O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Aline
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Yara Fonseca de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3585
Resumo: Este estudo objetiva empreender uma reflexão crítica dos avanços do neoliberalismo no Brasil com as mudanças nas políticas avaliativas da educação superior. Questiona-se quais são as relações entre as políticas educacionais e as questões do mercado capitalista e o status do país como Estado Avaliador. Realizou-se um levantamento bibliográfico com base em autores como Afonso, Dias Sobrinho e Paulani. Os resultados sinalizam os riscos de como a avaliação da educação superior tem sido alinhada às orientações neoliberais, sendo usada para regular, classificar e ranquear as instituições. Conclui-se que o sistema de avaliação recai na lógica comandada pelos governos neoliberais em que a avaliação é usada com a função de prestação de contas ao estado, contribuindo cada vez mais com a mercantilização da educação superior.
id CESGRAN-1_ac5bfe175333c1d7f2639abeb7051ef4
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3585
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superiorAvaliação. Educação Superior.Este estudo objetiva empreender uma reflexão crítica dos avanços do neoliberalismo no Brasil com as mudanças nas políticas avaliativas da educação superior. Questiona-se quais são as relações entre as políticas educacionais e as questões do mercado capitalista e o status do país como Estado Avaliador. Realizou-se um levantamento bibliográfico com base em autores como Afonso, Dias Sobrinho e Paulani. Os resultados sinalizam os riscos de como a avaliação da educação superior tem sido alinhada às orientações neoliberais, sendo usada para regular, classificar e ranquear as instituições. Conclui-se que o sistema de avaliação recai na lógica comandada pelos governos neoliberais em que a avaliação é usada com a função de prestação de contas ao estado, contribuindo cada vez mais com a mercantilização da educação superior.Fundação CesgranrioAlmeida, AlineSilva, Yara Fonseca de Oliveira2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/358510.22347/2175-2753v13i41.3585Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 41 (2021): REVISTA META: AVALIAÇÃO OUT./DEZ.; 944-9592175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3585/pdfAmericasDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-10T19:51:23Zoai:ojs.localhost:article/3585Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-03-10T19:51:23Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior
title O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior
spellingShingle O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior
Almeida, Aline
Avaliação. Educação Superior.
title_short O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior
title_full O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior
title_fullStr O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior
title_full_unstemmed O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior
title_sort O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior
author Almeida, Aline
author_facet Almeida, Aline
Silva, Yara Fonseca de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Yara Fonseca de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Aline
Silva, Yara Fonseca de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação. Educação Superior.
topic Avaliação. Educação Superior.
description Este estudo objetiva empreender uma reflexão crítica dos avanços do neoliberalismo no Brasil com as mudanças nas políticas avaliativas da educação superior. Questiona-se quais são as relações entre as políticas educacionais e as questões do mercado capitalista e o status do país como Estado Avaliador. Realizou-se um levantamento bibliográfico com base em autores como Afonso, Dias Sobrinho e Paulani. Os resultados sinalizam os riscos de como a avaliação da educação superior tem sido alinhada às orientações neoliberais, sendo usada para regular, classificar e ranquear as instituições. Conclui-se que o sistema de avaliação recai na lógica comandada pelos governos neoliberais em que a avaliação é usada com a função de prestação de contas ao estado, contribuindo cada vez mais com a mercantilização da educação superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3585
10.22347/2175-2753v13i41.3585
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3585
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v13i41.3585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3585/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 41 (2021): REVISTA META: AVALIAÇÃO OUT./DEZ.; 944-959
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672688844800