Avaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zoppo, Beatriz Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Behrens, Marilda Aparecida, Claro, Ana Lucia de Araujo, Rossetin, Ana Paula Dalagassa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3726
Resumo: A presente pesquisa se refere a um estudo exploratório com abordagem qualitativa que teve como objetivo identificar as percepções que os estudantes dos cursos Stricto Sensu apresentam sobre a avaliação por meio da utilização de portfólio. Para tanto, participaram da pesquisa cinco pós-graduandos da Educação Superior dos cursos Stricto Sensu que já vivenciaram a avaliação por meio do uso de portfólio. Os resultados apontaram que esses doutorandos ainda não apresentam conceitos mais amplos sobre avaliação, com utilização do portfólio, mas reconhecem que o portfólio se caracteriza como um processo de autoavaliação da aprendizagem.
id CESGRAN-1_c60db84607cfef4fe84c70712fae9ef4
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3726
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativoA presente pesquisa se refere a um estudo exploratório com abordagem qualitativa que teve como objetivo identificar as percepções que os estudantes dos cursos Stricto Sensu apresentam sobre a avaliação por meio da utilização de portfólio. Para tanto, participaram da pesquisa cinco pós-graduandos da Educação Superior dos cursos Stricto Sensu que já vivenciaram a avaliação por meio do uso de portfólio. Os resultados apontaram que esses doutorandos ainda não apresentam conceitos mais amplos sobre avaliação, com utilização do portfólio, mas reconhecem que o portfólio se caracteriza como um processo de autoavaliação da aprendizagem.Fundação CesgranrioZoppo, Beatriz MariaBehrens, Marilda AparecidaClaro, Ana Lucia de AraujoRossetin, Ana Paula Dalagassa2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/372610.22347/2175-2753v14i44.3726Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 44 (2022): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 515-5372175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3726/pdfDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-05T15:13:18Zoai:ojs.localhost:article/3726Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-10-05T15:13:18Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativo
title Avaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativo
spellingShingle Avaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativo
Zoppo, Beatriz Maria
title_short Avaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativo
title_full Avaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativo
title_fullStr Avaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativo
title_full_unstemmed Avaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativo
title_sort Avaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativo
author Zoppo, Beatriz Maria
author_facet Zoppo, Beatriz Maria
Behrens, Marilda Aparecida
Claro, Ana Lucia de Araujo
Rossetin, Ana Paula Dalagassa
author_role author
author2 Behrens, Marilda Aparecida
Claro, Ana Lucia de Araujo
Rossetin, Ana Paula Dalagassa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zoppo, Beatriz Maria
Behrens, Marilda Aparecida
Claro, Ana Lucia de Araujo
Rossetin, Ana Paula Dalagassa
dc.subject.none.fl_str_mv
description A presente pesquisa se refere a um estudo exploratório com abordagem qualitativa que teve como objetivo identificar as percepções que os estudantes dos cursos Stricto Sensu apresentam sobre a avaliação por meio da utilização de portfólio. Para tanto, participaram da pesquisa cinco pós-graduandos da Educação Superior dos cursos Stricto Sensu que já vivenciaram a avaliação por meio do uso de portfólio. Os resultados apontaram que esses doutorandos ainda não apresentam conceitos mais amplos sobre avaliação, com utilização do portfólio, mas reconhecem que o portfólio se caracteriza como um processo de autoavaliação da aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3726
10.22347/2175-2753v14i44.3726
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3726
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v14i44.3726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3726/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 44 (2022): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 515-537
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672295628800