Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1582 |
Resumo: | Este estudo objetiva o desenvolvimento e a validação de um instrumento de avaliação para aulas práticas laboratoriais da area da saúde, que possibilite aos estudantes um instrumento de construção do aprendizado, envolvendo as competencias profissionais e, aos docentes, um instrumento de registro significativo do conhecimento, habilidades e atitudes dos estudantes, realização de feedbacks e acompanhamento dos fatores de aulas práticas laboratoriais. A metodologia caracteriza-se pela pesquisa de campo, por meio de uma abordagem quantitativa do tipo explicativa experimental com validação de criterio e conteúdo nos cursos de Biomedicina e Farmacia de uma Instituicao de Ensino Superior localizada em Curitiba/PR. O instrumento final foi denominado Instrumento Laboratorial (INSTLAB), o qual pode se utilizado em qualquer aula pratica laboratorial da area da saúde com a finalidade de avaliar o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
CESGRAN-1_ea2ffaa50bb636a4a8e2124239170da3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1582 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de InstrumentoAvaliação; práticas laboratoriais, instrumentoEste estudo objetiva o desenvolvimento e a validação de um instrumento de avaliação para aulas práticas laboratoriais da area da saúde, que possibilite aos estudantes um instrumento de construção do aprendizado, envolvendo as competencias profissionais e, aos docentes, um instrumento de registro significativo do conhecimento, habilidades e atitudes dos estudantes, realização de feedbacks e acompanhamento dos fatores de aulas práticas laboratoriais. A metodologia caracteriza-se pela pesquisa de campo, por meio de uma abordagem quantitativa do tipo explicativa experimental com validação de criterio e conteúdo nos cursos de Biomedicina e Farmacia de uma Instituicao de Ensino Superior localizada em Curitiba/PR. O instrumento final foi denominado Instrumento Laboratorial (INSTLAB), o qual pode se utilizado em qualquer aula pratica laboratorial da area da saúde com a finalidade de avaliar o processo de ensino-aprendizagem.Fundação CesgranrioBastos, Fernanda de Andrade Galliano DarosBoller, ChristianPrado, Maria Rosa Machado2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/158210.22347/2175-2753v10i29.1582Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 338-3602175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1582/pdfAmericas, Brasil, Parana, CuritibaDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T14:33:43Zoai:ojs.localhost:article/1582Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T14:33:43Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento |
title |
Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento |
spellingShingle |
Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento Bastos, Fernanda de Andrade Galliano Daros Avaliação; práticas laboratoriais, instrumento |
title_short |
Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento |
title_full |
Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento |
title_fullStr |
Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento |
title_full_unstemmed |
Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento |
title_sort |
Avaliação de Praticas Laboratoriais na Area da Saúde: Desenvolvimento e Validação de Instrumento |
author |
Bastos, Fernanda de Andrade Galliano Daros |
author_facet |
Bastos, Fernanda de Andrade Galliano Daros Boller, Christian Prado, Maria Rosa Machado |
author_role |
author |
author2 |
Boller, Christian Prado, Maria Rosa Machado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Fernanda de Andrade Galliano Daros Boller, Christian Prado, Maria Rosa Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; práticas laboratoriais, instrumento |
topic |
Avaliação; práticas laboratoriais, instrumento |
description |
Este estudo objetiva o desenvolvimento e a validação de um instrumento de avaliação para aulas práticas laboratoriais da area da saúde, que possibilite aos estudantes um instrumento de construção do aprendizado, envolvendo as competencias profissionais e, aos docentes, um instrumento de registro significativo do conhecimento, habilidades e atitudes dos estudantes, realização de feedbacks e acompanhamento dos fatores de aulas práticas laboratoriais. A metodologia caracteriza-se pela pesquisa de campo, por meio de uma abordagem quantitativa do tipo explicativa experimental com validação de criterio e conteúdo nos cursos de Biomedicina e Farmacia de uma Instituicao de Ensino Superior localizada em Curitiba/PR. O instrumento final foi denominado Instrumento Laboratorial (INSTLAB), o qual pode se utilizado em qualquer aula pratica laboratorial da area da saúde com a finalidade de avaliar o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1582 10.22347/2175-2753v10i29.1582 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1582 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v10i29.1582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1582/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas, Brasil, Parana, Curitiba |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 338-360 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671786020864 |