentes? Como percurso metodológico para esta pesquisa foi utilizada a teoria praxiológica de Pierre Bourdieu a partir de um estudo rigoroso que permitiu fundamentar a escrita bibliográfica e empírica qualitativa. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com Enfermeiras (os) docentes em Instituições de Ensino Superior no estado de Goiás e que possuem o Curso de Graduação em Enfermagem. As entrevistas e os questionários possibilitaram uma análise da trajetória de vida familiar, escolar - acadêmica e profissional, bem como dispuseram elementos que são marcos constituintes do habitus professoral a ser compreendido. O questionário foi respondido por quinze participantes e foram realizadas entrevistas com nove destas (destes). Para análise e compreensão do objeto, o estudo baseou-se nas contribuições de Pierre Bourdieu, Maurice Tardif, António Nóvoa, José Maria Baldino e Maria Conceição Barbosa Donêncio. Dentre os resultados obtidos destacam-se: a constituição de um Habitus Professoral de Enfermeiras (os) docentes em Instituições de Ensino Superior do estado de Goiás a partir de disposições incorporadas ao longo de suas trajetórias; maior número de participantes com formação básica no interior do estado de Goiás; oriundas (os) de escola pública; com formação continuada ou complementar fora do campo da Educação, ou seja, dentro do subcampo da Enfermagem; são de famílias com renda média, classe trabalhadora, com formação de nível fundamental completo no que se refere às mães e incompleto em relação aos pais; possui ganho médio considerado suficiente para o sustento de si e de sua família. Observou-se, portanto que se trata de um grupo que, pela trajetória de vida pessoal, escolar-acadêmica e profissional desenvolvida, ultrapassou a condição socioeconômica, escolar e cultural dos pais por meio de estratégias próprias, mas também possíveis por meio das políticas de expansão da educação superior e de formação destacadasThis doctoral thesis is a research developed in the Stricto Sensu Graduate Program of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC - Goiás), linked to the Society, Education and Culture research line, as well as to the project called Cultural Diversity in national and international educational policies and guidelines. It aims to understand how the professorial habitus of the Nurse (the) professor in Higher Education Institutions in the State of Goiás is constituted. The teaching work must imply the appreciation of the relations between the subjective conditions, in this case, the teacher's education, and the objective conditions, understood here as those effective work conditions. This should involve the organization of teaching practice, participation in school planning, lesson preparation, among others, up to teacher remuneration. It must understand both technique and science, since training for commitment to the human, social and political is based on scientific, ethical and aesthetic principles. It is believed, in this sense, that the Nurses (the) professors find different ways for the constitution of their professorial habitus, since this is inculcated by the social relations established in the different fields. Therefore, the central problem is evidenced from the following question: how is the professorial habitus of the Nurse (the) professor constituted? As a methodological path for this research, Pierre Bourdieu's praxeological theory was used from a rigorous study that allowed to base the bibliographical and qualitative empirical writing. Questionnaires were applied and interviews were conducted with Nurses (the) professors in Higher Education Institutions in the state of Goiás and who have the Graduate Course in Nursing. The interviews and questionnaires allowed an analysis of the trajectory of family, school - academic and professional life, as well as disposing elements that are constituent landmarks of the professorial habitus to be understood. The questionnaire was answered by fifteen participants and interviews were conducted with nine of them. For analysis and understanding of the object, the study was based on the contributions of Pierre Bourdieu, Maurice Tardif, António Nóvoa, José Maria Baldino and Maria Conceição Barbosa Donêncio. Among the results obtained, the following stand out: the constitution of a professorial habitus of the Teaching Nurses in Higher Education Institutions in the state of Goiás based on provisions incorporated throughout their trajectories; greater number of participants with basic training in the interior of the state of Goiás; coming from public school; with continuing or complementary training outside the field of Education, that is, within the subfield of Nursing; they are from middle-income, working-class families, with complete primary education for mothers and incomplete education for fathers; has an average income considered sufficient to support himself and his family. It was observed, therefore, that this is a group that, due to their personal, school-academic and professional life trajectory, surpassed their parents' socioeconomic, school and cultural condition through their own strategies, but also possible through the policies of expansion of higher education and outstanding trainingPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoCavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Lemes, Lila Maria Spadonihttp://lattes.cnpq.br/1490734770061584Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardihttp://lattes.cnpq.br/4308852280662013Lóbo , Daniella Coutohttp://lattes.cnpq.br/8472764115739789Souza, Hellayny Silva Godoy dehttp://lattes.cnpq.br/6040924637770597Silva, Dayane Camelo2023-08-30T22:19:57Z2023-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Dayane Camelo. Habitus professoral de enfermeiras (os) docentes em instituições de ensino superior do Estado de Goiás. 2023. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4937porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-08-31T04:00:32Zoai:ambar:tede/4937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-08-31T04:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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