Padronização da Correcao de Questoes Dissertativas para Professores de Saúde Coletiva do Curso de Medicina em uma Instituicao de Ensino Superior do Oeste do Parana
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1486 |
Resumo: | Este trabalho refere-se ao uso de questoes dissertativas como metodo de avaliação, e como sua correcao pode variar entre diferentes avaliadores, resultando em discrepâncias de conceitos. Para evitar tal problematica, e possivel utilizar ferramentas de padronização de correcao, como o rubric. Assim, esse estudo objetivou averiguar se, com o uso da rubrica, a correcao se torna mais clara e homogenea. Para tanto, selecionou-se dez professores de saúde coletiva de uma IES do Oeste do Parana para que realizassem a correcao de uma prova dissertativa aplicada a 33 academicos de medicina. Metade desses professores realizou a correcao pelo metodo tradicional, enquanto os demais corrigiram utilizando o rubric. Apos analise estatistica de comparação, evidenciou-se que a variabilidade das medias pela correcao tradicional foi maior. Nas primeiras questoes as notas sao mais dispares e nas últimas a discrepância diminui, indicando que, com o metodo tradicional, os professores tendem a alterar o rigor no final da correcao. Dessa forma, as rubricas podem tornar o processo de correcao mais preciso e transparente, favorecendo o feedback entre professores e academicos. |
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Padronização da Correcao de Questoes Dissertativas para Professores de Saúde Coletiva do Curso de Medicina em uma Instituicao de Ensino Superior do Oeste do ParanaAvaliação ensino superior; Saúde e educação; Abordagens e metodologias de avaliaçãoEste trabalho refere-se ao uso de questoes dissertativas como metodo de avaliação, e como sua correcao pode variar entre diferentes avaliadores, resultando em discrepâncias de conceitos. Para evitar tal problematica, e possivel utilizar ferramentas de padronização de correcao, como o rubric. Assim, esse estudo objetivou averiguar se, com o uso da rubrica, a correcao se torna mais clara e homogenea. Para tanto, selecionou-se dez professores de saúde coletiva de uma IES do Oeste do Parana para que realizassem a correcao de uma prova dissertativa aplicada a 33 academicos de medicina. Metade desses professores realizou a correcao pelo metodo tradicional, enquanto os demais corrigiram utilizando o rubric. Apos analise estatistica de comparação, evidenciou-se que a variabilidade das medias pela correcao tradicional foi maior. Nas primeiras questoes as notas sao mais dispares e nas últimas a discrepância diminui, indicando que, com o metodo tradicional, os professores tendem a alterar o rigor no final da correcao. Dessa forma, as rubricas podem tornar o processo de correcao mais preciso e transparente, favorecendo o feedback entre professores e academicos.Fundação CesgranrioKarina Quadrado (correcao resumo ingles)Vera Lúcia Barbosa (correcao resumo espanholCaporal, Alana SchirmerPrado, Maria Rosa MachadoBini, Ivair RogerioBoller, Christian2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/148610.22347/2175-2753v10i28.1486Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 28 (2018): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 54-742175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1486/pdfAmericas - Brasil2016-2017Professores do ensino superiorDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T14:46:20Zoai:ojs.localhost:article/1486Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T14:46:20Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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