Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Grasiany Sousa de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Leandro Araujo de, Ribeiro, Sílvia Maria de Oliveira, Silva, Solonildo Almeida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3864
Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica busca conciliar a formação de nível médio ao mundo do trabalho, sendo, portanto, considerada uma modalidade de ensino importante na formação do jovem brasileiro. O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho de estudantes de Pedagogia oriundos da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio com estudantes de outras modalidades de ensino. Para tanto, foram utilizados os dados de 103.561 estudantes brasileiros de Pedagogia que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta comparação utilizou-se um teste de Análise de Variância de uma via. Os resultados apontam para uma diferença estatisticamente significativa em favor do melhor desempenho dos estudantes de Pedagogia que concluíram o Ensino Médio na modalidade de ensino técnico e profissionalizante. Implicações desses resultados são apresentadas nos itens finais Discussões e Conclusões.
id CESGRAN-1_e0fb53d48020bacaa123b2835ec893cc
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3864
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no EnadeAvaliação educacional; Educação profissional e tecnológica; Ensino SuperiorA Educação Profissional e Tecnológica busca conciliar a formação de nível médio ao mundo do trabalho, sendo, portanto, considerada uma modalidade de ensino importante na formação do jovem brasileiro. O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho de estudantes de Pedagogia oriundos da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio com estudantes de outras modalidades de ensino. Para tanto, foram utilizados os dados de 103.561 estudantes brasileiros de Pedagogia que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta comparação utilizou-se um teste de Análise de Variância de uma via. Os resultados apontam para uma diferença estatisticamente significativa em favor do melhor desempenho dos estudantes de Pedagogia que concluíram o Ensino Médio na modalidade de ensino técnico e profissionalizante. Implicações desses resultados são apresentadas nos itens finais Discussões e Conclusões.Fundação CesgranrioFuncap - Fundação Cearense de Amparo à PesquisaAlmeida, Grasiany Sousa deSousa, Leandro Araujo deRibeiro, Sílvia Maria de OliveiraSilva, Solonildo Almeida da2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/386410.22347/2175-2753v14i45.3864Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 45 (2022): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 876-8902175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3864/pdfDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T21:35:14Zoai:ojs.localhost:article/3864Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2023-01-09T21:35:14Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade
title Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade
spellingShingle Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade
Almeida, Grasiany Sousa de
Avaliação educacional; Educação profissional e tecnológica; Ensino Superior
title_short Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade
title_full Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade
title_fullStr Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade
title_full_unstemmed Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade
title_sort Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade
author Almeida, Grasiany Sousa de
author_facet Almeida, Grasiany Sousa de
Sousa, Leandro Araujo de
Ribeiro, Sílvia Maria de Oliveira
Silva, Solonildo Almeida da
author_role author
author2 Sousa, Leandro Araujo de
Ribeiro, Sílvia Maria de Oliveira
Silva, Solonildo Almeida da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Funcap - Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Grasiany Sousa de
Sousa, Leandro Araujo de
Ribeiro, Sílvia Maria de Oliveira
Silva, Solonildo Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional; Educação profissional e tecnológica; Ensino Superior
topic Avaliação educacional; Educação profissional e tecnológica; Ensino Superior
description A Educação Profissional e Tecnológica busca conciliar a formação de nível médio ao mundo do trabalho, sendo, portanto, considerada uma modalidade de ensino importante na formação do jovem brasileiro. O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho de estudantes de Pedagogia oriundos da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio com estudantes de outras modalidades de ensino. Para tanto, foram utilizados os dados de 103.561 estudantes brasileiros de Pedagogia que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta comparação utilizou-se um teste de Análise de Variância de uma via. Os resultados apontam para uma diferença estatisticamente significativa em favor do melhor desempenho dos estudantes de Pedagogia que concluíram o Ensino Médio na modalidade de ensino técnico e profissionalizante. Implicações desses resultados são apresentadas nos itens finais Discussões e Conclusões.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3864
10.22347/2175-2753v14i45.3864
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3864
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v14i45.3864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3864/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 45 (2022): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 876-890
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671931772928