Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziebell, Clarissa Sartori
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bertoletti, Roberta
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212607
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação pós-ocupação (apo) na biblioteca da Escola Estadual Dante Marcucci, localizada na cidade de Caxias do Sul (rs), para levantar os principais problemas que o ambiente enfrenta do ponto de vista do Conforto e da Psicologia Ambiental. Posteriormente, os dados coletados na apo foram utilizados no estudo de uma possível intervenção no espaço, reorganizando a biblioteca, para o bem estar dos seus usuários. Para tanto, foram utilizados diferentes métodos combinados – visita exploratória, poema dos desejos, constelação de atributos, questionários, observações, avaliação dimensional, simulações computacionais, e medições. As metodologias aplicadas para conhecer o que pensam os usuários da biblioteca destacaram o aparecimento de desejos como o ambiente climatizado, a boa iluminação, a ampliação do espaço e o mobiliário confortável. A aplicação dos instrumentos para apo no espaço construído da biblioteca foi fundamental para o entendimento das necessidades e desejos dos usuários, assim como para o estudo de reestruturação da biblioteca, no intuito de melhorar as condições de estudo dos alunos.
id UFRGS-2_384bdcb7be2040dcf2b3a6e6782452a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212607
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ziebell, Clarissa SartoriBertoletti, Roberta2020-08-05T03:38:19Z2020http://hdl.handle.net/10183/212607001116763Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação pós-ocupação (apo) na biblioteca da Escola Estadual Dante Marcucci, localizada na cidade de Caxias do Sul (rs), para levantar os principais problemas que o ambiente enfrenta do ponto de vista do Conforto e da Psicologia Ambiental. Posteriormente, os dados coletados na apo foram utilizados no estudo de uma possível intervenção no espaço, reorganizando a biblioteca, para o bem estar dos seus usuários. Para tanto, foram utilizados diferentes métodos combinados – visita exploratória, poema dos desejos, constelação de atributos, questionários, observações, avaliação dimensional, simulações computacionais, e medições. As metodologias aplicadas para conhecer o que pensam os usuários da biblioteca destacaram o aparecimento de desejos como o ambiente climatizado, a boa iluminação, a ampliação do espaço e o mobiliário confortável. A aplicação dos instrumentos para apo no espaço construído da biblioteca foi fundamental para o entendimento das necessidades e desejos dos usuários, assim como para o estudo de reestruturação da biblioteca, no intuito de melhorar as condições de estudo dos alunos.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 350-368Biblioteca escolarPsicologia ambientalConforto ambientalAvaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116763.pdf.txt001116763.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212607/2/001116763.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001116763.pdfCapítulo 19application/pdf2812811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212607/1/001116763.pdf0cde9cbb2ca74842424ff8805929ba3dMD5110183/2126072020-08-06 03:36:19.532107oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-06T06:36:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar
title Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar
spellingShingle Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar
Ziebell, Clarissa Sartori
Biblioteca escolar
Psicologia ambiental
Conforto ambiental
title_short Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar
title_full Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar
title_fullStr Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar
title_full_unstemmed Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar
title_sort Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar
author Ziebell, Clarissa Sartori
author_facet Ziebell, Clarissa Sartori
Bertoletti, Roberta
author_role author
author2 Bertoletti, Roberta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziebell, Clarissa Sartori
Bertoletti, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Psicologia ambiental
Conforto ambiental
topic Biblioteca escolar
Psicologia ambiental
Conforto ambiental
description Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação pós-ocupação (apo) na biblioteca da Escola Estadual Dante Marcucci, localizada na cidade de Caxias do Sul (rs), para levantar os principais problemas que o ambiente enfrenta do ponto de vista do Conforto e da Psicologia Ambiental. Posteriormente, os dados coletados na apo foram utilizados no estudo de uma possível intervenção no espaço, reorganizando a biblioteca, para o bem estar dos seus usuários. Para tanto, foram utilizados diferentes métodos combinados – visita exploratória, poema dos desejos, constelação de atributos, questionários, observações, avaliação dimensional, simulações computacionais, e medições. As metodologias aplicadas para conhecer o que pensam os usuários da biblioteca destacaram o aparecimento de desejos como o ambiente climatizado, a boa iluminação, a ampliação do espaço e o mobiliário confortável. A aplicação dos instrumentos para apo no espaço construído da biblioteca foi fundamental para o entendimento das necessidades e desejos dos usuários, assim como para o estudo de reestruturação da biblioteca, no intuito de melhorar as condições de estudo dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-05T03:38:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212607
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116763
url http://hdl.handle.net/10183/212607
identifier_str_mv 001116763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 350-368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212607/2/001116763.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212607/1/001116763.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
0cde9cbb2ca74842424ff8805929ba3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224996556636160