A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893 |
Resumo: | O objetivo deste artigo e verificar se a qualidade do sistema e a qualidade da informação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) influenciam a satisfação, o uso e os beneficios percebidos por alunos de graduação a distância. Para isto, aplicou-se um questionario baseado no modelo de Carvalho Neto e Takaoka (2010), a 376 alunos de 12 cursos de graduação a distância de uma IES do sul do pais. Os resultados demonstraram que tanto a qualidade da informação, que se refere ao fato de as informações serem confiaveis, exatas, relevantes e atualizadas, quanto a qualidade do sistema, caracterizada pela facilidade de uso, seguranca do sistema, interatividade e layout agradavel, influenciam os beneficios percebidos e a satisfação dos usuarios. Verificou-se que tanto os beneficios percebidos, definidos pelo aumento da performance, agilidade na realização de tarefas e facilitação do processo de ensino, quanto a satisfação, influenciam a intencao do aluno de usar o ambiente virtual. |
id |
CESGRAN-1_ac51a52642fc56dc004007ad799801b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/893 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a DistânciaAvaliação; Educação; sociedadeO objetivo deste artigo e verificar se a qualidade do sistema e a qualidade da informação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) influenciam a satisfação, o uso e os beneficios percebidos por alunos de graduação a distância. Para isto, aplicou-se um questionario baseado no modelo de Carvalho Neto e Takaoka (2010), a 376 alunos de 12 cursos de graduação a distância de uma IES do sul do pais. Os resultados demonstraram que tanto a qualidade da informação, que se refere ao fato de as informações serem confiaveis, exatas, relevantes e atualizadas, quanto a qualidade do sistema, caracterizada pela facilidade de uso, seguranca do sistema, interatividade e layout agradavel, influenciam os beneficios percebidos e a satisfação dos usuarios. Verificou-se que tanto os beneficios percebidos, definidos pelo aumento da performance, agilidade na realização de tarefas e facilitação do processo de ensino, quanto a satisfação, influenciam a intencao do aluno de usar o ambiente virtual.Fundação CesgranrioMondini, Vanessa Edy DagnoniBorges, Gustavo da RosaFloriani, RicardoDomingues, Maria Jose Carvalho de SouzaLavarda, Carlos Eduardo Facin2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/89310.22347/2175-2753v8i22.893Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 69-912175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893/pdfBrasilIntencionalDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T14:38:51Zoai:ojs.localhost:article/893Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T14:38:51Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância |
title |
A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância |
spellingShingle |
A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância Mondini, Vanessa Edy Dagnoni Avaliação; Educação; sociedade |
title_short |
A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância |
title_full |
A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância |
title_fullStr |
A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância |
title_full_unstemmed |
A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância |
title_sort |
A Relação entre Qualidade, Beneficios e Satisfação na Intencao do Uso de AVA por Parte de Alunos de Graduação a Distância |
author |
Mondini, Vanessa Edy Dagnoni |
author_facet |
Mondini, Vanessa Edy Dagnoni Borges, Gustavo da Rosa Floriani, Ricardo Domingues, Maria Jose Carvalho de Souza Lavarda, Carlos Eduardo Facin |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Gustavo da Rosa Floriani, Ricardo Domingues, Maria Jose Carvalho de Souza Lavarda, Carlos Eduardo Facin |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mondini, Vanessa Edy Dagnoni Borges, Gustavo da Rosa Floriani, Ricardo Domingues, Maria Jose Carvalho de Souza Lavarda, Carlos Eduardo Facin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação; sociedade |
topic |
Avaliação; Educação; sociedade |
description |
O objetivo deste artigo e verificar se a qualidade do sistema e a qualidade da informação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) influenciam a satisfação, o uso e os beneficios percebidos por alunos de graduação a distância. Para isto, aplicou-se um questionario baseado no modelo de Carvalho Neto e Takaoka (2010), a 376 alunos de 12 cursos de graduação a distância de uma IES do sul do pais. Os resultados demonstraram que tanto a qualidade da informação, que se refere ao fato de as informações serem confiaveis, exatas, relevantes e atualizadas, quanto a qualidade do sistema, caracterizada pela facilidade de uso, seguranca do sistema, interatividade e layout agradavel, influenciam os beneficios percebidos e a satisfação dos usuarios. Verificou-se que tanto os beneficios percebidos, definidos pelo aumento da performance, agilidade na realização de tarefas e facilitação do processo de ensino, quanto a satisfação, influenciam a intencao do aluno de usar o ambiente virtual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893 10.22347/2175-2753v8i22.893 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v8i22.893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893/pdf1 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/893/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Intencional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 69-91 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672694087680 |