Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2880 |
Resumo: | Com o objetivo de medir o desenvolvimento do aprendizado reflexivo impulsionado pela avaliação de portfólios na Educação a Distância (EAD), partiu-se de uma pesquisa que trata das variáveis que influenciam os processos reflexivos, levando em consideração a diversidade, estudos prévios e as diferentes nacionalidades dos participantes. O estudo demonstrou as possibilidades da avaliação com portfólio como ferramenta para a formação de professores, tanto como registros dos resultados quanto para promoção da reflexão sobre a prática e possíveis melhorias nos processos de aprendizagem. As análises estatísticas e descritivas concluem que tanto a modalidade a distância quanto o uso do portfólio cooperam em processos reflexivos dos professores em formação, sustentados também pela interculturalidade. |
id |
CESGRAN-1_e7a8c3d105b4235678c8d48465157ecb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2880 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivoAvaliação com portfólio; Ensino à distância; Avaliação formativa; Aprendizagem reflexiva; InterculturalidadeCom o objetivo de medir o desenvolvimento do aprendizado reflexivo impulsionado pela avaliação de portfólios na Educação a Distância (EAD), partiu-se de uma pesquisa que trata das variáveis que influenciam os processos reflexivos, levando em consideração a diversidade, estudos prévios e as diferentes nacionalidades dos participantes. O estudo demonstrou as possibilidades da avaliação com portfólio como ferramenta para a formação de professores, tanto como registros dos resultados quanto para promoção da reflexão sobre a prática e possíveis melhorias nos processos de aprendizagem. As análises estatísticas e descritivas concluem que tanto a modalidade a distância quanto o uso do portfólio cooperam em processos reflexivos dos professores em formação, sustentados também pela interculturalidade.Fundação CesgranrioProjeto Erasmus Europeo Lovedistance - Learning Optimization and Academic Inclusion Via Equitative Distance Teaching and Learning 609949-EPP-1-2019-1-PTEPPKA2-CBHE-JPSartor Harada, Andresa2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/288010.22347/2175-2753v12i37.2880Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 37 (2020): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 826-8472175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2880/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2880/40110.22347/2175-2753v12i37.2880.s401Americas; Europa300 participantesDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-04T17:13:18Zoai:ojs.localhost:article/2880Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2021-02-04T17:13:18Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo |
title |
Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo |
spellingShingle |
Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo Sartor Harada, Andresa Avaliação com portfólio; Ensino à distância; Avaliação formativa; Aprendizagem reflexiva; Interculturalidade |
title_short |
Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo |
title_full |
Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo |
title_fullStr |
Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo |
title_sort |
Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo |
author |
Sartor Harada, Andresa |
author_facet |
Sartor Harada, Andresa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Projeto Erasmus Europeo Lovedistance - Learning Optimization and Academic Inclusion Via Equitative Distance Teaching and Learning 609949-EPP-1-2019-1-PTEPPKA2-CBHE-JP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartor Harada, Andresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação com portfólio; Ensino à distância; Avaliação formativa; Aprendizagem reflexiva; Interculturalidade |
topic |
Avaliação com portfólio; Ensino à distância; Avaliação formativa; Aprendizagem reflexiva; Interculturalidade |
description |
Com o objetivo de medir o desenvolvimento do aprendizado reflexivo impulsionado pela avaliação de portfólios na Educação a Distância (EAD), partiu-se de uma pesquisa que trata das variáveis que influenciam os processos reflexivos, levando em consideração a diversidade, estudos prévios e as diferentes nacionalidades dos participantes. O estudo demonstrou as possibilidades da avaliação com portfólio como ferramenta para a formação de professores, tanto como registros dos resultados quanto para promoção da reflexão sobre a prática e possíveis melhorias nos processos de aprendizagem. As análises estatísticas e descritivas concluem que tanto a modalidade a distância quanto o uso do portfólio cooperam em processos reflexivos dos professores em formação, sustentados também pela interculturalidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2880 10.22347/2175-2753v12i37.2880 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2880 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v12i37.2880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2880/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2880/401 10.22347/2175-2753v12i37.2880.s401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas; Europa 300 participantes |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 37 (2020): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 826-847 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672287240192 |