A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mondini, Vanessa Edy Dagnoni
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges, Gustavo da Rosa, Floriani, Ricardo, Domingues, Maria Jose Carvalho de Souza, Lavarda, Carlos Eduardo Facin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893
Resumo: O objetivo deste artigo e verificar se a qualidade do sistema e a qualidade da informação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) influenciam a satisfação, o uso e os beneficios percebidos por alunos de graduação a distância. Para isto, aplicou-se um questionario baseado no modelo de Carvalho Neto e Takaoka (2010), a 376 alunos de 12 cursos de graduação a distância de uma IES do sul do pais. Os resultados demonstraram que tanto a qualidade da informação, que se refere ao fato de as informações serem confiaveis, exatas, relevantes e atualizadas, quanto a qualidade do sistema, caracterizada pela facilidade de uso, seguranca do sistema, interatividade e layout agradavel, influenciam os beneficios percebidos e a satisfação dos usuarios. Verificou-se que tanto os beneficios percebidos, definidos pelo aumento da performance, agilidade na realização de tarefas e facilitação do processo de ensino, quanto a satisfação, influenciam a intencao do aluno de usar o ambiente virtual.
id CESGRAN-1_ac51a52642fc56dc004007ad799801b6
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/893
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a DistânciaAvaliação; Educação; sociedadeO objetivo deste artigo e verificar se a qualidade do sistema e a qualidade da informação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) influenciam a satisfação, o uso e os beneficios percebidos por alunos de graduação a distância. Para isto, aplicou-se um questionario baseado no modelo de Carvalho Neto e Takaoka (2010), a 376 alunos de 12 cursos de graduação a distância de uma IES do sul do pais. Os resultados demonstraram que tanto a qualidade da informação, que se refere ao fato de as informações serem confiaveis, exatas, relevantes e atualizadas, quanto a qualidade do sistema, caracterizada pela facilidade de uso, seguranca do sistema, interatividade e layout agradavel, influenciam os beneficios percebidos e a satisfação dos usuarios. Verificou-se que tanto os beneficios percebidos, definidos pelo aumento da performance, agilidade na realização de tarefas e facilitação do processo de ensino, quanto a satisfação, influenciam a intencao do aluno de usar o ambiente virtual.Fundação CesgranrioMondini, Vanessa Edy DagnoniBorges, Gustavo da RosaFloriani, RicardoDomingues, Maria Jose Carvalho de SouzaLavarda, Carlos Eduardo Facin2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/89310.22347/2175-2753v8i22.893Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 69-912175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893/pdfBrasilIntencionalDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T14:38:51Zoai:ojs.localhost:article/893Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T14:38:51Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância
title A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância
spellingShingle A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância
Mondini, Vanessa Edy Dagnoni
Avaliação; Educação; sociedade
title_short A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância
title_full A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância
title_fullStr A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância
title_full_unstemmed A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância
title_sort A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância
author Mondini, Vanessa Edy Dagnoni
author_facet Mondini, Vanessa Edy Dagnoni
Borges, Gustavo da Rosa
Floriani, Ricardo
Domingues, Maria Jose Carvalho de Souza
Lavarda, Carlos Eduardo Facin
author_role author
author2 Borges, Gustavo da Rosa
Floriani, Ricardo
Domingues, Maria Jose Carvalho de Souza
Lavarda, Carlos Eduardo Facin
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mondini, Vanessa Edy Dagnoni
Borges, Gustavo da Rosa
Floriani, Ricardo
Domingues, Maria Jose Carvalho de Souza
Lavarda, Carlos Eduardo Facin
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação; sociedade
topic Avaliação; Educação; sociedade
description O objetivo deste artigo e verificar se a qualidade do sistema e a qualidade da informação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) influenciam a satisfação, o uso e os beneficios percebidos por alunos de graduação a distância. Para isto, aplicou-se um questionario baseado no modelo de Carvalho Neto e Takaoka (2010), a 376 alunos de 12 cursos de graduação a distância de uma IES do sul do pais. Os resultados demonstraram que tanto a qualidade da informação, que se refere ao fato de as informações serem confiaveis, exatas, relevantes e atualizadas, quanto a qualidade do sistema, caracterizada pela facilidade de uso, seguranca do sistema, interatividade e layout agradavel, influenciam os beneficios percebidos e a satisfação dos usuarios. Verificou-se que tanto os beneficios percebidos, definidos pelo aumento da performance, agilidade na realização de tarefas e facilitação do processo de ensino, quanto a satisfação, influenciam a intencao do aluno de usar o ambiente virtual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893
10.22347/2175-2753v8i22.893
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v8i22.893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893/pdf1
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil

Intencional
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 69-91
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672694087680