Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3829 |
Resumo: | Dispor de uma lista de competências necessárias aos avaliadores possibilita a identificação de caminhos para o desenvolvimento profissional dos avaliadores. Este artigo tem o objetivo de analisar as principais listas de necessárias aos avaliadores e identificar semelhanças e diferenças entre elas. Pôde-se verificar que há uma grande diversificação das competências apresentadas nas diferentes listas, bem como uma elevada atenção com a dimensão Metodologia. As competências relacionadas diretamente à ética profissional, a aspectos de coleta, análise dos dados e relacionamento interpessoal, bem como à gestão de projeto são as que predominam nas listas elencadas. A maioria das competências listadas por King, Stevahn, Ghere e Minnema (2001) foram incluídas nas demais listas, o que sugere a importância deste estudo como ponto de partida para listas mais contextualizadas. |
id |
CESGRAN-1_deb3f7873886d4bec5ebcf47c30fd2f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/3829 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literaturaDispor de uma lista de competências necessárias aos avaliadores possibilita a identificação de caminhos para o desenvolvimento profissional dos avaliadores. Este artigo tem o objetivo de analisar as principais listas de necessárias aos avaliadores e identificar semelhanças e diferenças entre elas. Pôde-se verificar que há uma grande diversificação das competências apresentadas nas diferentes listas, bem como uma elevada atenção com a dimensão Metodologia. As competências relacionadas diretamente à ética profissional, a aspectos de coleta, análise dos dados e relacionamento interpessoal, bem como à gestão de projeto são as que predominam nas listas elencadas. A maioria das competências listadas por King, Stevahn, Ghere e Minnema (2001) foram incluídas nas demais listas, o que sugere a importância deste estudo como ponto de partida para listas mais contextualizadas.Fundação CesgranrioSilva Castro, Luis Carlos daBrazileiro Paixão, Roberto2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/382910.22347/2175-2753v14i44.3829Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 44 (2022): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 671-6952175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3829/pdfDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-05T15:13:18Zoai:ojs.localhost:article/3829Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-10-05T15:13:18Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura |
title |
Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura |
spellingShingle |
Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura Silva Castro, Luis Carlos da |
title_short |
Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura |
title_full |
Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura |
title_fullStr |
Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura |
title_full_unstemmed |
Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura |
title_sort |
Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura |
author |
Silva Castro, Luis Carlos da |
author_facet |
Silva Castro, Luis Carlos da Brazileiro Paixão, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Brazileiro Paixão, Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Castro, Luis Carlos da Brazileiro Paixão, Roberto |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Dispor de uma lista de competências necessárias aos avaliadores possibilita a identificação de caminhos para o desenvolvimento profissional dos avaliadores. Este artigo tem o objetivo de analisar as principais listas de necessárias aos avaliadores e identificar semelhanças e diferenças entre elas. Pôde-se verificar que há uma grande diversificação das competências apresentadas nas diferentes listas, bem como uma elevada atenção com a dimensão Metodologia. As competências relacionadas diretamente à ética profissional, a aspectos de coleta, análise dos dados e relacionamento interpessoal, bem como à gestão de projeto são as que predominam nas listas elencadas. A maioria das competências listadas por King, Stevahn, Ghere e Minnema (2001) foram incluídas nas demais listas, o que sugere a importância deste estudo como ponto de partida para listas mais contextualizadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3829 10.22347/2175-2753v14i44.3829 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3829 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v14i44.3829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3829/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 44 (2022): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 671-695 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671851032576 |