Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzon, Mateus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10595
Resumo: Resumo: Neste artigo, investiga-se as contribuições do uso dos portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, desenvolvida junto a uma turma do 3.º ano do Ensino Fundamental. O corpus da pesquisa é constituído por Portfólios Individuais dos estudantes e pelo Diário de Aula mantido pelo docente, sendo estes analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os dados foram dispostos em três categorias, sendo que a primeira trata das possibilidades desse instrumento servir como um recurso que dê visibilidade às aprendizagens das crianças. A segunda categoria aborda a possibilidade dos portfólios fomentarem a comunicação entre as crianças e os docentes, evidenciando os interesses e as necessidades. A terceira categoria trata do desenvolvimento da metacognição, visto que ao elaborarem seus portfólios as crianças têm oportunidade de refletir sobre as tarefas que realiza e criar estratégias para aperfeiçoá-las. Assim, evidencia-se que o uso de portfólios como um instrumento de avaliação permite ao docente acompanhar e monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e planejar estratégias de trabalho que são adequadas as dificuldades apresentadas pelas crianças.  
id UFFS-2_657ac092863d10c6f7e99ab8d0b11af6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10595
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por InvestigaçãoResumo: Neste artigo, investiga-se as contribuições do uso dos portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, desenvolvida junto a uma turma do 3.º ano do Ensino Fundamental. O corpus da pesquisa é constituído por Portfólios Individuais dos estudantes e pelo Diário de Aula mantido pelo docente, sendo estes analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os dados foram dispostos em três categorias, sendo que a primeira trata das possibilidades desse instrumento servir como um recurso que dê visibilidade às aprendizagens das crianças. A segunda categoria aborda a possibilidade dos portfólios fomentarem a comunicação entre as crianças e os docentes, evidenciando os interesses e as necessidades. A terceira categoria trata do desenvolvimento da metacognição, visto que ao elaborarem seus portfólios as crianças têm oportunidade de refletir sobre as tarefas que realiza e criar estratégias para aperfeiçoá-las. Assim, evidencia-se que o uso de portfólios como um instrumento de avaliação permite ao docente acompanhar e monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e planejar estratégias de trabalho que são adequadas as dificuldades apresentadas pelas crianças.  Universidade Federal da Fronteira Sul2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1059510.36661/2595-4520.2018v1i3.10595Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10595/7099Copyright (c) 2019 Mateus Lorenzonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLorenzon, Mateus2021-07-13T05:27:53Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10595Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:53Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação
title Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação
spellingShingle Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação
Lorenzon, Mateus
title_short Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação
title_full Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação
title_fullStr Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação
title_full_unstemmed Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação
title_sort Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação
author Lorenzon, Mateus
author_facet Lorenzon, Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzon, Mateus
description Resumo: Neste artigo, investiga-se as contribuições do uso dos portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, desenvolvida junto a uma turma do 3.º ano do Ensino Fundamental. O corpus da pesquisa é constituído por Portfólios Individuais dos estudantes e pelo Diário de Aula mantido pelo docente, sendo estes analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os dados foram dispostos em três categorias, sendo que a primeira trata das possibilidades desse instrumento servir como um recurso que dê visibilidade às aprendizagens das crianças. A segunda categoria aborda a possibilidade dos portfólios fomentarem a comunicação entre as crianças e os docentes, evidenciando os interesses e as necessidades. A terceira categoria trata do desenvolvimento da metacognição, visto que ao elaborarem seus portfólios as crianças têm oportunidade de refletir sobre as tarefas que realiza e criar estratégias para aperfeiçoá-las. Assim, evidencia-se que o uso de portfólios como um instrumento de avaliação permite ao docente acompanhar e monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e planejar estratégias de trabalho que são adequadas as dificuldades apresentadas pelas crianças.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10595
10.36661/2595-4520.2018v1i3.10595
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10595
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2018v1i3.10595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10595/7099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Mateus Lorenzon
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Mateus Lorenzon
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611942707200