Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Castro, Luis Carlos da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brazileiro Paixão, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3829
Resumo: Dispor de uma lista de competências necessárias aos avaliadores possibilita a identificação de caminhos para o desenvolvimento profissional dos avaliadores. Este artigo tem o objetivo de analisar as principais listas de necessárias aos avaliadores e identificar semelhanças e diferenças entre elas. Pôde-se verificar que há uma grande diversificação das competências apresentadas nas diferentes listas, bem como uma elevada atenção com a dimensão Metodologia. As competências relacionadas diretamente à ética profissional, a aspectos de coleta, análise dos dados e relacionamento interpessoal, bem como à gestão de projeto são as que predominam nas listas elencadas. A maioria das competências listadas por King, Stevahn, Ghere e Minnema (2001) foram incluídas nas demais listas, o que sugere a importância deste estudo como ponto de partida para listas mais contextualizadas.
id CESGRAN-1_deb3f7873886d4bec5ebcf47c30fd2f0
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3829
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literaturaDispor de uma lista de competências necessárias aos avaliadores possibilita a identificação de caminhos para o desenvolvimento profissional dos avaliadores. Este artigo tem o objetivo de analisar as principais listas de necessárias aos avaliadores e identificar semelhanças e diferenças entre elas. Pôde-se verificar que há uma grande diversificação das competências apresentadas nas diferentes listas, bem como uma elevada atenção com a dimensão Metodologia. As competências relacionadas diretamente à ética profissional, a aspectos de coleta, análise dos dados e relacionamento interpessoal, bem como à gestão de projeto são as que predominam nas listas elencadas. A maioria das competências listadas por King, Stevahn, Ghere e Minnema (2001) foram incluídas nas demais listas, o que sugere a importância deste estudo como ponto de partida para listas mais contextualizadas.Fundação CesgranrioSilva Castro, Luis Carlos daBrazileiro Paixão, Roberto2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/382910.22347/2175-2753v14i44.3829Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 44 (2022): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 671-6952175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3829/pdfDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-05T15:13:18Zoai:ojs.localhost:article/3829Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-10-05T15:13:18Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura
title Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura
spellingShingle Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura
Silva Castro, Luis Carlos da
title_short Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura
title_full Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura
title_fullStr Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura
title_full_unstemmed Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura
title_sort Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura
author Silva Castro, Luis Carlos da
author_facet Silva Castro, Luis Carlos da
Brazileiro Paixão, Roberto
author_role author
author2 Brazileiro Paixão, Roberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Castro, Luis Carlos da
Brazileiro Paixão, Roberto
dc.subject.none.fl_str_mv
description Dispor de uma lista de competências necessárias aos avaliadores possibilita a identificação de caminhos para o desenvolvimento profissional dos avaliadores. Este artigo tem o objetivo de analisar as principais listas de necessárias aos avaliadores e identificar semelhanças e diferenças entre elas. Pôde-se verificar que há uma grande diversificação das competências apresentadas nas diferentes listas, bem como uma elevada atenção com a dimensão Metodologia. As competências relacionadas diretamente à ética profissional, a aspectos de coleta, análise dos dados e relacionamento interpessoal, bem como à gestão de projeto são as que predominam nas listas elencadas. A maioria das competências listadas por King, Stevahn, Ghere e Minnema (2001) foram incluídas nas demais listas, o que sugere a importância deste estudo como ponto de partida para listas mais contextualizadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3829
10.22347/2175-2753v14i44.3829
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3829
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v14i44.3829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3829/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 44 (2022): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 671-695
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671851032576