Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa,Glauce Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100171
Resumo: O portfólio reflexivo inscreve-se no contexto de uma avaliação formativa pautada no feedback e na interação. A fragilidade no processo de avaliação dos portfólios é consenso na literatura e entre especialistas e estudantes. Este estudo objetivou apresentar e analisar o Instrumento de avaliação e autoavaliação das competências a serem trabalhadas no portfólio reflexivo (IAVCP). A construção teórico-conceitual baseou-se na experiência de nove anos de uso dos autores e na discussão da literatura, resultando em um desenho testado e construído coletivamente entre docentes e estudantes. As competências delineadas no IAVCP – de comunicação, gestão da informação, sistêmicas, pessoais e de grupo – foram construídas com enfoque na educação universitária que integra atividades acadêmicas e profissionais. O processo de avaliação, por ser consensuado, propiciou o compromisso, a corresponsabilização e a transparência, produzidos pela identificação e pelo reconhecimento do instrumento como legítimo.
id UNESP-8_d1a90de614f2e668a6b9bffb9a818a09
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832016000100171
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitualPortfólio reflexivoMétodos ativosAvaliaçãoO portfólio reflexivo inscreve-se no contexto de uma avaliação formativa pautada no feedback e na interação. A fragilidade no processo de avaliação dos portfólios é consenso na literatura e entre especialistas e estudantes. Este estudo objetivou apresentar e analisar o Instrumento de avaliação e autoavaliação das competências a serem trabalhadas no portfólio reflexivo (IAVCP). A construção teórico-conceitual baseou-se na experiência de nove anos de uso dos autores e na discussão da literatura, resultando em um desenho testado e construído coletivamente entre docentes e estudantes. As competências delineadas no IAVCP – de comunicação, gestão da informação, sistêmicas, pessoais e de grupo – foram construídas com enfoque na educação universitária que integra atividades acadêmicas e profissionais. O processo de avaliação, por ser consensuado, propiciou o compromisso, a corresponsabilização e a transparência, produzidos pela identificação e pelo reconhecimento do instrumento como legítimo.UNESP2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100171Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.56 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.1303info:eu-repo/semantics/openAccessCotta,Rosângela Minardi MitreCosta,Glauce Dias dapor2015-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000100171Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-12-02T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual
title Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual
spellingShingle Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Portfólio reflexivo
Métodos ativos
Avaliação
title_short Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual
title_full Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual
title_fullStr Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual
title_full_unstemmed Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual
title_sort Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual
author Cotta,Rosângela Minardi Mitre
author_facet Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Costa,Glauce Dias da
author_role author
author2 Costa,Glauce Dias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Costa,Glauce Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Portfólio reflexivo
Métodos ativos
Avaliação
topic Portfólio reflexivo
Métodos ativos
Avaliação
description O portfólio reflexivo inscreve-se no contexto de uma avaliação formativa pautada no feedback e na interação. A fragilidade no processo de avaliação dos portfólios é consenso na literatura e entre especialistas e estudantes. Este estudo objetivou apresentar e analisar o Instrumento de avaliação e autoavaliação das competências a serem trabalhadas no portfólio reflexivo (IAVCP). A construção teórico-conceitual baseou-se na experiência de nove anos de uso dos autores e na discussão da literatura, resultando em um desenho testado e construído coletivamente entre docentes e estudantes. As competências delineadas no IAVCP – de comunicação, gestão da informação, sistêmicas, pessoais e de grupo – foram construídas com enfoque na educação universitária que integra atividades acadêmicas e profissionais. O processo de avaliação, por ser consensuado, propiciou o compromisso, a corresponsabilização e a transparência, produzidos pela identificação e pelo reconhecimento do instrumento como legítimo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100171
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.1303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.56 2016
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521463930880