A avaliação da pós-graduação no Brasil: resultados e determinantes da avaliação da Capes (2013-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cesar Augusto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veiga, Alinne de Carvalho, Borges, Letícia Maria Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2825
Resumo: No Brasil, a regulação e a avaliação da qualidade dos programas de pós-graduação são feitas pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). A avaliação é central para todo o sistema de pós-graduação, distribuindo recursos financeiros e legitimando os diferenciais entre os programas. Assim, avaliar a avaliação é crucial para aperfeiçoar os modelos e compreender os resultados vigentes. Com este escopo, o presente trabalho coletou, estruturou e analisou os resultados e determinantes do processo avaliativo da Quadrienal 2013-2016, realizado em 2017. Para isso foram utilizadas técnicas de Web Scraping para construção de uma base de dados única, contendo as informações das fichas de avaliação de todos os programas avaliados. A partir de tal base foi aplicado um modelo de regressão logística para estimação das relações dos quesitos da avaliação com as mudanças de nota dentre as grandes áreas do conhecimento. Destaca-se a importância da produção acadêmica cientifica, sendo os quesitos de Produção intelectual e do Corpo Discente, Teses e Dissertações os que apresentaram maior relevância na alteração das notas.
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