Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Fernanda de Andrade Galliano Daros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Boller, Christian, Prado, Maria Rosa Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1582
Resumo: Este estudo objetiva o desenvolvimento e a validação de um instrumento de avaliação para aulas práticas laboratoriais da area da saúde, que possibilite aos estudantes um instrumento de construção do aprendizado, envolvendo as competencias profissionais e, aos docentes, um instrumento de registro significativo do conhecimento, habilidades e atitudes dos estudantes, realização de feedbacks e acompanhamento dos fatores de aulas práticas laboratoriais. A metodologia caracteriza-se pela pesquisa de campo, por meio de uma abordagem quantitativa do tipo explicativa experimental com validação de criterio e conteúdo nos cursos de Biomedicina e Farmacia de uma Instituicao de Ensino Superior localizada em Curitiba/PR. O instrumento final foi denominado Instrumento Laboratorial (INSTLAB), o qual pode se utilizado em qualquer aula pratica laboratorial da area da saúde com a finalidade de avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
id CESGRAN-1_ea2ffaa50bb636a4a8e2124239170da3
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1582
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de InstrumentoAvaliação; práticas laboratoriais, instrumentoEste estudo objetiva o desenvolvimento e a validação de um instrumento de avaliação para aulas práticas laboratoriais da area da saúde, que possibilite aos estudantes um instrumento de construção do aprendizado, envolvendo as competencias profissionais e, aos docentes, um instrumento de registro significativo do conhecimento, habilidades e atitudes dos estudantes, realização de feedbacks e acompanhamento dos fatores de aulas práticas laboratoriais. A metodologia caracteriza-se pela pesquisa de campo, por meio de uma abordagem quantitativa do tipo explicativa experimental com validação de criterio e conteúdo nos cursos de Biomedicina e Farmacia de uma Instituicao de Ensino Superior localizada em Curitiba/PR. O instrumento final foi denominado Instrumento Laboratorial (INSTLAB), o qual pode se utilizado em qualquer aula pratica laboratorial da area da saúde com a finalidade de avaliar o processo de ensino-aprendizagem.Fundação CesgranrioBastos, Fernanda de Andrade Galliano DarosBoller, ChristianPrado, Maria Rosa Machado2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/158210.22347/2175-2753v10i29.1582Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 338-3602175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1582/pdfAmericas, Brasil, Parana, CuritibaDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T14:33:43Zoai:ojs.localhost:article/1582Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T14:33:43Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento
title Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento
spellingShingle Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento
Bastos, Fernanda de Andrade Galliano Daros
Avaliação; práticas laboratoriais, instrumento
title_short Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento
title_full Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento
title_fullStr Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento
title_full_unstemmed Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento
title_sort Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento
author Bastos, Fernanda de Andrade Galliano Daros
author_facet Bastos, Fernanda de Andrade Galliano Daros
Boller, Christian
Prado, Maria Rosa Machado
author_role author
author2 Boller, Christian
Prado, Maria Rosa Machado
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Fernanda de Andrade Galliano Daros
Boller, Christian
Prado, Maria Rosa Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; práticas laboratoriais, instrumento
topic Avaliação; práticas laboratoriais, instrumento
description Este estudo objetiva o desenvolvimento e a validação de um instrumento de avaliação para aulas práticas laboratoriais da area da saúde, que possibilite aos estudantes um instrumento de construção do aprendizado, envolvendo as competencias profissionais e, aos docentes, um instrumento de registro significativo do conhecimento, habilidades e atitudes dos estudantes, realização de feedbacks e acompanhamento dos fatores de aulas práticas laboratoriais. A metodologia caracteriza-se pela pesquisa de campo, por meio de uma abordagem quantitativa do tipo explicativa experimental com validação de criterio e conteúdo nos cursos de Biomedicina e Farmacia de uma Instituicao de Ensino Superior localizada em Curitiba/PR. O instrumento final foi denominado Instrumento Laboratorial (INSTLAB), o qual pode se utilizado em qualquer aula pratica laboratorial da area da saúde com a finalidade de avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-15
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1582
10.22347/2175-2753v10i29.1582
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1582
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v10i29.1582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1582/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas, Brasil, Parana, Curitiba


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 338-360
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671786020864