Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1829 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo meta-avaliar o Relatorio de Avaliação pos-ocupação (APO) da Escola Municipal Albert Schweitzer, realizado por alunos do curso de pos-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A APO e um processo avaliativo, utilizado por arquitetos, que se realiza em edificios, passado algum tempo de sua construção e ocupação. Tem como principais objetivos a obtencao de subsidios para corrigir, falhas, aferir acertos e definir diretrizes para novos projetos semelhantes. E realizada atraves da utilização de um conjunto de metodos e tecnicas com instrumentos especificos para sua avaliação. Visando alcancar o objetivo proposto acerca do presente estudo, foi verificada a conformidade entre o relatorio meta-avaliado e os padroes definidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE). Neste caso, os autores utilizaram-se de 22 padroes relativos a quatro atributos recomendados pelo Joint Committee, e tracaram comparacoes entre os aspectos de cada atributo/padroes e as acoes praticadas pelos avaliadores da APO. Foi concluido que a avaliação meta-avaliada atendeu a maioria dos padroes utilizados no presente estudo, cumprindo a sua finalidade e atendendo as expectativas dos stakeholders. |
id |
CESGRAN-1_cead2a968ae67e73681c5ebe402b638a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1829 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativoO presente estudo teve como objetivo meta-avaliar o Relatorio de Avaliação pos-ocupação (APO) da Escola Municipal Albert Schweitzer, realizado por alunos do curso de pos-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A APO e um processo avaliativo, utilizado por arquitetos, que se realiza em edificios, passado algum tempo de sua construção e ocupação. Tem como principais objetivos a obtencao de subsidios para corrigir, falhas, aferir acertos e definir diretrizes para novos projetos semelhantes. E realizada atraves da utilização de um conjunto de metodos e tecnicas com instrumentos especificos para sua avaliação. Visando alcancar o objetivo proposto acerca do presente estudo, foi verificada a conformidade entre o relatorio meta-avaliado e os padroes definidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE). Neste caso, os autores utilizaram-se de 22 padroes relativos a quatro atributos recomendados pelo Joint Committee, e tracaram comparacoes entre os aspectos de cada atributo/padroes e as acoes praticadas pelos avaliadores da APO. Foi concluido que a avaliação meta-avaliada atendeu a maioria dos padroes utilizados no presente estudo, cumprindo a sua finalidade e atendendo as expectativas dos stakeholders.Fundação CesgranrioVieira, RobertoStorino, RicardoOrlando Filho, Ovidio2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/182910.22347/2175-2753v11i33.1829Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 638-6632175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1829/pdfDireitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T19:31:10Zoai:ojs.localhost:article/1829Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-12-13T19:31:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo |
title |
Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo |
spellingShingle |
Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo Vieira, Roberto |
title_short |
Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo |
title_full |
Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo |
title_fullStr |
Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo |
title_full_unstemmed |
Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo |
title_sort |
Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo |
author |
Vieira, Roberto |
author_facet |
Vieira, Roberto Storino, Ricardo Orlando Filho, Ovidio |
author_role |
author |
author2 |
Storino, Ricardo Orlando Filho, Ovidio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Roberto Storino, Ricardo Orlando Filho, Ovidio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente estudo teve como objetivo meta-avaliar o Relatorio de Avaliação pos-ocupação (APO) da Escola Municipal Albert Schweitzer, realizado por alunos do curso de pos-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A APO e um processo avaliativo, utilizado por arquitetos, que se realiza em edificios, passado algum tempo de sua construção e ocupação. Tem como principais objetivos a obtencao de subsidios para corrigir, falhas, aferir acertos e definir diretrizes para novos projetos semelhantes. E realizada atraves da utilização de um conjunto de metodos e tecnicas com instrumentos especificos para sua avaliação. Visando alcancar o objetivo proposto acerca do presente estudo, foi verificada a conformidade entre o relatorio meta-avaliado e os padroes definidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE). Neste caso, os autores utilizaram-se de 22 padroes relativos a quatro atributos recomendados pelo Joint Committee, e tracaram comparacoes entre os aspectos de cada atributo/padroes e as acoes praticadas pelos avaliadores da APO. Foi concluido que a avaliação meta-avaliada atendeu a maioria dos padroes utilizados no presente estudo, cumprindo a sua finalidade e atendendo as expectativas dos stakeholders. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1829 10.22347/2175-2753v11i33.1829 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1829 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i33.1829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1829/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 638-663 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672757002240 |