Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3864 |
Resumo: | A Educação Profissional e Tecnológica busca conciliar a formação de nível médio ao mundo do trabalho, sendo, portanto, considerada uma modalidade de ensino importante na formação do jovem brasileiro. O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho de estudantes de Pedagogia oriundos da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio com estudantes de outras modalidades de ensino. Para tanto, foram utilizados os dados de 103.561 estudantes brasileiros de Pedagogia que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta comparação utilizou-se um teste de Análise de Variância de uma via. Os resultados apontam para uma diferença estatisticamente significativa em favor do melhor desempenho dos estudantes de Pedagogia que concluíram o Ensino Médio na modalidade de ensino técnico e profissionalizante. Implicações desses resultados são apresentadas nos itens finais Discussões e Conclusões. |
id |
CESGRAN-1_e0fb53d48020bacaa123b2835ec893cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/3864 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no EnadeAvaliação educacional; Educação profissional e tecnológica; Ensino SuperiorA Educação Profissional e Tecnológica busca conciliar a formação de nível médio ao mundo do trabalho, sendo, portanto, considerada uma modalidade de ensino importante na formação do jovem brasileiro. O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho de estudantes de Pedagogia oriundos da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio com estudantes de outras modalidades de ensino. Para tanto, foram utilizados os dados de 103.561 estudantes brasileiros de Pedagogia que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta comparação utilizou-se um teste de Análise de Variância de uma via. Os resultados apontam para uma diferença estatisticamente significativa em favor do melhor desempenho dos estudantes de Pedagogia que concluíram o Ensino Médio na modalidade de ensino técnico e profissionalizante. Implicações desses resultados são apresentadas nos itens finais Discussões e Conclusões.Fundação CesgranrioFuncap - Fundação Cearense de Amparo à PesquisaAlmeida, Grasiany Sousa deSousa, Leandro Araujo deRibeiro, Sílvia Maria de OliveiraSilva, Solonildo Almeida da2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/386410.22347/2175-2753v14i45.3864Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 45 (2022): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 876-8902175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3864/pdfDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T21:35:14Zoai:ojs.localhost:article/3864Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2023-01-09T21:35:14Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade |
title |
Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade |
spellingShingle |
Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade Almeida, Grasiany Sousa de Avaliação educacional; Educação profissional e tecnológica; Ensino Superior |
title_short |
Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade |
title_full |
Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade |
title_fullStr |
Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade |
title_full_unstemmed |
Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade |
title_sort |
Educação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade |
author |
Almeida, Grasiany Sousa de |
author_facet |
Almeida, Grasiany Sousa de Sousa, Leandro Araujo de Ribeiro, Sílvia Maria de Oliveira Silva, Solonildo Almeida da |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Leandro Araujo de Ribeiro, Sílvia Maria de Oliveira Silva, Solonildo Almeida da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Funcap - Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Grasiany Sousa de Sousa, Leandro Araujo de Ribeiro, Sílvia Maria de Oliveira Silva, Solonildo Almeida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional; Educação profissional e tecnológica; Ensino Superior |
topic |
Avaliação educacional; Educação profissional e tecnológica; Ensino Superior |
description |
A Educação Profissional e Tecnológica busca conciliar a formação de nível médio ao mundo do trabalho, sendo, portanto, considerada uma modalidade de ensino importante na formação do jovem brasileiro. O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho de estudantes de Pedagogia oriundos da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio com estudantes de outras modalidades de ensino. Para tanto, foram utilizados os dados de 103.561 estudantes brasileiros de Pedagogia que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta comparação utilizou-se um teste de Análise de Variância de uma via. Os resultados apontam para uma diferença estatisticamente significativa em favor do melhor desempenho dos estudantes de Pedagogia que concluíram o Ensino Médio na modalidade de ensino técnico e profissionalizante. Implicações desses resultados são apresentadas nos itens finais Discussões e Conclusões. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3864 10.22347/2175-2753v14i45.3864 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3864 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v14i45.3864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3864/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 45 (2022): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 876-890 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671931772928 |